Derek and the Dominos

Discuta este post no Fórum Omega Geek

banner_musica

Após a dissolução do Cream e do Blind Faith, Eric Clapton estava decidido a acabar com o status de estrela que havia adquirido até então (representado pela famosa frase “Clapton is God”, que se tornara uma pixação comum pela Inglaterra). Sua intenção era provar que sua participação em uma banda não era o único elemento de sucesso, sendo necessária a contribuição de todos os membros para que surgisse um material de qualidade.

Eric Clapton, Carl Radle e Duane Allman

Eric Clapton, Carl Radle e Duane Allman

Para tanto, chamou alguns membros da banda Delaney, Bonnie e & Friends, com quem havia excursionado, para gravar aquele que seria seu primeiro trabalho solo, sob o título Eric Clapton & Friends. Como o nome se tornou Derek and the Dominos é incerto, mas Clapton diz em sua autobiografia que um amigo seu sugeriu o nome Del and the Dominos, sendo Del o apelido que este amigo dera a Clapton. Da união de Del e Eric, surgiu o Derek do título.

Provavelmente o grande motivo para a qualidade que o projeto obteve foi a participação de Duane Allman, da Allman Brother Band, como convidado. Até o momento em que Duane se juntara à banda, o trabalho andava a passos lentos, com pouco sendo escrito e composto. Ele e Clapton se tornaram imediatamente bons amigos, um admirado pelo talento e criatividade do outro ao tocar guitarra. A união entre os guitarristas deu tão certo que, em menos de 15 dias após a inclusão de Duane, o álbum estava finalizado.

Layla and Other Assorted Love Songs

Layla and Other Assorted Love Songs

O álbum resultante desse trabalho teve como título escolhido Layla and Other Assorted Love Songs, e possui álguns dos maiores clássicos da carreira de Clapton, sendo considerado por muitos como o auge de seu trabalho até hoje. Os temas das letras são um reflexo do momento amoroso pelo qual ele passava.

Apaixonado por Pattie Boyd, então esposa de seu melhor amigo, o beatle George Harrison, Clapton utiliza as letras como meio para expressar a paixão que sentia e o sentimento de frustração e culpa resultantes da situação. Esse sentimento resultou em músicas que se tornariam grandes clássicos de sua carreira, como Bell Bottom Blues, Have You Ever Loved a Woman e, é claro, a canção que dá título ao álbum e que possui um dos riffs mais conhecidos da história do rock, Layla.

Clapton durante a turnê do álbum

Clapton durante a turnê do álbum

A recusa inicial de Clapton em associar o álbum a seu nome durante sua promoção fez com que tivesse vendas e críticas inicialmente fracas. Para quem visse o álbum inicialmente, parecia somente uma banda iniciante lançando um arriscado disco duplo, com músicas de grande duração, algo que não contribuia para conseguir espaço nas rádios.

O que se seguiu foi uma turnê pelos Estados Unidos, marcada pelos excessos de álcool e uso de drogas e sem a presença de Duane Allman, que havia retornado a seu lugar no Allman Brothers Band. O fim da turnê marcou o lançamento do ao vivo In Concert e a dissolução da banda, logo após retornar a Londres para começar a gravação do seu segundo álbum, devido a tensões internas.

Layla and Other Assorted Love Songs é um álbum essencial para quem gosta de blues elétrico, e representa um dos pontos altos da carreira de Eric Clapton. É daqueles discos que crescem no ouvinte a cada vez que se coloca pra tocar, e cuja qualidade das músicas é apreciada mesmo por aqueles que não são fãs do estilo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: