2008, um ano incomum

Discuta este post no Fórum Omega Geek

2008 vai ficar marcado como um ano incomum para a música, com alguns acontecimentos que quebraram algumas tradições, inclusive acabando com uma expressão que já estava virando sinônimo de “sai no Dia de São Nunca”. Abaixo, listo quatro dos acontecimentos que marcaram o mundo da música neste ano.

Iron Maiden no Brasil

Iron Maiden no Brasil

Para o Iron Maiden, possivelmente a maior banda de heavy metal do mundo, vir ao Brasil não é nenhuma novidade. Desde o primeiro Rock In Rio é conhecido o afeto que seus membros nutrem pelos fãs daqui, inclusive com a gravação de registros oficiais, como o CD e DVD Rock In Rio, gravado durante a apresentação no Rock In Rio 3 de 2001. A maior diferença da passagem desse ano é a turnê Somewhere Back In Time, em que a banda apresentou somente grandes clássicos, com músicas como Wasted Years e Rime of the Ancient Mariner, que há tempos não figuravam em seus sets.

Pra quem acompanha o Iron Maiden, sabe que esse é um grande acontecimento, já que a banda é famosa justamente por tocar ao vivo tudo aquilo que seus fãs não desejam ouvir, deixando de lado muitos de seus sucessos. Pra quem perdeu os shows, uma boa notícia: a banda já confirmou seu retorno em março de 2009, trazendo de volta a mesma turnê e incluindo elementos da turnê Early Years, que não passou por terras brasileiras, contando somente com músicas dos dois primeiros discos. Uma oportunidade única, já que tudo indica que logo a banda deve entrar em estúdio para gravar um novo álbum, voltando a fazer shows com setlists duvidosos.

Death Magnetic

Death Magnetic

O mais novo lançamento do Metallica, já pode ser considerado um álbum histórico para a banda. Não por ser um novo clássico ou por possuir uma sonoridade inovadora, mas sim porque é um álbum do Metallica que é bom, simples assim. Pode não estar no mesmo nível de Master of Puppets ou …And Justice For All, mas mostra que a banda ainda sabe fazer um som com peso e que agrade tanto aos fãs quanto à crítica, sem ter que recorrer aos experimentalismos quase esquizofrênicos dos álbuns lançados após o Black Album. Acima de tudo, o álbum mostrou que o Metallica voltou a funcionar como uma banda, e seus membros superaram todas as crises existenciais que resultaram no ridículo St. Anger e no documentário Some Kind of Monster.

Lançamento do Chinese Democracy

Chinese Democracy

Essa notícia pode ser tanto interpretada de forma positiva quanto negativa. Positiva para os fãs de Guns N’ Roses, que desde 1991 esperam pelo lançamento de um novo trabalho da banda, da qual só resta o ambicioso e excêntrico Axl Rose. Negativa porque acaba com uma das expressões mais corriqueiras utilizadas por fãs de música quando querem dizer que algo nunca vai acontecer, “acontece no dia que lançarem o Chine Democracy”. O álbum, que levou 11 anos, cinco guitarristas, seis produtores 14 estúdios e mais de 13 milhões de dólares para ficar pronto, ficou famoso justamente por seus atrasos freqüentes e as promessas de ser algo que revolucionaria o mundo da música. As primeiras resenhas que estão surgindo indicam que não foi bem isso que foi entregue, mas a qualidade do álbum não importa muito, importa mais que seu lançamento acabou com um dos mitos do mundo da música.

Radiohead no Brasil

Radiohead

Todo ano surgiam rumores de que o Radiohead se apresentaria no Brasil, todos cedo ou tarde desmentidos, para a decepção dos fãs. Mas parece que dessa vez a coisa realmente vai acontecer, já que o site oficial da banda confirmou que a banda, do vocalista e compositor Thom Yorke, finalmente deve se apresentar por aqui, em algum dia ainda não determinado de março. Apesar de confirmados, permanece a dúvida se os shows realmente vão acontecer, já que no Brasil, só dá pra saber isso com certeza quando os membros da banda pousam no aeroporto (às vezes nem isso, como podem testemunhar os fãs curitibanos de Tony Martin, que chegou a ir ao local do show, mas se recusou a se apresentar devido à falta de recursos da casa de shows responsável).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: