O simpático Bone de Jeff Smith

Discuta este post também no fórum OmegaGeek

Há tempos eu queria escrever um post sobre Bone, mas sempre fiquei meio receoso, por não ter lido a série como deveria, o que é um erro de minha parte, pois o branquinho é um personagem cativante. Mas, como hoje em dia conhecer quem sabe é muito mais importante do que saber fazer (um viva para o networking), eu acabei pedindo a um amigo lá do fórum Omegageek, que conhece melhor a história de Bone do que eu, pra que ele escrevesse o post de hoje. E não é que ele aceitou o desafio? Pois é, as próximas linhas, foram escritas pelo Flavio Fujita (o Flake lá do fórum) e espero que vocês curtam o texto dele.

————————————

Em 1991, Jeff Smith começava um projeto arriscado: escrever, desenhar e publicar, de forma independente, uma HQ em preto e branco, misturando humor leve e fantasia épica, chamada Bone. O próprio autor assim define o trabalho: “O Senhor dos Anéis encontra Pernalonga. Imagine o Pernalonga sapecando um grande beijo molhado na boca de Aragorn e você terá a idéia básica.”

Foram 55 edições em um período de treze anos pela Cartoon Books, uma breve passagem pela Image Comics e inúmeros prêmios conquistados, incluindo 10 prêmios Eisner e 11 Harvey. Em 2005, a Time incluiu Bone entre as dez melhores graphic novels de todos os tempos.

Os Bones são criaturas pequenas, brancas e carecas, mas que falam e agem como humanos. A história é centrada nos primos: Fone, Phoney e Smiley. Expulsos de Boneville, sua cidade natal, após uma desastrosa campanha eleitoral de Phoney, eles vão parar em um vale desconhecido, onde vão se envolver com humanos, como Vovó Ben e Espinho, dragões e criaturas ratazanas, enquanto procuram uma forma de voltar para casa.

Personagens principais:

Fone Bone

Seu bom-senso e coragem tornam-no o líder natural entre os primos. Fone está sempre salvando Phoney das encrencas em que se mete. Adora Moby Dick e tenta ocultar uma paixão secreta por Espinho (todo mundo percebe, é lógico).

Phoncible P. “Phoney” Bone

O mais velho entre os três e de longe o que mais problemas causa aos demais, devido à sua insaciável sede por dinheiro. Apesar de egoísta, manipulador e ganancioso, demonstra que de fato se importa com seus primos e os defende quando necessário.

Smiley Bone

Simplório, despreocupado e um tanto amalucado, ele é o comparsa usual de Phoney nas maquinações deste, por não questionar ordens, mas comumente toma decisões (desastradas) por conta própria. Gosta de ajudar os outros (ou, dependendo do ponto de vista, torturar seria o termo mais correto).

Espinho

A primeira humana que Fone encontra no vale e pela qual se apaixona, Espinho é uma garota criada pela avó em uma fazenda, mas que está à beira de descobrir seu verdadeiro passado.

 

Vovó Ben

É a mais famosa competidora da Grande Corrida das Vacas, por sempre vencer a pé todo mundo. Extremamente forte, durona e meio rude, Vovó Ben tem, no entanto, adiado revelar a Espinho sobre o legado da família.

O Grande Dragão Vermelho

Aparecendo nos momentos mais imprevisíveis, o Dragão Vermelho é lacônico e, por vezes, divertido. Ninguém na região, porém, parece acreditar que na existência desta criatura.

 

Uma história cheia de nuances

Se a leitura alterna momentos de tensão, humor e aventura, também há contraste entre o estilo de desenho dos Bones, mais icônico e enxuto, e as demais personagens e os cenários, mais realistas e detalhados. O resultado é uma leitura divertida e fácil, que trata da passagem da infância para as agruras do mundo adulto, em que decisões precisam ser tomadas e atos geram conseqüências que moldam nossa existência.

No Brasil, a Via Lettera ainda não acabou de publicar Bone. O volume mais recente é o 13º – Pedras de Oração. Nos EUA, além de existir um volume único em preto e branco, com a história completa, estão saindo periodicamente novos volumes colorizados, com o nono e último previsto para fevereiro de 2009.

E não é só isso…

Agora que você já leu este artigo, e conheceu um pouquinho da história de Bone, aproveite também para se divertir com os personagens de Jeff Smith. O site da Scholastic, editora responsável pela publicação nos EUA atuamente, tem uma seção de jogos todos dedicados ao Bone. Entre os jogos que você pode escolher há a opção de bancar o Jeff Smith, criando sua própria história(utilizando cenários e personagens do autor); você pode também relaxar enquanto atinge ratazanas com um estilingue; ou até mesmo participar da famosa corrida das vacas competindo com a vovó Ben. Pra acessar os jogos basta clicar aqui.

Então boa diversão e ótima leitura.

4 respostas para O simpático Bone de Jeff Smith

  1. polly disse:

    Texto muito bom. Obrigada por postá-lo🙂

  2. nanigga disse:

    Obrigado pelo elogio Polly, se estiver interessada em discutir Bone, ou outros quadrinhos recomendo que se cadastre lá no fórum Omegageek, que tem muitos outros artigos sobre quadrinhos!

    http://forum.omegageek.com.br

    fikdik

  3. Yorick disse:

    onde se acha scans de bone??? onde moro não chegam revistas dessa qualidade

  4. Renato Rea disse:

    Cuidado turma, pois a VIa Lettera é uma farsa!
    Fui vítima desta péssima editora que parou a coleção BONE no meio, para quem como eu foi prejudicado sugiro fazer reclamação no “reclameaqui” e espalhar o máximo possível para queimar este bando de moleques da Via Lettera!
    Quem quiser se inspirar ou mesmo copiar minha reclamação:
    http://www.reclameaqui.com.br/3033280/via-lettera/serie-bone-enorme-desrespeito/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: