A Saga da Fênix Negra

Discuta este post também no fórum OmegaGeek

bnbarra

Conforme prometido anteriormente, a partir de hoje falaremos especificamente de cinco sagas dos X-men que fizeram história. Nesses quarenta anos de X-men fica difícil escolher as melhores histórias, pois os mutantes tiveram vários bons roteiristas e grandes momentos durante toda sua trajetória, mas escolhi algumas histórias que considero mais importantes, pois definiram os rumos do universo mutante. Assim sendo, começamos com a mais antiga, e uma das mais brilhantes histórias dos X-men:

A SAGA DA FÊNIX NEGRA

Semana passada apresentamos os principais personagens do universo mutante, entre eles, integrando a primeira equipe de mutantes estava a bela telepata ruiva chamada Jean Grey. Jean sempre foi uma mutante nível ômega, recrutada ainda adolescente por Charles Xavier, seus poderes se manifestaram pela primeira vez quando Jean testemunhou o atropelamento e morte de sua melhor amiga, Annie, o que ativou seus poderes telepáticos e a fez vivenciar em sua mente os últimos momentos de vida de sua amiga.

Adotando o codinome Garota Marvel, Jean logo se destaca pelo domínio da telepatia e telecinese, entretanto, durante uma aventura dos mutantes no espaço, Jean salva a todos da morte, quando a nave em que estavam reentra quase destruída na atmosfera terrestre. Jean sustenta com seus poderes telecinéticos toda fuselagem da nave e traz os mutantes em segurança a terra. Ao emergirem do rio Hudson, onde a nave caiu, os heróis pensam que a telepata havia morrido (pois Jean foi exposta a radiação cósmica) apenas para vê-la ressurgir mais poderosa do que nunca de dentro das águas, com um novo uniforme e agora assumindo o codinome Fênix.

bn2Por várias histórias foi mostrado o crescimento cada vez maior dos poderes da jovem, tornando-a a mais poderosa integrante da equipe. Em uma história os mutantes são levados ao espaço e conhecem o império alienígena dos Shiar. Lá os X-men aliados a princesa Lilandra derrotam o tirano Di’kken e Fênix salva todo a o universo. Todavia os poderes de Jean continuavam crescendo exponencialmente e isto preocupava Xavier. Aqui começa a saga da Fênix Negra. Neste ponto da história surge um novo grupo de inimigos, o Clube do Inferno, um grupo de milionários mutantes com o objetivo de dominar o mundo levando os mutantes a tomar as lideranças mundiais.

Entre os membros do Clube estavam Sebastian Shaw, um mutante capaz de absorver energia cinética, Emma Frost, telepata e Rainha Branca do Clube do Inferno, Harry Leland, um mutante capaz de controlar a densidade da massa dos corpos, e um ciborgue chamado Pierce. O plano do Clube do Inferno era manipular e corromper Jean Grey, considerada peça chave para derrotar os X-men e fazer o Clube alcançar seus objetivos.

Paralelamente ao plano de transformar Jean Grey na rainha negra do Clube do Inferno, os vilões tentam ainda atrapalhar os X-men na busca de novos mutantes. Dessa forma o caminho dos dois grupos se cruza quando Emma Frost tenta recrutar a jovem Kitty Pryde – em sua primeira aparição – e seqüestrar a bela cantora Cristal, a mutante capaz de converter som em luz.

Com o auxílio de um telepata chamado Jason Wyngarde (ou Mestre Mental), que podia criar ilusões extremamente reais, os vilões fazem Jean acreditar ser a Rainha Negra do Clube do Inferno. Hipnotizada, a heroína auxilia os vilões a aprisionarem os X-men, mas consegue voltar a si ao pensar que Ciclope, seu grande amor, está morto após ser atacado pelos integrantes do Clube na frente da heroína. Livre, Jean consegue soltar os X-men, e condena Wyngarde ao fardo de ter a mente unida a todo universo. Tornando o vilão um Deus abruptamente, Jean o enlouquece. Ao fugirem das dependências do Clube do inferno, Jean percebe que ela também está condenada.

bn3

Ciclope morto?

As manipulações de Wyngarde liberam o lado negro de Jean Grey e durante a fuga dos heróis ela se transforma na Fênix Negra. Os X-men lutam contra sua própria companheira, mas são massacrados pelo poder de Jean, que está acessando poderes cósmicos e se torna uma criatura do universo. Após a luta, vendo os heróis caídos Jean, mergulha no espaço indo parar em outra galáxia e, em um momento de fome e loucura, mergulha no centro e uma estrela e a consome destruindo em segundos todo um sistema solar, inclusive o planeta Debari, matando instantaneamente cinco bilhões de pessoas.

Logo após exterminar um mundo inteiro a Fênix Negra retorna a terra, embriagada pelo próprio poder, enfrenta novamente os X-men. Contudo, dessa vez com o auxílio do próprio Professor Xavier na batalha, a consciência de Jean é restituída e a jovem é salva pelos colegas. Contudo, antes que os mutantes pudessem comemorar, são abduzidos para o espaço pelos Shiar, comandados pela agora Imperatriz Lilandra.

bn4_1

Os Shiar trazem os X-men para a nau capitânia para julgar a Fênix por seus crimes contra o universo, pois o extermínio de Debari foi testemunhado pelos Shiar. Os alienígenas consideram-na uma ameaça a todas as formas de vida existentes. E pretendem condenar Jean à morte. Antes que a sentença seja executada o Professor Xavier, desafia Lilandra para um duelo de honra, um Arin’nn Haelar. Em troca da vida de Jean, os mutantes terão que enfrentar a Guarda Imperial Shiar, composta pelos campeões do império.

Antes do combate os mutantes passam a última noite na nave Shiar, onde laços de amor e amizade são confirmados e renovados. No dia da batalha Jean ressurge vestida como Garota Marvel, seu uniforme antigo nos X-men. Ao ser questionada por Ciclope do por quê desta atitude a heroína responde: “Eu comecei como Garota Marvel e é assim que quero terminar!”, como um prenúncio da tragédia.

A batalha ocorre na área azul da lua, uma cratera com as mesmas condições atmosféricas da terra. Um a um os X-men vão sendo derrotados pela guarda imperial. Até só restarem Scott e Jean. Durante a luta, ao ver Scott ser ferido, Jean se descontrola e libera novamente o poder da Fênix. Os X-men, agora aliados a Guarda Imperial, buscam derrotar Jean antes que um massacre ocorre. Em uma luta que envolve todos os heróis Jean é golpeada subitamente por Colossus em sua forma de aço, e recupera brevemente os sentidos, mas por tempo suficiente para perceber que é tarde demais pra ela. Acessando sua telecinese ela aciona uma arma de energia e dispara contra si mesma, diante de um estarrecido Ciclope, sacrificando-se pelo bem de todo o universo.

O sacrificio de Jean Grey

O sacrifício de Jean Grey

Escrita pro Chris Claremont e desenhada por John Byrne, A Saga da Fênix Negra deixou os X-men marcados para sempre, pela primeira vez uma heroína caía em combate nas histórias mutantes e justamente uma das mais queridas personagens dos mutantes. A morte de Jean abala profundamente os X-men, principalmente o apaixonado Scott Summers, como decorrência o herói passa a questionar sua própria capacidade de liderança.

Esta aventura repercutia durante diversas tramas mais tarde. Os Shiar que tiveram bastante destaque nesta saga voltam a participar das aventuras dos X-men durante a saga da Ninhada e eventualmente aparecendo em diversas histórias dos mutantes. E o próprio enredo envolvendo a Fênix seria recuperado em outras tramas mais tarde culminando tempos depois com o ressurgimento de Jean Grey, afinal uma Fênix sempre renasce das cinzas.

bn6

Anúncios

12 Responses to A Saga da Fênix Negra

  1. Pedro H. disse:

    muito bom!!!
    estava doido para saber em detalhes sobre esta saga e vcs deram todos!
    parabens!
    espero que continuem assim!
    voltarei aqui para mais novidades
    xau
    Obs.:vcs por acaso sabem onde posso comprar esta saga inteira?se souberam passem o site por favor.

  2. nanigga disse:

    Olá Pedro

    Em primeiro lugar obrigado pelos elogios. Continue acessando o blog que muita coisa boa ainda vem por aí.

    Quanto a sua pergunta. A Panini Comics relançou essa saga em 2006 numa edição de luxo de 196 páginas. Seria interessante entrar em contato com a editora, pra ver se consegue um número atrasado. Mas já aviso que pode ser meio difícil conseguir um número como esse, um pouco mais antigo já.

    Recomendo que vc procure lojas especializadas em sua cidade ou sebos. Onde além dessa edição vc pode encontrar a história na versão original lançada pela Editora Abril em Superaventuras Marvel e conclusão em Grandes Heróis Marvel número 7. Edição de colecionador claro!

  3. Pedro H. disse:

    obrigado pelas dicas ai!^^
    podexar qe voltarei!
    valew pelo ótimo trabalho!
    te +

  4. […] de quadrinho podiam se parecer com gente de verdade por culpa desses quatro. Obras Favoritas: A Saga da Fênix Negra, O Contrato de […]

  5. Catalina disse:

    Simplesmente é de tirar o chapéu!!!

  6. Éder casare disse:

    Eu tinha este gibi com a morte da fênix quando eu era adolecente a 23 anos atrás não sei onde foi parar, o perdi, me lembro como se fosse hoje, quando li a revistinha juro que foi um dos momentos mais tristes da minha adolecencia, chorei; pois a amava…

  7. Fabiana disse:

    Adoro a saga da Fênix, a estória é brilhante!

  8. AE EU GOSTO MAIS DE VCS IDIOTAS BURRO

  9. Vitor Andrade Neto disse:

    Foi escrito errado o nome do Impedor Tirano de Shiar e D’ken,e foi Escrita Di’kken

  10. Hello! I just wish to give an enormous thumbs up for the great info you’ve got right here on this
    post. I can be coming again to your blog for more soon.

  11. Howdy! I just want to give an enormous thumbs up
    for the great data you have got here on this post.

    I will probably be coming again to your blog for more soon.

  12. Howdy! I simply want to give an enormous thumbs up for the great
    info you’ve got here on this post. I shall
    be coming again to your weblog for extra soon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: