Minority Report: A Nova Lei

Discuta este post no Fórum Omega Geek

banner_literatura

minority-report1Lançado na mesma época que o filme homônimo estrelado por Tom Cruise, Minority Report: A Nova Lei traz uma coletânea de contos de Philip K. Dick, conhecido por suas histórias futuristas, em que tecnologia e homem convivem de forma natural, mas não necessariamente amistosa.

O conto que inspirou o filme ocupa pouca parte das 368 páginas do livro, e apresenta diferenças relevantes – tanto de duração quanto de desenvolvimento – em relação à produção cinematográfica. Fica evidente que Steven Spielberg e sua equipe simplesmente se inspiraram no conto e pegaram alguns de seus elementos e, a partir de algumas premissas básicas, criaram um universo diferente daquele descrito por Philip K. Dick.

Os outros contos presentes no livro são: “Podemos Recordar Para Você Por Um Preço Razoável” (que serviu de inspiração para o filme O Vingador do Futuro), “Jogos de Guerra”, “O Que Dizem os Mortos”, “Ah, Ser um Bolho”, “A Formiga Elétrica”, “A Fé dos Nossos Pais”, “Segunda Variedade” e “Impostor”.

A qualidade varia de conto para conto, mas duas características se mantêm constantes: a narração concisa e direta e o foco nos personagens, não na tecnologia. K. Dick torna, aqui, a tecnologia futurista um elemento de apoio para seus personagens, nunca a tornando o foco da narração em si, como é comum encontrar em escritores de ficção científica menos competentes que se preocupam mais em descrever aparelhos super complexos do que desenvolver personagens que convençam o leitor de que aquilo que está sendo narrado é possível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: