Os fabulosos X-men

Discuta este post também no fórum OmegaGeek

Hoje falaremos de uma equipe de heróis muito querida pelos leitores de quadrinhos, os mutantes mais famosos da Marvel, também conhecidos como X-men. Criada em 1963, X-men é uma série que alcançou o sucesso rapidamente. E o motivo do desse sucesso meteórico foi justamente apresentar heróis, que na verdade eram meio desajustados, tentando ser aceitos pela sociedade. Em plena década de 60 foi nitroglicerina pura, arrebanhando uma legião de fãs adolescentes que se identificaram com os mutantes.

A década de sessenta foi o período de inovação, onde o universo mutante não era nem 1% do que vemos hoje. Basicamente a história se focava nos cinco heróis e um professor do qual nada podia ser escondido. O líder da equipe Ciclope com rajadas ópticas, muita timidez e uma paixão adolescente e contida pela bela Jean Grey, uma ruiva com poderes telepáticos e telecinéticos (a habilidade de mover objetos com a mente). Nas primeiras histórias a atenção da ruiva era disputada entre Ciclope e o Anjo, um mutante com asas e ainda por cima milionário. Para quebrar a tensão, havia na equipe a dupla: Homem de Gelo, cujo nome já define seus poderes e o Fera, um mutante cujas habilidades eram força e reflexos parecidos com um animal. Orientando os cinco heróis estava o Professor Xavier, o maior telepata do mundo.

xmenf

A primeira equipe



Com essa premissa os mutantes seguiram uma década enfrentando vilões, mutantes e não-mutantes, mas seu principal antagonista sempre foi o poderoso Magneto, um ex-colega de Xavier que pregava a superioridade mutante. Esgotado o encantamento a série começou a decair, e na década de setenta Chris Claremont assumiu a série e trouxe novamente os mutantes para o sucesso.

Claremont sentia que a equipe estava saturada e para dar novo fôlego aos X-men, tratou logo de arregimentar mutantes para compor uma nova equipe. Das estepes russas veio o Piotr Rasputin, um mutante com o poder de transformar seu corpo em aço, que assumiu o codinome de Colossus. Considerada uma deusa na África, Ororo Munroe foi convocada por Xavier, por seus poder de controlar o clima e ficou conhecida como Tempestade. Kurt Wagner um mutante com aspecto demoníaco, mas um coração puro, tinha o poder de se teleportar e ficou conhecido como Noturno. Das colônia indígenas americanas veio o jovem e impulsivo John Proudstar, o mutante com habilidades sobre-humanas conhecido como Pássaro Trovejante. E por último e talvez a maior sacada de Claremont, fomos apresentados a um mutante baixinho, invocado e com ossos e garras de adamantium, chamado Wolverine.

Os novos X-men

Os novos X-men

Já na primeira história os novos X-men, tiveram que ajudar a equipe antiga a escapar de Krakoa, uma ilha cheia de perigos. No final da aventura descobrem que a própria ilha era um mutante, que se alimentava da energia de outros. Trabalhando juntas, as duas equipes conseguem eliminar o perigo de Krakoa, essa história, até hoje repercute no universo mutante.

Kitty Pryde, a Lince Negra

Kitty Pryde, a Lince Negra

Depois dessa aventura os X-men antigos decidem abandonar a escola, exceto pelo líder Ciclope, que decide continuar com os novos X-men. Muitos e muitos perigos depois, e muitos mutantes depois os X-men foram evoluindo e recebendo novos integrantes. A primeira a se juntar ao grupo foi a jovem Katherine Pryde, também conhecida como Kitty, a menina tinha o poder da intangibilidade, o poder de atravessar objetos sólidos. Kitty se tornou uma das personagens mais queridas do universo mutante e chegou a ganhar destaque atuando ao lado de Wolverine, e ganhando inclusive uma saga importante no Japão.

Depois de Kitty a próxima integrar a equipe foi a mutante conhecida como Vampira, inicialmente uma vilã que fazia parte da Irmandade de Mutantes, a garota tinha o poder de absorver habilidades e memórias de qualquer pessoa que tocasse, em alguns casos esse toque poderia ser mortal. Em sua ânsia de controlar os poderes e poder tocar alguém Vampira se regenera e se une aos X-men, depois de certa relutância da equipe a mutante é aceita.

A ladra de poderes

A ladra de poderes

Cristal, Longshot e Psylocke, foram as novas aquisições da equipe a passaram a integrar os X-men, algum tempo depois de Vampira. Cristal era uma cantora mutante que tinha o poder de absorver o som, transformando-o em luz. Podia emitir rajadas de luz concentradas e causar efeitos estroboscópicos. Longshot, um mutante oriundo de outra dimensão, controlada pelo ditador louco chamado Mojo, era um escravo cuja função era ser o astro do programa mais famoso da dimensão dos sem-espinha. O mutante tinha um poder incomum: a sorte. Desde que seus motivos fossem puros, tudo dava certo para o ingênuo Longshot.

Vampira, Cristal, Longshot e Psylocke

Vampira, Cristal, Longshot e Psylocke

Psylocke era a uma educada telepata inglesa, irmã do poderoso Capitão Britânia. Em uma aventura muito anterior a sua entrada nos X-men acabou perdendo a visão. Capturada por Mojo recebeu novos olhos e passou a integrar os X-men, o presente do vilão, é claro não tinha nada de altruísta, através dos olhos de Psylocke todas as aventuras dos X-men eram transmitidas para a dimensão de Mojo, tornando-se assim este, o programa de maior audiência entre os sem-espinha. Muito tempo depois Psylocke passaria por outra transformação, ganhando inclusive um novo corpo, tornando-se uma sensual chinesa, nessa fase desenhada pelo talentoso Jim Lee.

A equipe mutante foi crescendo cada vez mais, acompanhando o próprio crescimento do universo mutante. Entre saídas e entradas conhecemos a pirotécnica Jubileu, que tinha o poder de gerar fogos de artifícios e por algum tempo foi a nova sidekick de Wolverine. O galanteador e enigmático Gambit, que sempre manteve uma relação atribulado com Vampira. Vale destacar uma curiosidade. Com a entrada de Gambit, e o romance com a mutante intocável a Marvel registrou um aumenta no número de garotas que passaram a ler X-men, interessadas na novela de Vampira e Gambit, que rendeu muitos encontros e desencontros.

Gambit

Gambit

Mais de quarenta anos de histórias mutantes tornam quase impossível citar todos que já participaram da equipe. Temos ainda o irmão de Ciclope, o poderoso Destrutor. Lorna Dane, a Polaris, com poderes magnéticos muito parecidos com os de Magneto. Solaris um honrado, porém orgulhoso guerreiro japonês, que chegou a integrar brevemente a segunda equipe de X-men. Da Irlanda veio um dos personagens mais cool da equipe, o sensato Banshee, com seus poderes sônicos. Na equipe entrou ainda, uma das vilãs mais ferrenhas dos X-men, a telepata e rainha Branca do Clube do Inferno, Emma Frost, uma das mais importantes X-men atualmente.

xmen6

A sexy Emma Frost

Vindos do futuro tivemos a participação de Bishop, Cable (filho de Ciclope e Madelyne Pryor, que foi mandado ao futuro para ser salvo da morte)e a Rachel Summers (filha de Ciclope e Jean Grey num futuro alternativo). Tivemos breves participações de Cecília Reyes, uma médica negra cujo poder era um campo de força, a impetuosa Medula, que podia alterar sua estrutura óssea projetando armas do próprio corpo e até mesmo o fiasco chamado Larval, um mutante cujo poder eram duas larvas que devoravam qualquer coisa que viam pela frente(pfff).

O fato é que mesmo com alguns personagens mais fracos, mudanças constantes de roteiristas e desenhistas os X-men passaram por grandes sagas. E a partir da próxima semana, falaremos de algumas das sagas mais importantes dos X-men e seus reflexos para o universo mutante.

To be continued…

Anúncios

3 Responses to Os fabulosos X-men

  1. wallysson disse:

    eu adorei o site porque fala muito da vida dos herois mutantes

  2. michel disse:

    eu e meus amigos fizemos um grupo chamado (titãns) q são eu (michel)com o poder da intangibilidade , Eliandra com o poder do cotrole climatico , ismael com assas e controle do vento , martinho com pirocinese , willian com telecinese , e mais alguns.

    eu lie essa historia dos x-men eu achei incrivel.

  3. If you want to improve your knowledge simply keep visiting this site and be updated with the newest news
    posted here.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: