Vicky Cristina Barcelona

Discuta esse post no Fórum Omega Geekbanner_cinema1

Woody Allen está no auge criativo desde que mudou seu cenário para Europa. Depois de três longas realizados em Londres – Match Point, Scoop – O Grande Furo e O Sonho de Cassandra – o diretor nova iorquino muda de ares e nos revela a beleza de Barcelona.

Na película conhecemos Vicky (Rebecca Hall de “O Grande Truque”), que almeja seguir a carreira acadêmica escrevendo sua tese de mestrado baseada na cultura catalã, e Cristina (Scarlett Johansson de “O Grande Truque”), uma jovem sem planos de vida além de encontrar as incertezas da vida, duas americanas que vão passar as férias de verão na cidade do título. Entre passeios turísticos e eventos sociais, agendados por Judy, tia de Vicky, as duas conhecem o pintor Juan Antonio (Javier Bardem de “Onde os fracos não têm vez”), cujo casamento terminou de maneira drástica, apesar de ainda exibir uma paixão evidente pela ex, quando sua mulher Maria Elena (Penélope Cruz de “Volver”) o esfaqueou.

vickycristinabarcelona2

Inconvenientemente sedutor e carismático, Juan Antonio desperta interesse nas duas americanas (representado pela persona idealizada de um artista autêntico: olhos tristes, vestimentas simples, barba rala contrapondo por ser um ótimo e insaciável amante). Enquanto Cristina não reluta para entregar-se ao pintor, Vicky luta com sua razão para evitar impulsos. Em uma linda cena de diálogos entre Juan Antonio e Vicky (onde foi optado por transições sobrepostas do que cortes secos) vemos que ali existe mais do que um simples desejo, ali fora despertado ao diferente. Seguindo esse caminho, o envolvimento de Juan Antonio e Vicky é de longe o mais puro e sincero. A história desse triângulo se complica ainda mais quando Maria Elena retorna e o noivo de Vicky resolve ir até a Espanha.

vicky-cristina-barcelona3

Quando a tempestuosa Maria Elena entra em cena (e Penélope Cruz rouba a cena), podemos entender o porquê de Juan Antonio ser obcecado pela ex-mulher. A principio apenas figurando como uma mulher louca, atormentada e inconstante, aos poucos mostrando a faceta de uma musa inspiradora (de paixão e curiosidade) para o pintor e também para Cristina, que descobre os prazeres de conviver com artistas (suprindo assim sua interna inconstância enquanto tudo parece novo).

Todavia, Vicky mantém-se atormentada com pensamentos sobre o pintor, tentando lutar contra seus impulsos e idealizando o sonho americano de consumo e aparências. Dessa forma criam-se os extremos entre Vicky, a total razão, e Maria Elena, a total emoção em pessoa. No meio fica Cristina que ora parece um verdadeiro furacão que segue suas vontades e em outros momentos aparece analisando seus sentimentos e razões friamente.

vickycristinabarcelona12

O diretor monta uma história de envolvimento, não apenas carregada de diálogos inspirados, mas com a narração sarcástica que cria expectativas intensas no espectador (esperando cenas ardentes) e, no entanto, recebendo apenas relatos ou uma pequena dose. Nesse ato de anti-vouyerismo, Allen cria um filme quente e sedutor (auxiliado pela fotografia quente) sem precisar despir suas atrizes.

Allen nos presenteia com um ensaio sobre loucura, arte, amor e razão, levantando perguntas em diversos momentos como: Todo artista necessita de um amor incompleto para ser genial? Realmente ficamos cegos ao seguirmos impulsos? Ou simplesmente é a razão que nos faz ficar loucos ao procurarmos desculpas para não embarcar em uma aventura amorosa? Não nos abstendo de vislumbrar como os sentimentos transbordam em cenas cômicas e ao mesmo tempo trágicas, se analisadas friamente, Vicky Cristina Barcelona é nada mais que uma confissão de amor à arte, à Barcelona, à razão, à loucura, à beleza e, obviamente, ao próprio amor.

Uma resposta para Vicky Cristina Barcelona

  1. Claudia de SP SP disse:

    Amei o comentário! é exatamente a todos esses questionamentos q o filme nos leva! Muito bom e o filme deve ser visto, é um passeio pelos sentimentos e contradições humanos.
    Claudia SP SP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: