O Conde de Monte Cristo – Alexandre Dumas

Discuta este post no Forum Omega Geek!

monte-cristo-02Escrito por Alexandre Dumas, autor de outros clássicos como Os Três Mosqueteiros e O Homem da Máscara de Ferro, O Conde de Monte Cristo é, junto a obras como Hamlet, de Shakeaspere, uma das primeiras referências a surgir quando se trata de um romance histórico cujo tema principal é a vingança.

Seu pano de fundo é a história de Edmond Dantes, marinheiro que possui um futuro brilhante pela frente, até uma série de circunstância e traições o levarem a ser aprisionado no temível Castelo de If. Lá, desesperado por não conhecer as razões de seu aprisionamento e por se ver separado de sua noiva, Mercedes, na véspera de seu casamento, chega a quase enlouquecer, inclusive tentando o suicídio.

Porém, alguma coisa o impele a viver e a acreditar que um dia esse tormento terá fim. Essa esperança se concretiza na figura do abade Faria, considerado um louco por todos da prisão, já que tem o costume de oferecer uma fortuna sem igual àqueles que possam lhe libertar. Através de um túnel cavado por Faria, Dantes acaba conhecendo o outro prisioneiro e descobre nele a figura de um sábio, que lhe ensina desde filosofia até química, transformando-se num segundo pai para Edmond.

Juntos, os dois planejam uma maneira de fugir daquele temível castelo, cavando um buraco através das paredes que desembocasse no mar. A morte do abade Faria acaba apressando e modificando os planos dos dois companheiros. Dantes se disfarça como seu cadáver, na esperança de que após seu enterro conseguisse rastejar para fora da terra e empreendesse sua fuga. Porém, os cadáveres dos prisioneiros do Castelo de If não eram enterrados, mas sim atirados ao mar com uma corrente em suas pernas, que certificava que os mortos não voltariam do fundo do mar.

Após se livrar das correntes e chegar à terra, Dantes, utilizando-se do conhecimento adquirido com Faria e da fortuna secreta que esse lhe havia transmitido a localização, começa a por em prática o plano de vingança contra todos os responsáveis por sua prisão e ruína. Disfarçado na figura do excêntrico Conde de Monte Cristo e utilizando-se de sua riqueza e poder adquiridos nos anos de cárcere, reencontra personagens de seu passado em Paris, local em que se passa a maior parte da ação do romance.

monte-cristo-03

Alexandre Dumas

Apesar da vingança de Monte Cristo ser o ponto principal do livro, Dumas apresenta uma rica gama de personagens, que de uma forma e outra acabam se envolvendo com a história do Conde. A mensagem que Dumas parece defender ao longo de sua obra é de que a vingança e a punição inevitavelmente alcançam aqueles que um dia utilizaram de seu poder para fazer o mal, e de que ninguém é impune.

Porém, também mostra que nem todas as ações de vingança são justificadas, e que, por mais resoluta que seja a figura do Conde de Monte Cristo, esse não consegue matar totalmente as boas emoções que teve no passado, chegando a apresentar, em muitos momentos, insegurança e até arrependimento por consequências imprevistas resultantes de seus atos.

Apesar de apresentar situações difíceis de se acreditar e coincidências somente possíveis na literatura, O Conde de Monte Cristo permanece um clássico, recomendado para todos aqueles que apreciam a boa literatura.

Anúncios

One Response to O Conde de Monte Cristo – Alexandre Dumas

  1. Eduardo disse:

    Eu babei forte nessa edição da Zahar, mas R$120,00 é muita grana… Apesar de eu achar que vale totalmente a pena, tá muito bem acabada, com excelentes notas de rodapé.

    Mas tive que me contentar com a edição dupla da Martin Claret, a R$18,90 cada. 😦

    Excelente artigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: