[Semana OMG #14] Se meu castelo falasse…

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek!

Semana OMG 14

Olá, caros amigos do OMG! Não sei se vocês ficaram sabendo, mas o nosso tão amado Brasil brasileiro teve uma semana bem agitada. Começou logo no domingo, quando helicópteros da Força Aérea Brasileira foram dar um pulinho na Colômbia para libertar alguns prisioneiros. Esse momento era esperado desde dezembro de 2008, quando a FARC anunciou que libertariam vários prisioneiros, incluindo um ex-governador e um ex-deputado. Tudo foi organizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e o Brasil ajudou com a logística e alguns militares para a organização. Os prisioneiros então foram liberados em 3 dias diferentes. Logo no domingo, foram três políciais e um soldado. Na terça-feira (dia 03), foi a vez de Alan Jara, um ex-governador que estava em poder da FARC há sete anos. Dois dias depois foi a vez do último prisioneiro, o ex-deputado Sigifredo López de 45 anos, último sobrevivente de um grupo de 12 deputados que foram sequestrados em 2002. É claro que essa movimentação toda não passou despercebida do resto do mundo e os EU da A elogiaram o papel do Brasil na operação pra mostrar presença na Colômbia, do tipo “falamos mal, mas falamos de vocês”.

Dentro do congresso quem comemorou foi José Sarney e Michel Temer. Sarney (PMDB-AP) foi eleito como presidente do senado e  Temer (PMDB-SP) foi eleito com presidente da Câmara dos Deputados. Os dois, figurinhas tarimbadas na política brasileira, vão ocupar esses cargos pela terceira vez. Os mandatos anteriores de Temer foram em 1997 e 1999, enquanto que Sarney ocupou a principal cadeira do Senado nacional teve seus mandatos entre 1995 e 1997 e entre 2003 e 2005. E você deve ficar se perguntando como esse povo é reeleito tantas vezes? Principalmente o Sarney, que já está com 78 anos e apronta desde o berçário? Ora, caros leitores, é óbvio. Não se mexe em time que está ganhando, com ênfase nesse “ganhar”. É bem possível que um dos outros candidatos na câmara e no senado tivessem idéias novas e tudo mais, mas você realmente imagina que eles querem mudar o sistema? A The Economist, no seu artigo “where dinosaurs still roam” (onde dinossauros ainda vagam) classificou esse acontecimento como “uma vitória para o semi-feudalismo”. Eu tomo a liberdade e classifico como uma tremenda cara de pau. Minha mãe classificou como uma pouco vergonha. Minha tia não classificou como nada, por que não lembra nem o que comeu na janta de ontem. E o Lula provavelmente classificou como aprendizado futuro.

Castelo de Sir Edmar Moreira

Castelo de Sir Edmar Moreira

E por falar em aprender, um cara que não aprendeu nada nesses anos de política foi o senhor Edmar Moreira (DEM-MG). Ele foi eleito na segunda-feira para o cargo de Corregedor da Câmara e na sua declaração de renda, resolveu deixar de lado um singelo e pequenino castelo localizado na zona da mata mineira, avaliado em R$20 milhões. Só. Segundo o deputado, o castelo foi construído entre 1982 e 1990, portanto antes do seu primeiro cargo político. A desculpa para ele não declarar foi de que ele está no nome do filho e já foi declarado ao leão. Como só ele concorda com isso, a própria diretoria do DEM pediu na quinta-feira que ele deixe o cargo de segundo vice-presidente da Câmara e, consequentemente, a função de corregedor da Casa. Em nota assinada pelo presidente da sigla, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o partido determina ainda o encaminhamento das denúncias contra o deputado à Comissão de Ética do DEM. A resposta dele foi “Renunciar? Por quê? Eu ‘tô’ sendo condenado por que tribunal?” A única pessoal que demonstrou um certo apoio ao deputado foi Cândido Vaccarezza, líder do PT na câmara, dizendo que não haviam denúncias contra ele, mas eu ainda tenho minhas dúvidas se ele não estava apenas dando uma resposta automática pensando que estavam falando dele.

Enquanto isso, a FIFA passeava pelo Brasil para averiguar quais os estádios e cidades do Brasil seriam as melhores para receber a copa de 2014. Foram 17 capitais em sete dias e muita apelação e maquilagem para encher os olhos de todo mundo e convencer de que o Brasil é lindo, seguro e que suas cidades poderam receber a Copa sem problemas. Enquanto algumas cidades já estão praticamente confirmadas, outras estão brigando diretamente e as restantes ficam aguardando para saber o que fazer da vida.

A DISPUTA ENTRE AS CIDADES PARA SER SEDE DA COPA DE 2014
GARANTIDAS QUASE CERTAS BRIGAS DIRETAS
Rio de Janeiro Curitiba Campo Grande X Cuiabá
São Paulo Fortaleza Manaus X Belém X Acre
Belo Horizonte Recife Goiânia X Florianópolis X Natal
Porto Alegre Salvador  
Brasília    

O resultado sai em 30 de março e os investimentos finais devem ultrapassar a marca de “mais dinheiro do que você pode imaginar”. Enquanto isso, a população das cidades que ainda não estão com certeza de nada rezam, gritam, esperneiam e torcem. Este nerd em particular apoia a candidatura de Campo Grande, por exemplo. A visita da Fifa encerrou a viajem ontem pela manhã, terminando o trajeto em Fortaleza no Ceará. Os motivos dessa escolha são obscuros, mas quem resiste a terminar uma viajem de negócios na beira da praia? Aqui, você pode dar uma olhada no projeto de cada cidade para seu estádio principal.

E por falar em viajem, parece que pousar na água está virando moda. Primeiro foi Chelsey Sullenberger, que resolveu usar o rio Hudson de pista improvisada. Agora, foi a vez de Steve Bolle, um piloto australiano. Depois de ter problemas no motor, ele precisou pousar na água e ainda melhorou o feito de Sullenberger, parando em um banco de areia na beira da praia para que todos os passageiros pudessem sair com calma e irem descansar na beira do mar. Mas, infelizmente, nem tudo são flores. Ontem, um infeliz piloto brasileiro acabou tentando a mesma coisa com um avião Embraer EMB 110 Bandeirante, prefixo PT-SEA, e não conseguiu. A aeronave decolou da cidade de Coari e, cerca de uma hora depois, caiu no Rio Manacapuru, próximo à ilha de Monte Cristo na comunidade Santo Antônio. O voo, com destino a Manaus, era da empresa Manaus Táxi Aéreo. Segundo o 1º sargento do Corpo de Bombeiros de Manaus, Marimar Machado Marques, o piloto teria tentado fazer um pouso forçado no aeroporto de Manacapuru, mas caiu a cerca de 500 metros da cabeceira da pista, dentro do rio.

Então, se você ficou curioso, achou fácil, tem habilidade, conhece pássaros, não tem mais o que fazer e querer tentar a carreira de piloto marítimo de avião, pode testar suas habilidades no Double Bird Strike ou no Hero fo the Hudson. Só escolher onde você se dá melhor, se preparar bastante e ir tentar a carreira. Mas antes, um último aviso.

Os hidro-aviões já foram inventados, ouquei?

Anúncios

One Response to [Semana OMG #14] Se meu castelo falasse…

  1. nanigga disse:

    Eu ando tão alienado de informação, que não sabia de nada, NADA disso, até ler o post do Lukaz.
    Isso que dá só ler quadrinhos!

    Ótimo post Lukaz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: