Processador do Ps3 é utilizado em supercomputador e quebra recorde

O Ps3 pode não ter emplacado na disputa dos consoles da nova geração, mas suas configurações de hardware despertam os mais diversos interesses em utilizações em grande escala. Ele já foi levado para estudo no exército americano, utilizado em rede como servidor de uma universidade e agora é utilizado para criar o computador mais rápido do mundo.

O Roadrunner (Papa léguas, em inglês) é um computador militar de grande escala feito pela IBM com partes comuns para super computadores (se é que existe algo de comum neles) e o processador Cell, utilizado dentro do Ps3. Sua capacidade de processamento ultrapassou o antigo recordista, também feito pela IBM, que tinha a alcunha de BlueGene/L e utilizava 212,992 processadores. O Roadrunner, por outro lado, utiliza menos de 20 mil processadores na sua configuração, mas de uma forma diferente. São 7 mil processadores normais combinados com outros 12 mil processadores adjacentes, conhecidos como aceleradores.

As marcas alcançadas por estes grandes computadores são impressionantes até mesmo para quem conhece bem os melhores processadores domésticos. O BlueGene/L havia estabelecido a marca de 478,2 teraflops por segundo. O Roadrunner quebrou essa marca e foi o primeiro a alcançar o velocidades de petaflop. Caso você não saiba, teraflop significa 1 trilhão de cálculos por segundo e o petaflop corresponde a mil trilhões de cálculos por segundo. Não entendeu? Basta pensar que enquanto você lê esta frase, ele é capaz de fazer aproximadamente 6000000000000000 cálculos. Quer mais? Ele ainda não foi montado por completo e seu recorde foi estabelecido em um teste. Ele agora vai ser desmontado e movido para seu destino final, onde vai ficar acomodado em gabinetes refrigerados e preparados para sua chegada melhorando ainda mais o seu desempenho. Ele vai ser instalado este ano em um laboratório governamental dos EU da A para monitorar as reservas nucleares e ainda ajudar pesquisas astronômicas, climáticas e genéticas.

Vale dizer que o recorde estabelecido deve ser quebrado rapidamente, já que a própria IBM está projetando e produzindo outro supercomputador que deve atingir a marca do petaflop. Além dela, a Sun Microsystems e a Cray Supercomputadores estão com objetivos semelhantes. Porém, nenhum desses supercomputadores usarão partes do X360 ou do Wii. Mesmo tendo suas vantagens, ninguém no planeta vai querer ver o RRD acontecendo em uma base de mísseis nucleares, não é?

Fonte: BBC News e Gizmodo.

7 respostas para Processador do Ps3 é utilizado em supercomputador e quebra recorde

  1. Henzo "DW" disse:

    Comentei agora pouco com o Shazan no WLM que essa notícia daria um ótimo post. Entrei aqui pra começar a rascunhar ela e dei de cara com o post, hehe.

    Mas uma coisa que a notícia esqueceu de dizer é que esse aí é o único super computador que toca Blu-ray. E isso sim é o mais importante.

  2. Lukaz Drakon disse:

    LOL @ Roadrunner tocando blu-ray.

    Mas será que a placa de video aguenta?

  3. Super Nada disse:

    Bem rápida a criança…
    Pergunta idiota: quanto tempo uma pessoa levaria fazendo a mesma quantifade de cálculos?

  4. Marco "Menor Aprendiz" disse:

    Melhor é a pose do tiozão na foto, parecendo que está diante de uma máquina de refrigerante na qual acabou de colocar uma moeda.

  5. Larissa disse:

    Saiu essa semana o novo servidor da IBM. Alcança 2,4 vezes a performance do HP, e 4,3 vezes o da Sun. MEDO!

  6. andre colares disse:

    o que é RRD? desculpe, mas é ignorancia mesmo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: