Exodus – Fabulous Disaster

Discuta este post no Fórum Omega Geek

banner_musicaDas bandas de thrash metal surgidas na Bay Area de São Francisco durante os anexodus_-_fabulous_disaster2os 80, o Exodus provavelmente é a que se mostrou mais injustiçada, muitas vezes sendo lembrada somente como a banda da qual Kirk Hammet fazia parte antes de substituir Dave Mustaine no Metallica.

Apesar de mudanças constantes em sua formação, ter passado por dois grandes hiatos de inatividade e encarado a morte de dois de seus integrantes (incluindo o vocalista Paul Baloff, vítima de um derrame em 2002), o Exodus continua na ativa, com planos de lançar um novo álbum, The Atrocity Exhibition… Exhibit B, em algum ponto de 2009.

Porém, foco agora no passado da banda, mais precisamente no período de 1988, ano em que o Metallica apresentava ao mundo …And Justice for All, o Megadeth lançava So Far, So Good… So What! e o Slayer mostrava o resultado de seu trabalho em South of Heaven. Nesse ano, o Exodus estava em estúdio preparando o álbum que definiria sua carreira e iria diferenciá-lo de todas as demais bandas de thrash metal. Seu nome: Fabulous Disaster.

A primeira coisa que se nota na audição do álbum é o timbre vocal do então vocalista Steve “Zetro” Souza, bastante semelhante ao de Bon Scott, do AC/DC, o que por si só torna impossível confundir o trabalho do Exodus com o das outras bandas de thrash da época. Apesar das letras não fugirem ao padrão da época (com temas como violência, corrupção, guerra nuclear, etc), são todas bem construídas, e a forma como são inseridas dentro das melodias criadas pela banda é excepcional, algo surpreendente quando se fala de um estilo que muitas vezes preza mais pela rapidez do que pela melodia dos instrumentos.

Exodus em 1988

Exodus em 1988

Os destaques do álbum ficam para a faixa-título, além das músicas The Toxic Waltz (que chegou a virar um clipe com relativo sucesso na MTV americana), Verbal Razors e o cover da música Overdose, originalmente presente no álbum Let There Be Rock do AC/DC, de 1977.

Fabulous Disaster é um excelente álbum de thrash metal, e que merece figurar na coleção daqueles que gostam do estilo e deve ser conferido pelos que ainda não conhecem o trabalho do Exodus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: