[Semana OMG #5] Hussein Eleito!

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek!
Semana Omega Geek #5

Apesar das desconfianças que todos tinham, as pesquisas se confirmaram e Barack Hussein Obama (47 anos) foi devidamente eleito o primeiro presidente negro dos EU da A. A diferença de poucos pontos que as pesquisas mostravam foram pulverizadas na eleição, com Obama vencendo McCain por 364 votos à 163 (lembrando que os votos finais são apenas dos delegados de cada estado).

Barack, Combo Breaker

Obama tem uma carreira política exemplar. Depois de terminar o doutorado de advocacia em Harvard em 1991, ele escreveu um livro, se tornou líder comunitário, casou, lecionou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago e trabalhou em diversos projetos e firmas de advocacia. Em 1996 ele é eleito pelo parlamento de Illinois (um cargo parecido com o do vereador brasileiro) e reeleito em 2000. Ganhando destaque dentro do estado, ele se eleje como o terceiro senador negro dos Estados Unidos em 2004. No mesmo ano, ele começa a ganhar fama nacional com um inspirado discurso na Convenção Democrata para, três anos depois, anunciar oficialmente que concorreria pela cadeira na Casa Branca. Nas primárias, sua principal adversária era a favorita Hillary Clinton, que quase o tirou da disputa principal. Com todos os problemas superados, só restava John McCain para impedi-lo de chegar a presidência e… FAIL.

Com foco na mudança, Obama conquistou milhares de eleitores.

Com foco na mudança, Obama conquistou milhares de eleitores.

A campanha de marketing feita pelo comitê de Obama é considerada exemplar. A idéia trabalhada desde o início foi utilizada com perfeição e atingia a raiz do problema. Com o mote de mudança (change) e esperança (hope), Obama atraiu não só os eleitores que já estavam engajados com a política, mas conseguiu convencer milhares de novos eleitores para as urnas, um objetivo que poucos candidatos conseguiram alcançar. A campanha de Obama utilizou não só as mídias convencionais, mas variou muito seu foco também. Internet, jogos do xbox e até um aplicativos para o iPhone fizeram parte do “cardápio” de mídias utilizadas. Uma campanha jovem e efetiva.

Após a eleição, Obama não decepcionou. Uma hora depois de ter sido confirmado como eleito, ele fez um discurso emocionante que tocou não só os americanos, mas à todos que ouviram as palavras.

Estas eleições contaram com muitos inícios e muitas histórias que serão contadas durante séculos. Mas uma que tenho em mente esta noite é a de uma mulher que votou em Atlanta. Ela se parece muito com outros que fizeram fila para fazer com que sua voz seja ouvida nestas eleições, exceto por uma coisa: Ann Nixon Cooper tem 106 anos. Nasceu apenas uma geração depois da escravidão, em uma era em que não havia automóveis nas estradas nem aviões nos céus, quando alguém como ela não podia votar por dois motivos – por ser mulher e pela cor de sua pele. Esta noite penso em tudo o que ela viu durante seu século nos EUA – a desolação e a esperança, a luta e o progresso, às vezes em que nos disseram que não podíamos e as pessoas que se esforçaram para continuar em frente com esta crença americana: Podemos. Em uma época em que as vozes das mulheres foram silenciadas e suas esperanças descartadas, ela sobreviveu para vê-las serem erguidas, expressarem-se e estenderem a mão para votar. Podemos. Quando havia desespero e uma depressão ao longo do país, ela viu como uma nação conquistou o próprio medo com uma nova proposta, novos empregos e um novo sentido de propósitos comuns. Podemos. Quando as bombas caíram sobre nosso porto e a tirania ameaçou ao mundo, ela estava ali para testemunhar como uma geração respondeu com grandeza e a democracia foi salva. Podemos. Ela estava lá pelos ônibus de Montgomery, pelas mangueiras de irrigação em Birmingham, por uma ponte em Selma e por um pregador de Atlanta que disse a um povo: “Superaremos”. Podemos. O homem chegou à lua, um muro caiu em Berlim e um mundo se interligou através de nossa ciência e imaginação. E este ano, nestas eleições, ela tocou uma tela com o dedo e votou, porque após 106 anos nos EUA, durante os melhores e piores tempos, ela sabe como os EUA podem mudar.

Podemos. (Barack Obama)

Será que alguém ainda acredita em Gil Scott-Heron?

Ps. Para ler o Discurso completo de Obama, clique aqui.

Uma resposta para [Semana OMG #5] Hussein Eleito!

  1. […] Battle Nerds Blog created an interesting post today on [Semana OMG #5] Hussein Eleito!Here’s a short outline. Internet, jogos do xbox e até um aplicativos para o iPhone fizeram parte do “c… […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: