[Semana OMG #6] Brasileirão 2008

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek.

Brasileirão 2008

Mais uma vez estamos chegando ao final de um dos campeonatos de futebol mais difíceis do mundo, o Campeonato Brasileiro Série A. Pelo sexto ano seguido, ele é disputado no sistema de pontos corridos, com times de todo o Brasil brigando pela taça de um dos campeonatos de futebol mais disputados do mundo inteiro.

Disputado pelo sistema de pontos corridos desde 2003, o campeonato desse ano foi considerado o mais parelho e equilibrado dos seis anos, com nenhum time disparando na frente de seus concorrentes antes da ante-penúltima rodada, quando o Grêmio vacilou e deixou o São Paulo como grande favorito. Ele vem brigando pelo seu terceiro título consecutivo e o hexa da sua carreira, ambas marcas jamais alcançadas por  qualquer outro time brasileiro.

Mas você já sabia disso tudo, não é mesmo? Então, para contar alguma coisa que você não sabe, vou fazer uma lista de curiosidades polêmicas do Campeonato Brasileiro.

– Em 1977, o São Paulo ganha o seu primeiro título, mas o Clube Atlético Mineiro, segundo colocado, acaba o torneio invicto e com 10 pontos a mais que o São Paulo. Tudo isso graças ao sistema de fases e a final sendo disputada apenas nos pênaltis.
– Em 1979, o campeonato teve nada menos que 96 times participando. Porém, São Paulo, Corinthians e Santos não participaram graças a desavenças contra a CBF.
– Em 1987, a CBF criou um pouco de juízo e resolveu diminuir o número de clubes participando do campeonato de 80 para 28. Devido a um monte de processos e problemas judiciais, o Clube dos 13 organiza um campeonato paralelo com a CBF. No final, deveria haver um quadrangular final envolvendo os campeões e vices de cada campeonato, mas a CBF resolveu ignorar isso e declara o Sport Club do Recife campeão. O Flamengo, vencedor da Copa União (organizada pelo Clube dos 13), briga até hoje na justiça para a FIFA aceitá-lo como vencedor do campeonato brasileiro dasse ano.
– Em 1993, a CBF é pressionada pelo Clube dos 13 e acaba reorganizando o Campeonato Brasileiro, promovendo 12 times de forma direta à primeira divisão. Para prevenir que os “clubes certos” ficassem nessa divisão, 16 times foram blindados para que, mesmo que ocupassem as últimas posições, fontinuassem na primeira divisão.
– Em 1995, a final entre Botafogo e Santos teve três gols. Os dois gols validados (um para cada lado) foram feitos de forma irregular. O terceiro, que foi feito de forma regular e que daria o título para o Santos, foi invalidado.
– Em 1996, os times rebaixados seriam Bragantino e Fluminense, mas, em 1997, apareceu um suposto esquema de favorecimento de clubes e a CBF resolvu -simples assim – manter o Fluminense na primeira divisão. No final de 1997, o Fluminense não conseguiu os pontos necessários e foi rebaixado.
– Em 1999, o Botafogo e o Internacional ganham pontos devido a decisões tomadas dentro do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Com esses pontos, o Botafogo ultrapassa o Gama e escapa do rebaixamento, deixando a bomba para o time goiano.
– Em 2000, o Gama processa a CBF pelas decisões na temporada anterior na justiça comum. Com isso, a FIFA impede a CBF de organizar o campeonato, já que ela não permite qualquer influência da justiça comum no esporte. Por isso, o Clube dos 13 faz a Copa João Havelange, com apenas uma divisão mas com os times divididos em vários módulos.
– Em 2004, o zagueiro Serginho do São Caetano acaba tendo um problema cardíaco em campo e falece. O São Caetano perde 24 pontos (por negligência) e são implantadas várias novas normas nos estádios para garantir a segurança dos jogadores.
– Em 2005, foi descoberta a Máfia do Apito, onde o árbitro Edílson Pereira de Carvalho se aliava a investidores estrangeiros e casas de apostas para favorecer alguns times. Depois que o escândalo foi descoberto, foram remarcados 11 jogos apitados pelo árbitro, o que acabou influenciando de forma direta o título daquele ano.

Uma resposta para [Semana OMG #6] Brasileirão 2008

  1. […] o campeonato desse ano foi considerado o mais parelho e equilibrado dos seis anos, com ne… leia mais fonte: […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: