Deu no New York Times

Discuta esse post no Forum Omega Geekbanner_literatura

Deu no New York Times - Larry Rohter

Larry Rohter - Deu no New York Times

Larry Rohter ficou famoso no Brasil em 2004 por quase ter sido expulso do país devido a uma matéria em que reportava sobre o notório gosto do presidente Lula por bebidas alcoólicas, e como isso estava gerando preocupação entre jornalistas e políticos.

O incidente, que quase gerou uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, acabou com a desistência do governo em expulsar o jornalista do país, porém com a falsa impressão de que este havia se retratado e pedido desculpas sobre o conteúdo do que escreveu, algo que não poderia estar mais longe da realidade.

Deu no New York Times apresenta os esclarecimentos de Rohter sobre o incidente, mas não se foca somente no episódio que tornou seu nome conhecido em todo o país. Através de reportagens sobre temas diversos, como cultura, política interna e Amazônia, o livro mostra que Rohter não é o americano com a visão estreita e deturpada do Brasil como foi apresentado pela mídia em 2004, muito pelo contrário.

Suas matérias possuem enfoques diferenciados e aprofundados sobre problemas e qualidades que passam batidas para muitos repórteres brasileiros com anos de carreira, demonstrando uma visão crítica, mas otimista, em relação ao país. Entretanto, a parte mais interessante do livro não são as matérias nele presentes, mas sim os comentários e análises que Rohter faz na introdução de cada capítulo.

deu-no-new-york-times-02

Larry Rohter

Passando por temas que abrangem desde o desprezo que a maioria dos brasileiros possuem sobre o trabalho manual até a maneira ufanista como muitos gostam de bradar que “a Amazônia é nossa” (embora não estejamos fazendo muito pelo seu bem), Rohter aborda pontos relevantes da mentalidade nacional, que se não vão necessariamente alterar o modo de pensar de seus leitores, ao menos servem como uma boa forma de gerar reflexão e discussões sobre a forma que os brasileiros são vistos mundialmente.

Uma resposta para Deu no New York Times

  1. Felipe Barros disse:

    e tá R$30,00 no submarino… tentador, muito tentador!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: