Batman – Pulp Fiction

Discuta esse post no fórum Omega Geek

banner_quadrinhos11 pulp

Quem ouve o termo pulp fiction logo se lembra do famosos filme de Quentin Tarantino, de 1994, cheio de ação, violência e diálogos rápidos. Mas o termo pulp fiction remonta à década de 20, quando editoras, numa tentativa de diminuir os preços das revistas e aumentar as vendas, lançaram as pulp fiction, revistas impressas em papel de baixa qualidade. Numa época em que ainda não existia TV. esse tipo de publicação agradou o público, que as acompanhava da mesma forma como acompanhamos as séries de TV atualmente. Batman – Pulp Fiction tem essa premissa, recuperar o clima de seriado, a dinâmica das histórias policiais mais óbvias e ao mesmo tempo absurdas. A Graphic Novel, publicada aqui no Brasil em duas edições pela Mythos em 2002, faz parte do projeto Túnel do Tempo, onde os herois da DC são retirados de seu universo conhecido e inseridos em novos mundos e aventuras inusitadas. A história se passa no ano de 1961, os EUA estão efervescentes com a revolução sexual, o movimento hippie e a pregação do amor livre. Gotham City também passa por essa grande transformação e aqui acontece o inesperado. A cidade, conhecida por viver à sombra do morcego em nosso universo, dobra-se aos encantos da bela Batgirl e seu parceiro Robin, no universo de Pulp Fiction.

batgirl

Batgirl quebrando tudo

Bruce Wayne é um ex-milionário que perdeu tudo e hoje trabalha como um policial honesto, em meio à corrupta polícia de Gotham. Junto com o Comissário Gordon, Wayne enfrenta uma rede de intrigas que leva à Bianca Steeplechase, uma versão distorcida do vilão conhecido como Coringa em nosso universo.

bianca

Bianca Steeplechase

Mas Wayne e Gordon não estão sozinhos na luta contra a crime. Batgirl e Robin, mesmo sem o apoio da polícia, enfrentam vilões em Gotham e descobrem uma trama que envolve altos escalões do governo municipal. Batgirl é na verdade Barbara Gordon, a filha do comissário que, ainda criança, viu a mãe ser assassinada em sua casa, e sob a égide do morcego luta por vingança e para garantir que esse tipo de tragédia não aconteça novamente. A inversão dos papeis é o mais legal na história. Ver o heroi e o principal vilão em versões femininas traz novo fôlego à trama. Em determinado momento, Bianca, por exemplo, mata um personagem importante com um beijo e o auxílio de um batom venenoso.

canario

Canário Negro

Outros personagens conhecidos também aparecem na história, como o Duas Caras, no papel de um policial corrupto; Arlequina, como uma estudante adolescente que tem uma atração fatal pelo crime; Canário Negro, a viúva de um policial em busca de vingança; Selina Kyle, a Mulher Gato, que aqui é uma stripper e informante secreta de Wayne; e o Sr. Frio, no papel de um traficante, entre outros. Batman – Pulp Fiction é um romance policial com todos os elementos clássicos desse tipo de literatura. Um heroi, nesse caso uma heroina trágica, romance, suspense e grandes reviravoltas. Mas, mesmo com todas as mudanças na trama, o que vemos é a conhecida luta do morcego contra o crime. Além do texto de Howard Chaykin, inspirado nos romances policiais da década de 50, a graphic novel traz as ilustrações sombrias, e ao mesmo tempo quentes, de Dan Brereton, que mostra grande domínio de luz e sombra. O artista não economiza pincel nos atributos femininos e as mulheres desenhadas por Brereton são belíssimas. Enfim, Batman – Pulp Fiction é uma obra que vale a pena ter em sua coleção, principalmente se você for um grande fã do morcego.

 

Batgirl e suas duas maiores armas... a insignia e a coragem claro!

Batgirl e suas duas maiores armas... a insígnia e a coragem, claro!

 

Comissário Gordon

Comissário Gordon, fazendo hora extra

 

Batgirl e o policial Duas-caras

Batgirl e o policial Duas-caras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: