Iguarias chinesas – Pato à vácuo com pimenta

Discuta esse post também no fórum OmegaGeek

banner_leitores

Para quem está do lado de cá da civilização, a China é conhecida como o paraíso dos produtos de qualidade duvidosa, das artes marciais, das pessoas que sofrem dos mesmos problemas que o Cebolinha e também o lugar aonde tudo o que se mexe tem potencial para virar comida. Bem, tudo isso é compreensível: milênios de existência, períodos de guerra, miséria e uma população faminta obrigaram os chineses a aprenderem a comer de tudo, e hoje isso é praticamente uma paixão nacional.

Tudo isso parece um tanto quanto distante, mas aqui mesmo no Brasil, os mais aventureiros podem experimentar alguma coisa além do trivial chow mein (mais conhecido como yakisoba) e do frango kung pao (xadrez): existem alguns mercados chineses em São Paulo – pouco surpreendentemente, no bairro da Liberdade – que oferecem uma infinidade de produtos não recomendados aos fracos de coração. Hoje, apresento a vocês minha última incursão nesse ramo:

pato01

Carne de pato temperada com pimenta à Sichuan (sul da China). E embalada à vácuo(!) em pacotinhos individuais. Perto disso, batatinhas fritas sabor frango à passarinho são coisa de criança. Imagino se a Elma Chips teria culhões de vender algo desse tipo aqui… Bem, vamos ao pacotinho:

pato02

É bonitinho e super simpático, e igualmente fácil de abrir. Todo laminado e realmente nota-se que está bem fechado. Ou seja, botulismo é o menor dos meus problemas. Sigamos em frente, shall we?

pato03

Não é lá muito bonito, mas já gastei dinheiro com isso e não me sinto bem jogando comida no lixo… Surpreendentemente, nenhum sinal de ossos ou cartilagens. O gosto de pimenta é bem forte (ressaltado pelas sementes) e a carne realmente tem gosto de pato e não é dura nem mole demais. O único porém é um certo ranço de comida enlatada – lembra vagamente a sensação de salsichinhas em conserva – e o preço: dez reais por mais ou menos seis pacotinhos. Ainda assim, vale pela curiosidade, se você é como eu e gosta de desafiar o seu paladar.

*****

Esse post foi escrito por Fábio Hideki, um leitor do blog, igualzinho você! Mande você também o seu texto!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: