O Mundo Assombrado pelos Demônios

Discuta esse post no Fórum Omega Geek
banner_literatura

Você gosta de ciência? Se interessa por ela? Então deixa só eu te perguntar, o que você entende por ciência?
carl-sagan1
Não, você não entendeu errado. Essa não é uma coluna sobre ciência, é sobre literatura. Mas ‘O Mundo Assombrado pelos Demônios’ é justamente sobre a ciência. E sobre como nos relacionamos (ou deveríamos nos relacionar) com ela.

O livro foi escrito e publicado em 1996 por Carl Sagan. Carl, falecido nesse mesmo ano, foi um importante astrofísico, tendo trabalhado na NASA no projeto Apollo (que levou o homem à Lua), e nas missões Voyager e Galileu (projetos de sondas espaciais). Foi um grande defensor da ciência, e um de seus mais famosos divulgadores.

A idéia do livro surgiu de uma conversa com um taxista, que ao saber que estava transportando um cientista, quis falar sobre ciência. Porém o que o homem entendia por ciência eram coisas como ‘o poder dos cristais de Atlântida’ e ‘aliens congelados’. Sagan teve de desapontar o homem, e dizer que não haviam evidências para comprovar aquilo, e que pelo que a ciência poderia afirmar, nada era verdade. Seria cruel taxar o motorista de ‘burro’ ou algo do gênero. Ele era curioso, tinha apetite por ciência, mas não tinha acesso fácil a ela. Não tão fácil quanto comprar um dos zilhões de livros sobre as profecias de Nostradamus na livraria da esquina.

Depois dessa pequena história, que serve como introdução para falar um pouco sobre analfabetismo científico e sobre a abordagem da ciência na sociedade. E Sagan continua, nos capítulos seguintes comparando a ciência verdadeira com a pseudo-ciência, explicando muito sobre o funcionamento e a natureza da ciência (como o Método científico, sobre o qual eu falei aqui) e também sobre a fascinação que a ciência pode exercer sobre nós. Ele também dá explicações sobre muitos dos supostos fenômenos paranormais que ‘assolam’ a humanidade. E finaliza falando sobre a importância que a ciência deveria ter na sociedade americana, mas que não tem.

Fazendo algumas pesquisas na internet pra escrever essa coluna, encontrei um artigo muito engraçado, que chamava ‘O Mundo Assombrado pelos Demônios’ de “bíblia dos céticos” e chamava a ciência de “nova religião e Carl Sagan de seu profeta”. Uma pequena pérola do absurdo. O pensamento cético é defendido e muito bem justificado dentro do pensamento científico, nos impedindo de acreditar em qualquer bobagem. E em muitos outros pontos, Sagan diz que a ciência não é contra a espiritualidade, e que não quer de forma alguma suplantar a religião.

O livro é uma leitura fantástica, mesmo para os não iniciados no ramo da ciência. O pensamento científico, do modo apresentado pelo autor, é algo que deveria ser ensinado a todos. É uma leitura obrigatória pra quem curte ciência, pelo menos um pouco. Mas deveria ser obrigatória de verdade, pra todo mundo.

Discuta esse post no Fórum Omega Geek

Uma resposta para O Mundo Assombrado pelos Demônios

  1. Laura disse:

    Guilherme Briggs aprova Carl Sagan.

    Vou te ser sincera, eu acho mó legal ciência. Quando eu era menor (mais ainda, caham, pedro ¬¬) eu queria ser cientista \o/

    Talvez eu leia um livro dele quando acabar o que eu tô lendo agora. Enfim, belo post pra me relembrar que ele existe =D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: