Os Botões de Napoleão – Jay Burreson e Penny M. Le Couteur

Comente este post no Fórum Omega Geek

Qual a importância verdadeira da Química na nossa sociedade? Por que esse curso ainda existe? Será que já não inventamos tudo que tem que ser inventado? Será que alguma coisa teria sido diferente se uma molécula ou outra não tivesse sido descoberta?

Os Botões de Napoleão

A resposta para estas perguntas estão nesse pequeno livro. Os autores dissecam em 17 curtos capítulos a importância de algumas moléculas e o que seria da nossa sociedade sem elas.

O título se refere à desastrosa campanha de Napoleão na Rússia. Lembram? Frio, fome, morte… Pois é… O maior exército da Europa foi derrotado por um inimigo invisível… E há teorias que propõem que o frio foi ajudado pelos botões de estanho, incapazes de permanecer inteiros no frio… Imagina só, você com seu mosquete, seguindo seu sargento, quando suas calças caem. E seu casaco abre. E não, você não está afim de manter relações com seu superior, mas seus botões simplesmente não estão mais lá. Como aguentar o frio com calças caindo e casacos não fechando?

Outra molécula que o livro explora é o ácido cítrico. Por décadas, as navegações perderam homens ao escorbuto. Claro, não tinha como manter comida fresca a bordo, não sem geladeiras e com ratos por todo lado… Passando meses à base de bolachas e carne seca, não tinha como evitar a perda de dentes, ocasionada por gengivas enfraquecidas e outras consequencias do escorbuto.

Dentre as moléculas que o livro aborda, estão capsaicina (responsável pelo “sabor” da pimenta), seda, sal, explosivos, náilon e diversos corantes. Todos responsáveis por alguma mudança na nossa vida, pequena ou não.

Um prato cheio pra quem se interessa por química, e PROMETO, leitura leve. Os conceitos químicos necessários para a compreensão estão todos explicados na introdução.

Uma resposta para Os Botões de Napoleão – Jay Burreson e Penny M. Le Couteur

  1. Manu disse:

    Empresta pra mim? xD
    Please!!! Morrendo de vontade de ler!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: