Dom Casmurro

Discuta esse post no Fórum Omega Geek

banner_literatura

Estréia hoje (9/12), na Globo, uma microssérie chamada “Capitu”. Se você já esteve presente em qualquer aula de Literatura durante o Ensino Médio (não apenas em corpo, mas chegando a ouvir o que estava sendo dito), então sabe dizer de qual livro será adaptada a microssérie.

MAS, se esse nome não te diz nada, explico aqui. Capitu é uma personagem chave de um dos romances mais machado_de_assis2importantes da língua portuguesa: “Dom Casmurro”. O livro foi escrito em 1899, por Machado de Assis, e é leitura obrigatória em praticamente qualquer aula de literatura.

Dom Casmurro conta a história de Bentinho em duas fases da vida. Primeiro quando criança/jovem e, depois, retratando sua vida de casado. Durante a infância, Bentinho ficou muito amigo da vizinha, Capitu, por quem desenvolveu uma paixão durante a adolescência. Por causa de uma promessa da mãe, Bentinho é obrigado a entrar no seminário. Não encontra vocação na carreira de padre, mas acaba por fazer um grande amigo, Escobar.

Quando sai do seminário, Bentinho muda-se para São Paulo e forma-se advogado. Volta para o Rio de Janeiro e finalmente casa com Capitu. Escobar, ainda amigo de Bentinho, acaba casando-se com uma amiga de Capitu, Sancha. E os casais vivem felizes por um bom tempo, mantendo uma amizade muito forte. Ambos os casais têm filhos à mesma época.

Quando Ezequiel, filho de Capitu e Bentinho, começa a crescer, seu pai começa a se sentir cada vez mais inseguro. Ele se parece demais com Escobar. É então que surge a grande dúvida do romance: “Capitu traiu ou não Bentinho?”.

Ah, se eu fosse o Escobar...

As Capitus da TV. Ah, se eu fosse o Escobar...

Existem teorias e teorias escritas sobre o assunto. Umas dizem que Capitu traiu o marido, outras dizem que ela foi fiel, e algumas até suportam a hipótese de que o caso extra conjugal foi entre Bentinho e Escobar. Mas esse tipo de discussão é meio sem sentido.

O interesse está justamente na dúvida, no fato de que Bentinho está contando a história e que é sob a ótica de um marido inseguro e ciumento  que estamos observando os fatos. O perfil psicológico do personagem, a maneira como ele lida com essa dúvida são bem mais relevantes de se observar.

A microssérie deverá enfocar o ponto de vista de Capitu, e dar uma nova visão sobre a história, além de ter um visual bastante interessante. Vale a pena dar uma conferida na série  (e também no livro).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: