Álbuns clássicos – Master of Puppets

Discuta este post no Fórum Omega Geek

Master of Puppets representa o ponto em que a carreira do Metallica atingiu sua maturidade. Apresentando uma evolução dos elementos presentes nos álbuns anteriores, adiciona outros que explicam o porquê da banda ter conseguido tanto sucesso.

Master of PuppetsA velocidade e agressividade presentes em Kill ‘Em All e Ride The Lightning é aqui aprimorada pela evolução do vocal de James Hetfield, que abandona qualquer tentativa de atingir um tom mais agudo que sua voz não permite alcançar. Isso traz mais agressividade às composições, já que seu timbre natural consegue passar perfeitamente as idéias por traz das letras do álbum.

O tema principal encontrado aqui é o controle.  Partindo disso, encontramos letras que falam dos efeitos da raiva descontrolada (Battery), consumo de drogas (Master of Puppets) ou como soldados são controlados como fantoches durante uma guerra (Disposable Heroes).Seria injustiça fazer uma análise mais aprofundada de alguma música em específico, já que todas as faixas apresentam uma qualidade surpreendente. Porém, devo destacar a faixa título e Damage Inc. como os melhores exemplos do que é possível encontrar no álbum.

Além disso, o destaque do álbum é a forma como a banda consegue conciliar na mesma música partes extremamente rápidas e agressivas com outras mais calmas e melodiosas, de maneira competente, sem soar como algo forçado. Também ficou marcado como a última contribuição do baixista Cliff Burton, morto em um acidente durante a turnê de promoção do disco.

Master of Puppets representou o primeiro grande sucesso comercial do Metallica, recebendo disco de ouro no ano em que foi lançado. Sem dúvida, o grande número de vendas é justificado, já que este trabalho mostra a banda em um dos seus momentos de maior criatividade e qualidade técnica. Disco obrigatório para todos que se consideram fãs de rock de qualidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: