O Apanhador no Campo de Centeio

Discuta essa postagem no Fórum OmegaGeek

Alguns livros são conhecidos pelas histórias envolventes. Outros, pelos personagens marcantes. Outros ainda, pelos universos no qual estão inclusos. Certos livros, entretanto, são especialmente marcantes, mesmo que tenham grande qualidade, pelas histórias bizarras que o envolvem.

Esse último caso é o de “O Apanhador no Campo de Centeio” (‘The Catcher in the Rye’) . Escrito por Jerome David (J.D.) Salinger em 1951, o livro não tem uma história épica, especialmente trágica ou algo assim. Sua história é bem simples, aliás.

Holden Caulfield é um adolescente comum, estudante de um internato para garotos ricos. Após ter bombado quase todas as matérias, Holden resolve voltar para casa mais cedo, nas férias de inverno. Mas a falta de coragem para contar à família, o faz atrasar sua chegada. Ele fica então um fim de semana num hotel em Nova York, refletindo sobre sua nem-tão-longa-assim vida, e procura algumas pessoas para quem possa falar sobre o que passa em sua cabeça. E basicamente é isso.

Se é só isso, de onde vem esse ‘hype’ sobre livro?

A história de Holden é marcante, pois ela transformou a visão que se tinha dos adolescentes na época em que foi lançado. Pode-se dizer, inclusive, que o livro foi um dos responsáveis pela própria existência de uma “cultura adolescente”. Antes da década de 50 a adolescência era apenas uma fase entre a infância e a idade adulta. Mas o livro mostra uma face muito interessante dessa “fase”. A confusão, as preocupações, a rebeldia, a contestação aos mais velhos, os pensamentos às vezes absurdos, enfim, essas coisas que fazem parte da adolescência.

Claro que hoje um simples livro “sobre adolescentes, para adolescentes” é coisa banal, mas este foi escrito na década de 50, e acertou em cheio ao falar do mundo dos jovens da época, pois criou uma identificação muito forte e rápida com aqueles garotos que nunca tinham visto “eles mesmos” como um protagonista na literatura.

E quais seriam as histórias bizarras, envolvendo o livro, que eu citei no início do post?

O próprio autor do livro, J.D. Salinger, é um cara estranho. Apesar de seu talento, de ser um escritor famoso, com muitos contos publicados, ele é uma espécie de ermitão excêntrico, tendo inclusive morado numa casa isolada no topo de uma montanha. Se recusa a dar entrevistas, a ser fotografado, não concede direito de adaptação de suas obras para o cinema, e parou de escrever há 43 anos.

Outra história famosa envolvendo o livro é uma teoria de conspiração. O assassino de John Lennon, Mark Chapman, era um fã do livro. Carregava-o quando cometeu o crime, quando foi preso estava lendo-o e declarou que o motivo pelo qual tinha cometido o assassinato estava no livro. O homem que atirou no ex-presidente americano Ronald Reagan, John Hincley Jr., também tinha um exemplar do livro. A teoria conspiratória diz que o livro é utilizado como gatilho, para despertar assassinos programados dentro de pessoas previamente “pré-programadas”.

O fato é que o livro é ótimo, e vale muito a pena ler, mesmo que você eventualmente tente matar o presidente depois.

Anúncios

4 Responses to O Apanhador no Campo de Centeio

  1. Laura disse:

    matar o presidente seria um favor
    e não algo ruim huhu

    Quando tiver tempo eu com toda a certeza vou ler =]

  2. neto disse:

    legal….onde conssigo uma edição em portugues?

  3. leticia disse:

    o livro é bobo, voce le e acha que ta conversando com alguem, nao conta uma grande historia, mas é maravilhoso!!!
    fiquei triste quando acabei de ler, recomecei na mesma hora!
    dá vontade de conhecer o holden, e chega uma hora que a gente pensa: nossa, eu teria escrito da mesma forma, igualzinho!!

    uma ediçao em portugues: mercado livre ou submarino.

  4. paula koise disse:

    oi, eu nao gostei desse livro!!!!!!!!!!!!! eu li, achei o portugueiiis muito errado e dificeeeellll mas tudo beleza gente eu amo ler principalmente livos que são educativos poren n entendo muito mas isso é bom para a aprendizaginnn. viva euuuu 😀 yay me!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: