Discoteca Básica

Discuta esse post também no Fórum Omega Geekbanner_leitores

Bom, gosto não se discute. Mas eu realmente acho que existem algumas pérolas que todos deveriam ao menos já terem ouvido. Então decidi citar 17 grandes álbuns de rock. Claro que você pode não concordar comigo, até porque o que caracterizei como rock aqui engloba uma grande variedade de gêneros bem distintos, do heavy metal até indie. Aí vai:

o82791
Elvis Presley (1956), Elvis Presley. O “rei do rock” foi um grande responsável pela popularização do do estilo. Com sua dança e letras de amor, escandalizou os pais americanos, que proibiam seus filhos de ouvir o gênero. Sucessos deste disco como “Blue Suede Shoes” e “Blue Moon” foram hinos da juventude rebelde na época.

o647891
Jovem Guarda (1956), Roberto Carlos. Se lá foram eles ouviam Rolling Stones e Beatles, aqui com letras românticas e descontraídas, Roberto Carlos e Erasmo Carlos criaram neste disco sucessos como “Quero que tudo vá pro inferno” e “Não é papo pra mim”. (Isso bem antes do Roberto Carlos cantar essas músiquinhas fim-de-festa que ouvimos em festivais da TV Globo todo ano).

o2061

Revolver (1966), The Beatles. É uma tarefa praticamente impossível escolher um disco dos Beatles. Esse levou por trazer alguns clássicos como “Eleanor Rigby”, “Tomorrow Never Knows” e “Yellow Submarine”. Além de apontar o sucesso que eles fariam no álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, considerado por muitos, o melhor disco de todos os tempos.

o9921

Beggars Banquet (1968), The Rolling Stones. Com letras polêmicas, rebeldes e sensuais, junto as performances de Mick Jagger, a platéia era levada a loucura. Nesse disco estão alguns dos maiores clássicos da banda como “Sympathy for the Devil” e Street Fighting Man”.

o121461

Tropicália ou Panis Et Circences (1968), vários. Esse para mim é um dos grandes marcos da história brasileira. Além de ser um dos maiores do rock brasileiro, era um movimento feito pelos próprios artistas, contra a ditadura militar, que começou quatro anos antes. Isso é o que eu acho mais incrível. O disco transformou “Tropicália” e “Geléia Geral” em canções-manifesto, e contou com a participação dos Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Torquato Neto e Rogério Duprat, entre outros.

o431
Led Zeppelin IV (1969), Led Zeppelin. Ao misturarem heavy metal, blues, folk e rock, este disco definiu não só o estilo musical da banda, mas de todo o estilo que ficou conhecido como hard rock. Neste disco estão clássicos como “Stairway to Heaven” e “Rock and Roll”.

black_sabbath_paranoid_front1
Paranoid (1971), Black Sabbath. Além de ser o disco mais vendido do Black Sabbath, é um dos mais importantes da história do heavy metal, considerado por muitos críticos o disco que definiu o som e estilo do gênero. Na voz de Ozzy Osbourne, que um tempo depois ficou conhecido por comer morcegos, estão sucessos como “War Pigs” e “Iron Man”.

pinkfloyd-album-dark_side_of_the_moon11
Dark Side Of The Moon (1973), Pinky Floyd. Do grupo expoente do gênero que ficou conhecido como rock progressivo, este disco é uma grande mistura de neo-psicodelismo, art rock, jazz fusion, blues rock e psicodelia.

pistols1

Never Mind The Bollocks (1977), Sex Pistols. Nessa época os ingleses do Sex Pistols abalaram o mercado musical, com um disco vigoroso, cru, carregado de letras que mostravam o descontentamento jovem. Neste disco estão pérolas como “God Save the Queen” e “Anarchy in the UK”. Nos EUA, na mesma época, os Ramones lançavam The Ramones, qye segundo muitos críticos, é o álbum que melhor representa o estilo.

o1631
The Smiths (1984), The Smiths. Morrisey e Johnny Marr criaram uma das mais influentes bandas do século. Ao aliar o pop dos anos 60, com punk e eletrônico, surgiu um estilo sonoro único, e, na minha opinião, sem eles nada de bandas como Oasis, Blur ou Suede. Neste disco, mais clássicos como “This Charming Man” e “Hand in Glove”.

o127971
Legião Urbana (1985), Legião Urbana. O movimento conhecido como Brock(Brasil rock) invadiu as rádios brasileiras. O grupo brasiliense foi um dos maiores expoentes do gênero no país, unindo letras de alto teor político e estórias de amores mal-resolvidos a melodias que marcaram toda uma geração. Renato Russo, morto em 1996, tornou-se uma espécie de dândi da música brasileira, e a banda continua cultuada até hoje.

titc3a3s_-_cabec3a7a_dinossauro_-_front1

Cabeça Dinossauro (1986), Titãs. Para muitos, o melhor disco de rock já produzido no Brasil. A banda paulista criou sucessos como “Homem Primata”, “Polícia” e “Bichos Escrotos”. Quem nunca ouviu o refrão “Polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia”?

the_joshua_tree_re-issue1
The Joshua Tree (1987), U2. Este disco capultou o U2 ao primeiro lugar das listas de sucesso de diversos países e consolidou a banda como um dos maiores ícones do rock até os dias de hoje. Neste disco estão clássicos como “With or Without” e “Where the Streets Have no Name”.

nirvana_nevermind_cover1
Nevermind (1991), Nirvana. Antes do Nirvana, o rock alternativo ficava restrito a seções especializadas de lojas de música e gravadoras independentes. Após o lançamento do álbum, tudo mudou. A banda popularizou o punk rock, pos-punk e indie rock. A música “Smells Like a Teen Spirit” tornou-se um dos sucessos da juventude na década de 90 e uma das canções mais executadas nas rádios e na MTV.

radio_head_-_ok_computer_-_front1
OK Computer (1997), Radiohead. Com 4 milhões de cópias vendidas e com um lugar cativo no Top 10 da maior parte das listas dos melhores de rock de todos os tempos, OK Computer abriu novos caminhos para o rock, mostrando que nem só com rifes de guitarras óbvios se faz uma banda. A música “Paranoid Android” é um bom exemplo disso: os mais de seis minutos de duração, com guitarras distorcidas, teclados etéreos e nenhum refrão, não impediram de torná-la uma das músicas mas executadas nas rádios e um dos clipes mais vistos na MTV.

2054442-19349764581
Los Hermanos, (1999), Los Hermanos. Em 1999/2000, a música “Anna Júlia” tornou-se um fenômeno de execução nas rádios brasileiras. Ficou tão famosa, que até George Harrison participou de uma versão em inglês. Mas os cariocas dos Los Hermanos foram muito mais que uma banda de um sucesso: eles oxigenaram o rock nacional ao misturar hardcore, indie rock, MPB e samba.

is-this-it-cover1
Is This It? (2001), The Strokes. O rock andava meio cambalido no início do novo milênio, mas os Strokes comprovaram que não é preciso nada mais que um guitarra-baixo-bateria e músicas bem-feitas para levar o rock de volta ao topo das paradas. O sucesso deste disco, aliado às novoas formas de divulgação na internet, estimulou o surgimento de uma nova onde de amantes do rock ao redor do mundo.

Esse post foi escrito por Lucas Ferreira (também conhecido como Kitfisto), um leitor do blog, igualzinho você! Mande você também o seu texto!

3 respostas para Discoteca Básica

  1. kitfisto disse:

    Tropicália *-*

  2. Flávio disse:

    Sou viciado em quase todos esses discos.

  3. Daniel disse:

    vejo que a postagem e antiga, ma naum poderia de deixar aqui minha contribuição…sua postagem th ótima. é claro que existem muitos mais albuns que revolucionaraum.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: