Queime Depois de Ler

Discuta esse artigo no Fórum Omegageek

banner_cinema1Comentar, criticar ou apenas fazer um release de uma comédia dos Irmãos Cohen não é uma tarefa difícil. Cheia de personagens ‘overs’, caricatos e estúpidos, suas comédias são um prato servido com despretensão.

Brad Pitt é de longe o personagem com mais desenvoltura, humor físico, olhos e caras que tiram gargalhadas a todo instante. Incluindo até seus disfarces e sua maneira de chantagear o ex-analista da CIA Osbourne Cox (John Malkovich), quando encontra um CD com diversos números do serviço de inteligência. Nesse vendaval de personagens que encontram personagens e que conhecem personagens, passamos por um malandro de meia idade (George Clooney), uma personal trainer com crise de meia idade (Frances McDormand), uma médica fria e calculista (Tilda Swinton), entre diversos outros.

burnafterreading_091

Além da galeria de personagens, os irmãos Cohen fazem questão de satirizar os filmes de espionagem e, ainda assim, criticar um pouco do serviço de inteligência. Isso é evidente quando Olson (Armand Schultz) conta tudo que está acontecendo – desde quando o CD de dados de Cox foi perdido – ao chefe (e aí aquela impertinente dúvida que seria ridícula em filmes levados a sério, torna-se ridiculamente divertida em um caso de sátira: se eles sabiam tudo isso, por que não evitaram toda a confusão?). E salientar os planos de câmera que perseguem pés apressados, letras que mostram o local e a hora que estamos acompanhando, entre outros clichês.

Subversivos, os Cohen mantêm a violência como parte fundamental para elevar o humor negro de suas obras, figurando em momentos chave da trama e fazendo com que tudo faça sentido (ou menos ainda, como o personagem de J.K. Simmons faz questão de pontuar).

Para entender essa nova película não vale a pena dar uma sinopse, o que vale é dizer que erros estúpidos e falta de informação (uma ironia a parte, afinal falamos da CIA durante toda a projeção) costuram um roteiro com personagens carismáticos.

CIA MAN – Trilha do Filme (que não está no CD)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: