Whiskeytown

Discuta este post no Fórum Omega Geek

banner_musica

whiskeytown-02Imagine se a música de Johnny Cash tivesse surgido na década de 90, com influências diretas do punk rock e do rock alternativo de bandas como The Replacements. Difícil imaginar como ficaria uma combinação destas, não? Pois bem, todos esses elementos podem ser encontrados na música feita pelo Whiskeytown, banda encabeçada pelo cantor Ryan Adams e pela violonista Caitlin Cary.

As influências de punk rock são bastante evidentes desde o primeiro lançamento, presentes tanto em letras. (“Well I started this damn country band/’cause punk rock is too hard to sing”, da faixa título Faithless Street é um bom exemplo. Em uma tradução livre, “Bem, eu comecei essa maldita banda de country/ porque punk rock é muito dificil de cantar”) quanto em faixas como Revenge, que possui sonoridade bem diferenciada do resto do álbum.

A carreira do Whiskeytown foi marcada pela constante mudança de formações, tendo somente Adams e Caitlin permanecido na banda durante toda a sua existência. Isso explica as diferenças de sonoridade presente nos três álbuns de sua discografia: o já mencionado Faithless Street, o aclamado Stranger’s Almanac (que fez com que a Rolling Stones chamasse o Whiskeytown de “o Nirvana do country alternativo”) e o quase pop Pneumonia (lançamento póstumo ao fim da banda).

Após sua separação em 1999, Ryan Adams partiu para uma bem sucedida carreira solo, marcada pela produtividade na composição de álbuns e problemas com drogas. Caitlin Cary também se lançou em carreira solo, mas não alcançou o mesmo sucesso de seu ex-companheiro de banda, lançando até o momento somente dois álbuns sob seu nome.

Em 2005, surgiram conversas sobre uma possível reunião, com declarações tanto de Adams quanto de Caitlin de que esta realmente iria ocorrer. Porém, fora uma pequena reunião ocorrida após um show de Adams em 2005, nada de concreto aconteceu até o momento.

whiskeytown-01

Anúncios

One Response to Whiskeytown

  1. Amandita disse:

    Bom Felipe, não conheço a tal banda, mas parere ser bem interessante pq gosto dos estilos da banda ao qual foram citados, e anos 90 p mim é um dos melhores e tal…
    Eu acho q vc escreve super bem… Eu já li um outro texto seu q vc me mandou uma vez e gostei mto, aquele lá dos fãs xiitas, eu particularmente sou como vc, gosto q gostem do que eu gosto /o/
    Vc entende bem de rock e sabe diferenciar, tpo: essa banda tem tal estilo, essa outra banda ja tem outro estilo com influência tal =)
    Vc poderia certamente trabalhar em uma dessas revistas como crítico ou sei la, fazendo textos como esse. E deixa de ser inseguro, vc ta no caminho certo!
    ; **

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: