Não pode ir a um show? A internet pode ser a solução

Discuta este post no Fórum Omega Geek

banner_musica

Nada substitui a experiência de ver ao vivo uma banda que se gosta. A proximidade com os artistas no palco e o ambiente, em que centenas (ou até milhares) de pessoas que gostam da mesma coisa e cantam junto todas as letras tornam esse momento algo inigualável.

Mas, o que fazer quando se gosta de uma banda que nunca faz turnê pelo Brasil, nem lançou um CD ou DVD ao vivo pra ao menos dar um gostinho de como pode ser essa apresentação? Uma das soluções pode ser os sistemas de video por streaming, que ganham cada vez mais qualidade de imagem e diversidade de bandas. Falarei sobre dois que conheço, e que considero excelentes: o Fabchannel e o Baeble Music.

Fabchannel

Possui uma lista bem grande com artistas de diversos estilos, que abrangem o rock, o hip hop, cantores/compositores solo, heavy metal, soul, pop, punk, entre vários outros. É possível, após um rápido registro, formar a própria playlist com músicas de shows diversos, além de extras como poder adiciona o link para shows completos em blog pessoal.

O problema do site é que ele é realmente pesado, recomendado somente pra quem possui uma banda larga robusta, no mínimo de 500k, mesmo assim correndo o risco de ficar lento. Isso acontece porque a exibição dos shows é feita por streaming direto, não há um sistema similar ao do youtube, em que se possa pausar no começo de uma música, esperar ela carregar, e então assisti-la. Ou seja, dependendo do estado da sua conexão, prepara-se para muitas travas durante a exibição (o que pode variar, vídeos mais recentes ou com qualidade de imagem maior costumam apresentar esse problema de forma mais constante).

A seleção de bandas inclui nomes bem diversificados, como Stereophonics, Nightwish, Little Man Tate, Cansei de Ser Sexy, The View, The Holloways, Van Der Graaf Generator, Explosions In The Sky, The Arcade Fire, Dimmu Borgir, The Gathering e Trivium, além de centenas de outros, tanto conhecidos quanto desconhecidos. Recomendo muito pela qualidade de imagem e som, mas só para aqueles que possuem uma conexão robusta que aguente o tranco.

Baeble Music

O Baeble é uma alternativa mais voltada pra quem curte bandas mais desconhecidas, ou que busca algo novo no estilo que curte. A seleção é bem menor que a do Fabchannel, mas a vantagem é que é possivel esperar uma música carregar completamente antes de assistir o vídeo, o que evita eventuais “travas” durante a exibição.

Não é possivel formar a própria playlist que nem no Fabchannel, e há bastante publicidade no site devido ao seu pequeno porte. É possível assistir todos os shows na integra por streaming, ou baixar para o HD, mediante registro no site e o pagamento de determinado valor por show. A seleção musical e os gêneros são bastante restritos, mas a qualidade de imagem e som também é excelente, o que garante uma boa experiência pra quem assiste pela tela do PC.

Anúncios

One Response to Não pode ir a um show? A internet pode ser a solução

  1. Só avisando que o Fabchannel, por questões de grana, foi descontinuado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: