Maus – O holocausto em preto e branco

Discuta este post também no fórum OmegaGeek

maus1

Uma das páginas mais tristes da história da humanidade tem sido contada através de diversos meios de comunicação e, a cada vez que essa história é recontada, uma ferida é reaberta em cada um de nós, mostrando do que os homens são capazes em nome da intolerância. Filmes, livros, documentários, músicas, diversos meios têm servido de instrumento para nos relembrar desse momento terrível. Quando pensamos que nada mais pode nos chocar, aparece uma história em quadrinhos muito mais dramática do que muitos livros já escritos.

A história em quadrinhos em questão é Maus, autoria de Art Spiegelman, publicada no estilo livro-reportagem (quem acompanha o blog vai lembrar que já citamos Maus aqui no post sobre Persépolis) em 1986 e 1991, republicada em 2005 em edição única. Na histórima Vladek conta a seu filho uma impressionante história sobre a segunda guerra mundial, desde a invasão da Polônia pelos alemães adentrando os portões de Auschiwtzm e o extermínio de milhões de judeus. Para sobreviver, Vladek deve tomar decisões que mudarão seu destino para sempre.

maus2O primeiro ponto forte do livro é mostrarm passo-a-passom as estratégias cruéis dos nazistas para desumanizar totalmente os judeus, fazendo-os se sentirem como se fossem animais. Todo ódio, desprezo e intolerância do nazismo estão nesse livro e Spiegelman não poupa o leitor de passagens chocantes. Tudo que já ouvimos falar sobre o extermínio dos judeus está li.

A obra se divide em dois planos distintos, presente e passado, que se alternam ao longo da narrativa de Spiegelman. O passado está nas histórias de Vladek a respeito da segunda guerra mundial, a qual seu filho Artie está justamente transpondo para os quadrinhos. E o presente está na dificuldade de Artie se entender com o pai, aceitar as suas ‘esquisitices’, muitas delas seqüelas psicológicas das experiências traumáticas pelas quais o pai passou durante a guerra.

Outro ponto forte do livro é justamente essa transposição da história do holocausto para uma história em quadrinhos e, contrariando o que muitos pensaram quando o livro foi lançado, Maus não perde em nada a carga dramática por ser uma história em quadrinhos; muito pelo contrário. Brilha com o ineditismo do tema nesse formato. Principalmente pela forma com que Spiegelman retrata seus personagens: os judeus são caracterizados como ratos, os alemães como gatos, os poloneses como porcos e lá no final a cavalaria americana aparece retratada, obviamente, como cães.

Apesar do clima tenso, a história é, ainda assim, permeada pelo sentimento de esperança. Seja ela esperança no futuro, e no que há de bom nas pessoas – porque existe altruísmo mesmo nas horas mais trágicas – e Spiegelman destaca isso diversas vezes durante a história. O grande trunfo dessa, que é uma das maiores histórias em quadrinhos já publicadas, é justamente esse,:nos fazer ver que mesmo nas piores adversidades podemos fazer a diferença e que mesmo diante da maior atrocidade o ser humano ainda assim pode prevalecer e se tornar melhor.

Desnecessário dizer que a leitura de Maus é obrigatória, não só para amantes de quadrinhos, mas para qualquer pessoa que queira conhecer um pouco mais sobre a cruel realidade do holocausto.

maus3

5 respostas para Maus – O holocausto em preto e branco

  1. Lukaz disse:

    Eu já ensaiei de comprar essa HQ várias vezes.

  2. nanigga disse:

    Lukaz, vale muito a pena comprar essa HQ. Na verdade vale cada centavo.
    E é o tipo de livro que vc tem que reler de tempos em tempos.

  3. Pan disse:

    vou comprar e ler, juro. SÓ NÃO SEI QUANDO. se quiser me dar um de presente eu aceito grandão.

  4. nanigga disse:

    Utilidade pública: Gente, quem tiver interesse em comprar, achei o mais barato na FNAC, R$ 30,10. Enquanto nas demais tá na faixa dos quarenta reais.

    Mais detalhes clica aqui.

    Fikdik!

  5. Lukaz disse:

    Então Marco. Eu já achei para vender com bons preços, mas sabe o tipo de coisa que sempre deixo pra outro dia? Então.

    Vou tentar comprar na próxima vez que eu ver.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: