Violência no Cinema

Discuta esse post no Fórum Omega Geek.

Analisando a história do cinema é interessante notar como a violência explícita ganhou espaço na telona, nos últimos 30 anos. Desde Laranja Mecânica, mostrar espancamentos, estupros e mutilações vem se tornando corriqueira na Sétima Arte. Considerando que o Cinema, além de entreter, funciona como um radar da própria sociedade (quando não é somente feito pra entreter e ganhar dinheiro), podemos afirmar que a sociedade em si mudou, e o cinema com ela.

Começando com Laranja Mecânica, nele Kubrick mostra a violência nua e crua, mas, bizarramente, usando de uma ironia gritante, todos aqueles atos parecem normais, em um primeiro olhar. Como a cena do espancamento.


(essa cena é extremamente perturbadora)

Com O Poderoso Chefão a violência no cinema encontrou seu nicho: os filmes de mafiosos. Com surras e mortes épicas (e, cabe dizer, bastante gráficas), Coppola conseguiu transformar o filme em um clássico da violência explícita, principalmente pela cena da morte de Sonny Corleone.


(ISSO é máfia!)

E, obviamente, não dá pra esquecer o rei da violência no cinema, Joe Pesci. O conjunto baixa estatura + voz esganiçada não deveriam fazer dele o homem mais ameaçador do mundo. Deve ser por isso que suas cenas são tão intensas.


(coletânea bem legal de vídeos dele)

Finalmente chegamos ao ano de 2008 com o ganhador do Oscar, Onde os Fracos Não Têm Vez, filme onde os Irmãos Coen apresentam o assassino mais perturbador e frio dos últimos tempos: Anton Chigurh.


(infelizmente, no Youtube essa cena só está disponível em italiano.)

E vocês, quais filmes violentos recomendam? Eu sei que isso aqui está muito raso; se eu fosse citar tudo o que queria, esse post ficaria quilométrico. Então, discutam isso no Fórum Omega Geek.

Anúncios

One Response to Violência no Cinema

  1. Cauli Fernandes disse:

    você estava com vontade de escrever isso? ou só teve que cumprir uma meta pra entregar o texto no dia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: