[Rec]

Discuta esse post no Fórum Omega Geek.

banner_cinema1Essa semana vou falar de um filme que já deve ter estreado aqui nos cinemas do Brasil e que foi um dos que mais me deixou tenso e nervoso em toda a minha vida.

rec-poster

[Rec] ([Rec], 2007) conta a história de uma repórter e um cameraman de uma TV espanhola acompanhando a madrugada do corpo de bombeiros. Quando todos já tinham sido entrevistados, tudo de interessante do quartel já tinha sido mostrado e a reportagem parecia ser um fiasco, eis que surge um chamado: uma velhinha doente precisava de ajuda. Assim, a equipe de TV e dois bombeiros vão até o local, um prédio residencial. Chegando lá, encontram uma dupla de policiais e os moradores do prédio, dizendo que a velha andava muito estranha e não parava de gritar, etc.

É então que a a coisa degringola de uma maneira absurda e extremamente tensa.

velha_maluca

Quando sobem até o apartamento da velha maluca, eis que eles a vêem coberta de sangue e extremamente perturbada. Quando, do nada, a velha pula no pescoço de um dos policiais e o morde, chegando a arrancar pedaço (numa cena visceral, pois isso é claramente mostrado). Um dos bombeiros consegue segurar a velha, enquanto o resto desce até o saguão do prédio. É aí que eles percebem que a rua está tomada por policiais, forças especiais e toda a sorte de forças de repressão, que lhes informam que o prédio está sob quarentena por suspeita de contaminação, e que ninguém ia sair até que a situação estivesse sob controle. Aí já dá pra ter uma idéia do horror que está pra vir.

Toda a tensão do filme se deve ao estilo documental do mesmo. Não que isso seja novidade, já que A Bruxa de Blair e Cloverfield utilizaram esse mesmo estilo, pra citar dois exemplos. Só que, ao contrário dos supracitados, em [Rec] você realmente vê as coisas acontecendo. As pessoas sendo atacadas, a fúria dos zumbis, tudo é mostrado às claras. Somado a isso, ainda temos o desespero do cameraman e da repórter, muitas vezes indefesos perante os ataques. E mesmo quando a câmera poderia estar desligada, os roteristas encontram uma maneira de justificar o ato do cameraman em continuar gravando. O filme é conduzido tão bem pelos dois diretores (Jaume Balagueró & Paco Plaza) que em vários momentos eu realmente fiquei com medo das coisas que estavam acontecendo. A maquiagem do filme também merece os parabéns.

rec2

O final poderia ser considerado mediano/fraco, não fosse ele responsável por um dos momentos mais tensos de toda a película. Daqueles de dar nós no estômago a fazer as mãos se crisparem. Obviamente, não vou entrar em mais detalhes sobre isso; quem ficar curioso que assista!

Quem quiser, pode comentar no tópico desse filme, ou , discutir sobre outros filmes de zumbis em geral no Fórum Omega Geek.

4 respostas para [Rec]

  1. nanigga disse:

    Filme do capeta, não tomei graaaandes sustos, mas PQP como fiquei TEMÇO!

  2. Marília disse:

    Esse filme é muito bom! Dos filmes de ‘terror’ que já vi, esse tá na lista top. Apesar de que não conseguirei vê-lo novamente, porque é muita “tensão”. E eu sou absurdamente medrosa. Hahaha.

    Engraçado que caí no blog de vocês por acaso (vi o link no last.fm de um dos membros, se não me engano) e estava justamente relendo uma postagem minha sobre este filme.

    Gostei do blog de vocês.

    Até mais!

  3. ninhodecoruja disse:

    Um dos melhores filmes que eu já vi. No cinema não tinha como não ficar tenso.

  4. Jaun disse:

    Curti pra karai o filme .. .tomei alguns sustos … mais oque eu mais gostei .. foi o estilo que foi filmado … Muito Bom o filme … se bem ki é quase uma mistura de Eu sou a lenda com Resident Evil né .. =/

    Saiu barato o filme .. só usaram uma camera😄

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: