A Importância da Arquitetura de Informação

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek

Quantas vezes você, navegando na internet, já se deparou com um site cheio de informação onde você nunca consegue encontrar o que precisa? Ou, então, algum site que roda maravilhosamente bem no Internet Explorer, mas incrivelmente mal no Firefox? Ou mesmo páginas horrivelmente pesadas para carregar?

Todos esses são exemplos de má/falta de Arquitetura de Informação.

Se a Arquitetura tradicional consiste em projetar ambientes confortáveis, de fácil assimilação pelos usuários e funcionais, a Arquitetura de Informação faz isso em ambientes informacionais. Pode ser um site, um sistema operacional ou mesmo um software. A A.I. serve como elemento organizador de sistemas de informação, a fim de evitar o caos natural a qualquer sistema sem uma força que o organize. O crescimento cada vez maior de páginas na internet (e da informação contida nessas páginas) torna vital o trabalho do Arquiteto da Informação de hoje.

Apesar de não ser nem designer e nem programador, o Arquiteto da Informação deve conhecer todas as etapas do processo de criação de um sistema informacional. E, mais importante do que tudo isso, é necessário que ele conheça o usuário daquele sistema. Só a partir desse conhecimento é que se pode trabalhar em cima do fluxo de informações da página e da interface dessas informações.

O Instituto de Arquitetura de Informação tem, atualmente, cerca de 1.400 membros cadastrados no mundo todo. Dada a demanda cada vez maior por sistemas de informação úteis e confortáveis para o usuário, pode-se considerar a A.I. como uma das profissões mais promissoras no ramo de Tecnologia.

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: