Conservando seus Livros

Discuta esse post no Fórum Omega Geek

banner_literatura

Se você lê essa coluna toda semana, existe uma chance bem razoável de que você goste de livros (é uma possibilidade um pouco mais realista do que a feita semana passada pela Feanari). E mais que isso, você pode ser um desses fanáticos – como esse que vos escreve – que faz questão de TER os livros que gosta, para montar uma pequena, ou não, biblioteca no futuro.

Então eu vou falar um pouco sobre o que fazer pra conservar bem sua coleção de livros, seja ela do tamanho que for.

livros2

Luz Direta: Não Recomendável

Primeiro de tudo, deve-se pensar nas prateleiras. Não adianta usar prateleiras finas, pois os muitos livros a serem acondicionados nela podem entortá-la, e eventualmente até acabar quebrando. Em geral é preferível usar prateleiras de metal, ou então revestir as de madeira com vidro, para que a tinta usada no acabamento não afete o papel do livro.

Caso os livros sejam guardados em armários fechados, é importante que eles sejam abertos sempre, para ventilar. Também é bom evitar deixar os livros encostados na parede. Passa muita umidade por ali, o que pode causar o aparecimento de fungos. É importante também que os livros não recebam iluminação direta do Sol, pois isso pode causar manchas e desbotar as capas.

O papel deve respirar, então os livros devem ser sempre manuseados, e folheados de leve antes de serem colocados de volta na prateleira. Também por isso não é bom guardar os livros em sacos plásticos. A falta de oxigenação faz com que o papel resseque demais, tornando-o muito frágil.

Na hora de colocar os livros na prateleira, deve-se colocá-los na vertical, sem inclinar. Esse tipo de coisa destrói as encadernações mais frágeis. Também não é bom deixar os livros muito apertados, pois além de facilitar o aparecimento de cupins, isso nos força a tirar o livro puxando pela parte de cima da lombada, o que também danifica a encadernação. E se, em último caso, você tiver colocar seus livros na horizontal para guardá-los, não empilhe mais de 3.

Organização é essencial

Organização é essencial

Enfim, livros bem conservados são um passo na direção de uma biblioteca caseira bem feita. Cuidem bem dos seus livros, ou mandem eles para mim.

4 Responses to Conservando seus Livros

  1. Smaily Prado disse:

    Putz Grillis! Meus livros e mangás estão todos ensacados! Achei que isto conservaria mais porque deixaria longe da sujeira!!!

    Chegando em casa vou tirar todos dos plásticos!

  2. nanigga disse:

    Nossa Smaily, tira logo mesmo.
    É a pior coisa pra livros, colocá-los em sacos plásticos.
    Vc está literalmente matando-os asfixiados.

  3. Smaily Prado disse:

    Meu deus do céu!

    A ignorancia é uma porcaria mesmo!

    Tadinho dos meus livros… eu estou matando-os!

    I’m not a killer!

  4. S. Janoski disse:

    fiquei feliz depois de ler a matéria e ver que guardo meus livros do jeito certo! \o/

Deixe um comentário