PSP2 – Entre rumores e quase-verdades

Discuta esse artigo no Fórum Omega Geek

games

psp2_logo

Estão rolando principalmente no Kotaku discussões e especulações sobre a possibilidade de lançamento do “PSP2” (nome fantasia), uma vez que a maior parte dos outros veículos norteamericanos ainda não estão dando a cara a bater e confirmando o lançamento do “substituto” do PSP, uma vez que a própria Sony nega veementemente todo rumor que surge em torno de uma continuação do portátil, ainda que supostas “fortes fontes” afirmem o contrário a alguns veículos.

Convenhamos também que, pra Sony, não é nada interessante confirmar o desenvolvimento de um novo portátil e com essa informação ver as vendas de seu PSP cair por água abaixo. Por isso, gamers esperançosos e sagazes como nós podemos já pensar nos Handhelds da próxima geração e especificamente no substituto do PSP, independente do que a espertinha Sony diga.

Próxima Geração: Será?

psp2_tela_movel

Quando pensamos em próxima geração pensamos minimamente em uma coisa: avanço de hardware, pelo menos de um modo em que os jogos do novo console não rodem no console anterior, ainda que o oposto seja válido. Pelo que parece, o PSP2 não seguirá esse caminho. Afinal, o que pode ser visto em imagens cedidas por fontes à IGN no começo desse ano é um handheld com tela deslizável mas que, em teoria, possui capacidade de hardware similar à do PSP original. Ou seja, os jogos funcionariam para ambos e isso seria mais uma mudança estética. Com o deslizamento da tela são revelados os botões principais, ainda que sem deslizar a tela alguns jogos possam ser jogados com botões laterais.

Uma outra corrente afirma que o novo portátil, semelhantemente ao Iphone, possuirá função multi-touch e usará esse recurso para jogos. Como gamers desaprovadores de Iphone para jogos hardcore que somos, esperamos que isso não seja verdade. Essa tecnologia ainda não é otimizada para jogos ou as softhouses ainda não programam suficientemente bem para ela. O fato é que a precisão dos jogos no Iphone não é boa o suficiente e isso nos leva a crer que as coisas não mudariam tanto em um PSP2.

PSP sem UMDs

fim_do_umd_psp2

Agora no início de março começaram a circular informações do que seria o “PSP-4000”, seguindo ainda o contexto de tela deslizável que não é recente, mas deixando de lado tanto o multi-touch quanto os UMDs. Arrancando o leitor de UMDs a Sony tornaria o portátil “ainda mais portátil” e teria ganhos estéticos, além de perder muito menos bateria, já que o leitor UMD as suga fortemente!

Com isso a Sony se apoiaria mais no downloads de jogos e em novos formatos de venda, mas resta uma pergunta: e quem já tem os UMDS? Bem, aparentemente o novo sistema não teria retrocompatibilidade com os UMDs, simplesmente.

O que esperar e pra quando esperar?

Bem, a situação atual não é bem a de “o que esperar” mas sim a de que realmente é necessário esperar por um pronunciamento da Sony. Como os rumores começaram a fervilhar agora no início de 2009 como não faziam há muito tempo, é bem plausível que a Sony traga alguma novidade sobre o lançamento ainda esse ano.

Olhos abertos para o que pode ser uma nova revolução no mundo dos portáteis!

Discuta esse artigo no Fórum Omega Geek

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: