Left 4 Dead: matar zumbis em equipe nunca foi tão divertido

Uma cidade sitiada por um vírus altamente contagioso, uma horda de zumbis violentos e alguns sobreviventes no meio de um verdadeiro caos de sangue e morte: A premissa já foi utilizada em vários jogos e filmes, como a série Resident Evil ou filmes como Extermínio, mas a Valve, responsável por jogos como Half-Life e Half-Life 2 conseguiu pegar essa base e trazê-la ao mundo online de uma maneira um tanto quanto diferente.

Left 4 Dead é baseado na mesma história de zumbis de sempre, como citado anteriormente, mas o que realmente chama a atenção é sua execução diferente. O conceito atual de jogo multiplayer tem abrangido vários métodos de interação social, tanto competitivamente quanto cooperativamente, muito embora, até então, esse último fosse apenas considerado “bônus” quando em jogo. Assim, é comum vermos jogos de FPS Multiplayer e seus “Rambos” tentando enfrentar o time todo sozinhos. Jogos como Battlefield e os próprios Team Fortress e o Team Fortress 2 da Valve tentam incentivar o trabalho em equipe por meio da separação por classes, mas tal metodologia ainda assim é ignorada por muitos dos jogadores, que preferem “resolver as coisas por si mesmos”.

Em Left 4 Dead, tais atitudes são brutalmente cerceadas. É possível, sim, se separar do grupo e tentar ser “o herói”, mas as chances de você sobreviver com isso são bem remotas, ainda mais nas maiores dificuldades. O jogo conta com uma tecnologia denominada Director AI, que de acordo com a performance dos jogadores, seu posicionamento e diversas outras variáveis redimensiona a quantidade de inimigos e dos assim chamados “Bosses”. Além disso, os Infected são velozes e vorazes: pulam barreiras, muros e fazem de tudo para atacar os sobreviventes. A explicação dada para isso é de que o vírus que os afeta é uma espécie de vírus da raiva, que os torna suscetíveis a atacar tudo que não tenha sido infectado sem pausa ou trégua.

Apesar de cair no mesmo esquema de “vírus”, o conceito de Left 4 Dead é pouco aprofundado. Os jogadores iniciam sua saga por segurança duas semanas após a infecção da cidade. Durante essas duas semanas, os quatro sobreviventes enfrentaram apenas os zumbis iniciais, denominados “Infected” durante o jogo. Com uma apresentação inicial de 5 minutos de tirar o fôlego, o jogador descobre que alguns dos infectados estão mutando, o que origina a criação dos “Bosses Infected”… e é a partir daí que a situação se complica. Alguns Bosses são capazes de desabilitar um dos sobreviventes do combate, fazendo com que ele necessite da ajuda de um aliado e priorizando ainda mais o teamplay.

Dentre os Bosses, os mais notáveis são o Boomer, um zumbi extremamente obeso que joga sua bile por meio de vômito em cima dos sobreviventes. Aqueles afetados pela bile se tornam atrativos para TODOS os infectados da área e ficam temporariamente cegos pela gosma pútrida. Com a violência do ataque dos infectados, é necessária a organização do time para que a situação não fuja ao controle. O Smoker é um Boss Infected com uma língua extremamente grande, que ele usa meio que como um sapo: Tanto pode enforcar um sobrevivente com ela, caso o Smoker esteja acima do sobrevivente, ou trazê-lo para perto e começar a envenená-lo com suas garras. O Hunter é o Boss Infected mais comum, extremamente ágil e capaz de pular de paredes a paredes, ele se joga em cima de um sobrevivente e começa a atacá-lo com suas garras, desabilitando-o e fazendo com que ele necessite da ajuda de um companheiro. O Tank é um zumbi extremamente musculoso, capaz de jogar escombros e até mesmo carros em cima dos sobreviventes. Sua grande força, porém, está na grande quantidade de vitalidade que possui, suportando muito dano antes de finalmente sucumbir. E, por fim, temos a Witch, uma zumbi magra que, com sua aparência frágil, apenas fica chorando em um ponto aleatório determinado pela Director AI. Se perturbada, porém, ela inicia um ataque violento aos sobreviventes, possuindo uma habilidade que derruba um jogador com apenas um ataque.

Boomer, Hunter, Smoker, Tank e Witch.

Da esquerda para a direita: Boomer, Hunter, Smoker, Tank e Witch.

Os quatro sobreviventes são Louis, um gerente assistente de uma loja de eletrônicos; Zoey, uma adolescente de uma família rica; Francis, um motociclista tatuado e Bill, um Ex Boina Verde da Guerra do Vietnã. Como explicação para o fato deles não terem sido infectados também, o Diretor de Produção da antiga Turtle Rock Studios, Michael Booth, diz que os 4 sobreviventes são aparentemente imunes à mesma. Conveniente demais, mas plausível, e não limita a diversão em nada. Em efeitos de jogo, os quatro sobreviventes são idênticos, capazes de usar as mesmas armas e possuindo a mesma resistência a dano. A atuação de voz dos personagens é bastante extensa, tanto em momentos de tensão, com o uso das frases pré-gravadas, quanto nos momentos de recuperação pós-ataques. Os personagens auxiliam uns aos outros, choram por companheiros que porventura possam ter morrido e até mesmo avisam entre si sobre a proximidade de um Boss Infected.

Bill, Francis (de costas), Zoey e Louis (à frente)

Da esquerda para a direita: Bill, Francis (de costas), Zoey e Louis (à frente)

O assim chamado Friendly Fire, ou fogo amigo, que é o fato de jogadores aliados poderem ser alvejados por balas das armas dos próprios jogadores é ligado em 100%, ou seja, mesmo que a situação esteja desesperadora, cuidado onde você atira. O Director AI é capaz de transformar até mesmo os momentos mais pacatos em um pandemônio em questão de segundos, então é sempre bom estar de olhos abertos e em sintonia com o grupo. O fato de jogadores poderem dividir kits de primeiros-socorros e analgésicos, que dão um pequeno bônus à vitalidade, só faz ressaltar a necessidade do trabalho em equipe para superar as situações calamitosas que se apresentam sucessivamente. O modo versus, que coloca 8 jogadores divididos em 2 grupos de 4, uns como sobreviventes e outros como, pasmem, os Boss Infected, só faz aumentar a capacidade de replay do jogo, que tem como principal característica a ação quase ininterrupta.

Você sairia?

Você sairia?

O jogo foi lançado agora no final de Novembro para PC, pelo Steam, e para o Xbox360 com 4 campanhas e o modo versus. Para PC, a expectativa de patches que implementem novos mapas, armas e, por que não, Boss Infected novos é grande, visto que a Valve, principal responsável pelo Steam, tem um bom histórico com relação a isso. Além disso, o próprio Michael Booth disse que a engine do jogo, uma versão modificada da engine Source utilizada em Half-Life 2 Episode Two, foi projetada com aberturas para que a comunidade produzisse, sem dificuldades, mapas próprios e mods. Mapas como a cidade de “Racoon City”, de Resident Evil, já estão sob produção da comunidade gamer.

Nem sempre as coisas vão muito bem para os sobreviventes...

Nem sempre as coisas vão muito bem para os sobreviventes...

Portanto, prepare seu fôlego, pegue suas armas, preste atenção em tudo ao seu redor e vá matar zumbis junto com alguns amigos, a diversão é mais do que garantida.

Anúncios

7 Responses to Left 4 Dead: matar zumbis em equipe nunca foi tão divertido

  1. Caramba…preciso comprar um XBOX 360…mas gostei muito do Resident Evil 4!
    Hoje eu comprei o Silent Hill 3. Depois da jogatina que terá à noite terei minhas primeiras impressões…hehehehe. Também comprei…embora meio contrariada pela jogabilidade, o “The Shield”. Adoro a série cujo protagonista teve o talento desperdiçado em Quarteto Fantástico, no papel do Homem Rocha…bom…só jogando pra ver…

  2. maycon disse:

    é galera de fé mesmo esse game e foda tesaum.. eu ja fexei a primeira campa do hospital e mt foda começei a jogar 1:30 da trade terminei as 18:00 , e sem fala que na ultima miss~~ao a de sobrevivencia eu levei 2 horas e 50 minutos somente nela. eu joguei left do estilo que eu jogo u CS issu que eu ja jogo cs fazem 4 anos… isso galera quem estiver curioso pra sabe desse game n percam tempo e joguem mesmo e mt TESAUM..

    ABRAÇO

  3. maycon disse:

    parabéns ai pra vcs a reportagem do left ta certinha.. falo.. qualker coisa me respondam la no moe email..

    mayconmulti@hotmail.com

    falo ae !

  4. matheus clisman disse:

    É galera^^vc6 todos ai tão gamadoh nesses game néh…É pq nao esperimentaro o RE5!!!!!!!!!!!!!!!!uMILHA ESSES TODOS^^EU POSSO FALAR DLE PQ EU JAH ZEREI ^^AS UNICA PLATAFORMAS PARA ELE É X-BOX PLAY PSP E NINTENDO WII^^

  5. jorge disse:

    Galera me ajudem por favor. eu baixei esse jogo pelo steam sertinho mas não consigo instalar e muito menos jogar, não da nem pra abrir o jogo. POR FAVOR ME AJUDEM, me digam onde posso baixar e como instalar para poder jogar. OBRIGADO !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: