Estantes Virtuais

Discuta este post no Fórum Omega Geek

Duvido que exista uma pessoa sequer no mundo que lembre de todos os livros que leu ao longo da vida. Digo isso porque sempre tem aquele livro minúsculo, de dez páginas que foi lido no pré e que com certeza você não lembra o nome hoje… Sem contar os livros que a gente não gostou, abandonou, esqueceu de terminar…

Agora, os livros que a gente amou ler, é sempre fácil de lembrar, né? Quando somos perguntados sobre tal autor, ou tal livro, a resposta está na ponta da língua (e às vezes está lá só esperando a pergunta).

E os livros que vimos na vitrine da livraria, no fim do mês, sem grana? Ou o livro que aquela moça estava lendo no ônibus? Aquele que a mão encontrou na biblioteca na véspera da prova? São tantos os livros que desejamos ler, mas que esquecemos que existem…

Eu costumava anotar tudo isso numa planilha do excel… Mas isso foi antes de receber indicação pra dois sites que servem justamente para criar a minha biblioteca virtual.

O primeiro ao qual me juntei foi o Goodreads. O site é em inglês, e assim sendo, as capas e versões cadastradas são as americanas. O que não impede que você cadastre o livro que leu pelo título ou pelo autor. Mas dificulta anotar o andamento da leitura, já que os livros têm número diferente de páginas, dependendo da edição.

No GR, podem ser criadas prateleiras dentro da sua estante. Então posso juntar meus romances históricos numa, os de terror noutra, os científicos naquela lá e assim por diante. É um nome mais literário pra tags. E o site também possui comunidades, tipo o Orkut, onde pode-se discutir tal autor, ou tal livro, ou o que der na telha.

O segundo site foi o Skoob. Este é brasileiro e tem a vantagem de ter a capa nacional do livro, além de permitir que você adicione a capa da sua versão, se ela já não estiver lá. Outra coisa legal do Skoob é a possibilidade de cadastrar livros nele. Então se eu não encontrar um livro que li, posso colocá-lo lá sem problema.

O Skoob permite classificar os livros em “Lido”, “Lendo”, “Vou Ler”, “Relendo” e “Abandonei”. Isso o adiciona à sua estante. Uma vez lá, podem ser adicionadas as seguintes tags: “Tenho”, “Favorito”, “Desejado”, “Troco”, “Emprestei”. E acaba aí. Não podem ser feitas estantes, como no GR. Mas ele compensa isso calculando a compatibilidade entre você e seus amigos, tipo um last.fm.

Seja lá qual você preferir, encher a estante e sempre atualizá-la é uma diversão pra quem gosta de ler. E fazer amigos com gosto parecido com o seu é metade da diversão. Então add esta colunista, se meus posts interessaram (Skoob) (Goodreads).

PS: Fica aqui o agradecimento pra Bel e pra Izze, que me indicaram o Goodreads e o Skoob, respectivamente.

Anúncios

One Response to Estantes Virtuais

  1. taizze disse:

    Opa. de nada. =B

    Enfim, o GR não conheço, mas posso dizer que o Skoob está melhorando bastante.

    O único ponto negativo nele, na minha opinião, são os usuários descuidados que cadastram livros errados e tal. Fora isso ele está ficando muito bom. =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: