Livros de menininha

Discuta este post no Fórum OMG!

Todos já ouvimos essa expressão “ai, que livro de menininha!”. Infelizmente, ela é usada pejorativamente, significando livro água com açúcar, com enredo leve, romântico e de leitura fácil. Mas desde quando isso torna um livro chato ou digno de desprezo?

Digo isso como uma fã de histórias água com açúcar, não só na literatura, como no cinema. Tem vezes que o dia foi tão puxado e cansativo, que não dá pra querer ler Camões ou João Guimarães Rosa, e tudo que você quer é um livro leve e gostoso de ler…

Assim sendo, vou recomendar alguns dos meus livros bobos e românticos (ou nem tanto) favoritos:

  • Série: O Diário da Princesa (Meg Cabot)

Esta série inspirou dois filmes da Disney, a campeã de filmes de menininha, e narra a vida de Mia Thermópolis. Ou melhor, Mia narra sua vida. Como o título sugere, ela escreve um diário (que está mais para minutário) narrando cada detalhe de tudo que acontece ao seu redor. Como todo diário, ele não está livre das impressões da Mia a respeito de tudo ao seu redor, então ela sempre acaba entendendo as coisas de um jeito, quando elas são de outro. No meio dos surtos de Mia, encontram-se históricos de conversas online, anotações de dever, listas de coisas para fazer… uma verdadeira agenda!

Cada livro me rendeu horas de diversão adolescente, lembrando da época em que eu tinha 14 anos e pirava igual… Enfim, eu tenho um amigo que leu o primeiro depois de desafiado e pediu os outros da série, o que quer dizer que os homens não devem se intimidar pelas capas rosas.

A série saiu aqui no Brasil pela Editora Record.

  • Série: A Irmandade das Calças Viajantes  (Ann Brashares)

Mais uma série que virou filme, que por sinal, é estrelado pelas protagonistas de duas séries “de menininha” da tv: Alexis Bledel (Rory em Gilmore Girls) e Blake Lively (Serena em Gossip Girl). Estes eu tenho que confessar, estão na minha estante “Vou Ler” no Skoob. Mas a série trata de quatro amigas, com gostos, jeitos, e corpos totalmente diferentes, que se deparam com uma calça jeans “mágica” que serve em todas. Isso, às vésperas de se separarem pras férias de verão. Eis que elas fundam a irmandade, jurando manter o segredo das calças, mandarem cartas umas pras outras (com a calça) se contando o que aconteceu e etc.

A série conta com quatro livros, e é publicada aqui pela Editora Rocco.

  • Série: Crepúsculo ( Stephenie Meyer)

Sim, já falei desta série aqui, mas ela não deixa de ser uma série que fala de amor adolescente de um jeito todo apaixonante. Bella se apaixona por Edward, um vampiro. E os quatro livros da série (calma, Brasil, falta só um!) narram as subidas e descidas desse relacionamento nada convencional. O fato de o Edward ser praticamente o modelo de namorado ideal colabora DEMAIS com a minha decisão de incluir esta série neste post. Porque, convenhamos, não tem como não babar por ele…

E se você quiser ser do contra, tem ainda o Jacob por quem torcer, os “irmãos” do Edward… Tem as amigas da Bella, uma heroína com quem é fácil de se identificar e todos os fatores necessários pra um livro de garota.

  • AH! A Stephenie Meyer E a Meg Cabot participaram de uma compilação de contos de noites de formatura infernais. O livro, publicado pela Record, encontra-se em pré-venda, com o título “Formaturas Infernais” e tem contos horrivelmente fofos de histórias que se passam na noite de formatura das protagonistas. São cinco contos e eu terminei o livro em um dia. Fica a dica!

Bom, é isso por hoje. Se você tiver alguma recomendação de outro livro de menina, passa no Fórum e posta lá!

2 Responses to Livros de menininha

  1. taizze disse:

    Aaaah.. desses que tu colocou, eu só tenho vontade de ler O Diário da Princesa. Mas assim, vontade meeeeeesmo. xD
    Sempre quando passa o primeiro filme eu vejo. SEMPRE. O segundo só peguei o final até agora. =[
    Já os outros… Crepúsculo até vai, mas o do Jeans não me interessa nem um pouco. =/

    Enfim, gosto desses livros de menininhas e também os de mulherzinhas (Bridget Jones e Melancia =B). To pra ler os da Becky Bloom também. =D

  2. […] Bernard Cornwell (aqui e aqui), Conn Iggulden (aqui), Philippa Gregory (aqui e aqui)… Até de livro de menininha eu já falei… Fico limitada assim […]

Deixe um comentário

