O Pentelho

Discuta esse artigo no Fórum Omegageek

banner_cinema11

No começo da carreira Carrey mostrou caretas em comédias de humor escrachado como “Débi & Loyd” e “O Máscara” (grandes sucessos de bilheteria). “O Pentelho” dirigido pelo comediante Ben Stiler, apesar das caretas de sempre (que funcionariam um ano mais tarde em “O Mentiroso”) não são bem vistas.

Porém me peguei interessado em assistir o filme pela 7ª vez em meados de 1999, muito novo na época para entender tal interesse por um filme que todos tinham aversão e não achavam graça nenhuma. Pensei comigo mesmo: o filme é deveras um porre se visto como uma comédia, mas quem nunca teve um amigo pentelho? Aquele que sempre queria chamar a atenção através de seu humor nada engraçado ou de seu jeito pegajoso? Na época em que foi lançado no Brasil o filme não fez sucesso, fato irônico, pois em 1996 a TV à cabo no Brasil não era ‘popular’ junto com seus canais de séries americanas. Enquanto isso o público americano ovacionou o filme.

pentelho02

O tema central é sobre um homem que quer a todo custo ter um cara mais maduro como grande amigo. Chip (Jim Carrey) é irritante, pentelho, chato, inoportuno, incomoda os espectadores e não apenas Steven (Matthew Broderick). É nesse ponto que Ben Stiller acerta na direção, consegue que Carrey incomode quem está assistindo, não apenas sua vitima, e sair pela tangente, pois muitos personagens são irritantes mas adoráveis aos espectadores.

As ações de Chip tornam-se irritantes a todos por sempre girar em cima do mesmo assunto (TV e filmes), ele leva ao extremo tudo que faz e mais parece uma criança mimada. Chip cria suas personalidades a partir de tudo que absorveu na TV. Os próprios nomes usados por ele são de programas: Chip, Douglas e Larry Tate. Na cena do Medieval Times, Chip e Steven têm um duelo dentro da arena do lugar (que simula luta entre cavaleiros), o tempo todo Chip cita detalhes marcantes de séries e filmes, inclusive chega a imitar a trilha sonora (na parte em que cita Star Trek). Em dado momento Steven diz que aquilo não é um filme, é a vida real.

pentelho

A cena do Karaôke é um pedido desesperado por atenção, cantando Don’t you want somebody to love ? (Jefferson Airplane), Chip revela tudo que o filme tentou mostrar: ele apenas quer alguém para amar, essa é sua busca. A história paralela do julgamento de um ex-astro de sitcom: Sam Sweet (Ben Stiler), que é acusado de matar o irmão gêmeo pára a América (uma crítica voraz sobre o consumo midiático). Durante toda a projeção, entre uma cena e outra, é mostrado o tal julgamento em todas as redes de TV. Toda a reverência da mídia à violência é explicitado em um comercial onde um filme feito para TV baseado na história dos irmãos Sweet (Brother Sweet Brother, no original) irá estrear mesmo sem a decisão do júri.

Até que ponto incomodamos as pessoas com nosso pequeno mundinho? Nossos interesses podem nos fazer amadurecer, crescer e evoluir ou apenas nos prendem numa gigante caixa?

A película foi vendida de maneira errada; não é uma comédia, não é um filme de Jim Carrey onde a piada é explícita, é um pouco mais sutil que isso, é todo um grande emaranhado de eventos que remete a uma grande ironia. Então desligue sua TV e continue no BNBlog.

Anúncios

3 Responses to O Pentelho

  1. LUIS ANTONIO disse:

    Concordo e eu devo ter assistido umas dez vezes,ele é muito divertido mas tb não considero uma comédia, é uma crítica contra a sociedade plugada.

  2. MICHELLE ARAMBURU PRENDEL disse:

    óla o filme em si eu tenho a fita em casa uau já sei até as falas é muito bom divertido e se tira lições tambem!!!jim está ótimo e o filme eu não me canso de assistir porque é diferente são situações que se vem hoje na vida real muito bom!!

  3. Fabio disse:

    CARA, O FILME É O MÁXIMO…. MTO LOCO ESSE JIM….

    VOCÊ NÃO QUER SER MEU AMIGO STEVEN?

    AHAAHHAHAHA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: