[Semana OMG #16] Já era hora!

Discuta esse post no Fórum Omega Geek!

semana-geek-15

Bom dia, boa tarde ou boa noite, caro leitor do Semana OMG. Apesar de mais uma queda de avião, dessa vez em Amsterdã e do incêndio em alto mar que deixou um cruzeiro a deriva perto do Uruguai, o que mais chamou a atenção do mundo nessa semana que passou foi o anúncio feito por Obama que as tropas americanas serão retiradas do Iraque até 2011. Ele declarou ser contra a permanência das tropas durante sua campanha e fez a promessa de retirar as tropas caso fosse eleito.

O plano para o fim da ocupação americana acontece em duas partes. Em 31 de agosto de 2010, a missão de combate estará encerrada e a maioria das tropas irá voltar para os EU da A. Depois disso, uma missão menor, entre 35 mil e 50 mil homens, ficará por lá para treinar e equipar as forças iraquianas de segurança, proteger os projetos de reconstrução civil, conduzir “operações limitadas de contraterrorismo” e encher mais um pouco da paciência dos árabes doidões que moram em buracos. Atualmente, existem 142 mil soldados americanos tentando não morrer junto com os mais de 4.250 que já bateram as botas por lá desde 2003, quando tudo isso começou.

As autoridades disseram que o período de 19 meses estabelecido para a retirada total foi decidido depois de consultas dos líderes militares norte-americanos com o principal general dos Estados Unidos no Iraque, Raymond Odierno, que quer garantir que terá tropas suficientes para as eleições, que acontecem em dezembro, e para outros eventos importantes em 2009 e 2010. Para não acender (muito) as disputas civis na região, a retirada deverá ser acompanhada de um grande esforço diplomático que envolverá potências regionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: