O melhor ano dos games

Discuta esse artigo no Fórum Omega Geek

games

mario_futura_editado

Se você esperava a retrospectiva de premiados como Jogos do Ano dos últimos anos, vai ter que esperar um pouco mais. A listona bonita e charmosa ainda está em produção. Pra essa semana eu trago uma olhada em outro “best”: a de melhor ano dos games.

É aquela coisa, ano vai, ano vem mas com certeza em um ou outro ano da sua vida você foi bem mais feliz gamisticamente. Se você é fã da série Warcraft, cada ano que representa um lançamento novo na série é um marco na sua história pessoal. Se você é fã das franquias da Nintendo, cada novo lançamento de Metroid, Mario ou Zelda tende a marcar as coisas pra você, mas com certeza um olhar menos subjetivo traz pra gente uma visão de anos que foram mais importantes pro mundo dos games que os outros. Será?

Veja bem, o background desse raciocínio: tenho amigos que afirmam (e eles com certeza não estão sozinhos) que 1998 foi O “SENHOR ANO DOS GAMES”. Como as chances de você não lembrar de muito do que aconteceu naquele ano são enormes, eu te trago três nomes que com certeza você conhece que marcaram aquele ano: Metal Gear Solid, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Half-Life, para o PSX, N64 e PC, respectivamente. As duas primeiras franquias já existiam em plataformas anteriores e se reinventaram, definindo novos padrões técnicos, criativos e visuais e recebendo notas altíssimas. Half-life, você sabe, é o jogo que fez a Valve decolar e que no Brasil e no mundo serviu de base para o sucesso Counter-strike, mod famosíssimo do jogo.

Pra ajudar, surgiram naquele ano que mereceu choro de felicidade títulos de peso inquestionável como Resident Evil 2, Gran TurismoFallout 2, Sonic Adventure, Soul Calibur, Starcraft, Tekken 3, The King of Fighters 98, Unreal e Xenogears. A lista de jogos históricos é quase interminável, foi um ano DO BARALHO!

Aí pensei: porque não dizer que o melhor ano dos games foi 1972. Pombas, o Odyssey, o precursor de tudo, nasceu naquele ano em que meus pais nem sonhavam me conceber. A razão mais plausível (que muitos já devem considerar a ideal) que considerei para isso não ser verdade é: a maneira mais adequada para se classificar um excelente ano pro mundo dos games é: os games que ele teve! Genial não? Eu sei que não. Em todo caso, convenhamos, que grande ano de cocozinho foi 1972, onde o super jogo era PONG e quase ninguém podia jogá-lo. Me desculpem os nostálgicos, esse ano nem de longe foi o melhor dos games, ele só foi importante historicamente!

Claramente as coisas começaram a ficar realmente boas quando os consoles caseiros chegaram à geração 8 bits na década de oitenta (mais especificamente 1985), com grandes empresas como a Nintendo e a Sega na jogada e quando o potencial do PC para games começou a ser devidamente explorado, também na década de oitenta.

Mas, acredite,  associar títulos a anos não é fácil escolher um ano realmente fodástico pro mundo dos games, porque todos, invariavelmente tiveram excelentes títulos. Pra provar isso também estou desenvolvendo uma lista bem gorda que você verá nas próximas semanas. E aí você que agora olhou feio e disse pra si mesmo “esse nerd idiota tá querendo me passar a perna com esse papo tiozão de todo ano foi bom”, vai ver que qualquer gamer mortal tem sérias dificuldades em fazer como um amigo meu e dizer que “1998 foi o melhor ano dos games”.

Até porque, pasmem ou não, “há quem diga” que 2008 tem cacife pra ser considerado um ano tão maravilhoso para os games quanto o bem estimado 1998. Convenhamos, como não considerar um dos melhores anos dos games um ano em que tivemos o lançamento de hits embasbacantes como GTA IV, Halo III, Fallout III, Braid, Valkyria Chronicles, Soul Calibur IV, Left 4 Dead, Metal gear Solid 4, Little Big Planet, Fable 2, Super Smash Bros Brawl, Rock Band 2, Spore e tantos outros.

Quer saber a minha conclusão bem sincera disso tudo? As coisas só ficam melhores a cada dia. E, melhor ainda, os jogos do ano anterior não desaparecem! Isso significa que a cada ano que passa eu e você temos mais jogos excelentes pra jogar. Então no começo de 2009 o melhor ano dos games é 2008. Tá decidido. Só que  assim que chegamos em 2010 o melhor ano dos games… será 2009!

Discuta esse artigo no Fórum Omega Geek

Anúncios

One Response to O melhor ano dos games

  1. 1998 também teve o Fifa 2008, que é um dos melhores de todos os tempos, com TODAS as seleções do mundo disputando Eliminatórias para a Copa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: