Os lucros exorbitantes da Nintendo e o descontentamento dos fãs hardcore

Discuta esse artigo no Fórum Omega Geek, clicando aqui

Que o mercado de games já ultrapassou os lucros do mercado cinematográfico faz tempo, todo mundo sabe. Que a Nintendo revolucionou o mercado de games com o lançamento do Nintendo DS e do Wii, a maioria também sabe. O que você provavelmente não sabe é que o lucro por funcionário da Nintendo já beira os U$1.6 mi, o que torna a empresa mais lucrativa (no cálculo “por funcionário contratado”) que o Google. A informação é oficial e vem da respeitada Financial Times. O cálculo tem seu lado injusto, pois a empresa mantém menos de 3 mil funcionários contratados, o que é pouco se comparado ao Google, que tem mais de 16 mil funcionários.

DS imprime dinheiro

Brincadeira cheia de verdade: DS é máquina de fazer dinheiro

Você pode até pensar “kiko tenho a ver com isso”, mas caso seja um fã de séries de peso como Legend of Zelda e Metroid, seus dias de fã hardcore feliz tendem a ficar mais difíceis. A coisa é simples: a Nintendo já deixou claro, inclusive na mais recente edição de um dos maiores eventos de games do mundo, a E3, que sua postura tem sido a de desenvolver jogos mais casuais. Novos e velhos títulos que visam uma gama mais ampla de usuários não-hardcore e que tendem a ter boas vendas por um longo período, especialmente se comparado a títulos de peso como Legend of Zelda, que exigem altíssimos investimentos e cujas vendas só são extraordinárias nas primeiras semanas.

Nintendo também domina mercado de VGs caseiros com o Wii

Nintendo também domina mercado de VGs caseiros com o Wii

Como culpar a Nintendo por, teoricamente, “abandonar os fãs” quando claramente usa uma estratégia que vem dando mais que certo? Não tem como. O fato é que os fãs continuarão descontentes e só têm a agradecer caso a empresa anuncie mais jogos das séries mais hardcore. A opção desses jogadores é deixar o Wii empoeirar um pouco enquanto espera lançamentos e migrar para o próprio DS, que em meio a títulos casuais tem ótimos lançamentos como os novos Final Fantasy, Fire Emblems e Castlevanias e, claro, para a concorrência, que tem na guerra entre PS3 e Xbox360 uma briga acirrada por cada 0.1% do mercado de gamers hardcore.

Verdade seja dita: a Nintendo está no paraíso. Ela literalmente criou um novo nicho de mercado quando trouxe gente que nunca se interessou por video games pra dentro dele e deve usufruir muito disso nos próximos anos. Não espero por uma postura dedicada aos antigos fãs em breve, pois eles são uma empresa. Uma empresa que está dando muito certo.

O site VG Chartz  apresenta gráficos que mostram a quantas anda o mercado de games. O gráfico mais recente pode ser visto abaixo. Se você se assustou com a situação do PS3, talvez não saiba nós já retratamos o que vem acontecendo de ruim com ele.

Gráfico de vendas dos Video Games

Gráfico de vendas dos Video Games

Discuta esse artigo no Fórum Omega Geek, clicando aqui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: