O Destino da Ciência

Discuta este post no Fórum Omega Geek

O mundo nunca foi tão complicado quanto é hoje. E nunca se entendeu tanto o modo como ele funciona. O futuro guarda ainda mais descobertas e espera-se encontrar as respostas para as perguntas que atormentam o homem desde quando ele parou para pensar: “De onde viemos?”, “Para onde vamos?”, “Deus existe?”…

Químicos, Biólogos, Físicos, Matemáticos, Sociólogos… São tantas pessoas que trabalham e/ou estudam ciência, que até podemos nos confundir. Neste post, eu vou divagar sobre os feitos das ciências EXATAS, ou seja, nada de teorias socialistas e devaneios psicológicos.

Não restam dúvidas que muitas descobertas nos trouxeram para onde estamos hoje. Não fosse a descoberta de que sementes + terra fértil + água = planta nova, o homem não teria deixado de ser nômade e, eventualmente, não existiriam vilas e cidades.

A observação sempre foi uma das ferramentas mais fiéis dos cientistas. Perceber que algumas pedras derretiam quando expostas ao fogo e que, quando esfriavam, formavam algo duro e resistente levou à utilização de metais como matéria prima para ferramentas, armas, utensílios, etc… O fogo não estaria nessa história se algum homem não tivesse notado que as chamas tornavam a carne mais fácil de comer, esquentava o corpo e afastava os animais perigosos.

Mais observações levaram a mais descobertas, e novas teorias foram criadas. Desde as mais absurdas, como acreditar que tudo é formado por diferentes combinações de ar, fogo, terra e água, até as mais complicadas, como as equações da Quântica. Todas tiveram seu papel no acúmulo do conhecimento. Se um dos maiores clichês que ouvimos na escola é “Aprendam com os erros”, os cientistas devem ser os maiores experts na área. Sem essa capacidade de aprender com os erros, Thomas Edison não teria inventado a lâmpada. Ele testou mais de duzentos materiais para fazer o filamento. E disse por fim que não havia errado 200 vezes, havia descoberto duzentas maneiras de NÃO fazer a lâmpada.

Atualmente, os cientistas estão deixando de se preocupar com o mundo macroscópico, e direcionando seus olhares ao mundo microscópico, já que queremos maximizar eficiência e diminuir tamanho. A nanotecnologia avança cada vez mais, mas podemos avançar muito mais. Com a melhoria dos computadores (valeu computeiros o/), logo chegará uma época em que, se eu quiser preparar uma molécula com a propriedade X, eu calculo rapidamente que interações preciso que ela tenha e sintetizo no computador… Somente depois é que irei ao laboratório para misturar os reagentes.

O mundo caminha para a resolução das questões sem resposta. E com certeza, quando estas perguntas forem respondidas, mais perguntas surgirão. E assim será até o fim dos tempos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: