Montage: pouco usado mas ainda existente

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek, clicando aqui

Você pode não saber o que é um Montage, mas com certeza já viu um. Famosos especialmente nos anos 80, a técnica Montage, cujo nome naturalmente vem do francês, consiste em reduzir uma considerável parte da história do filme em cenas curtas, geralmente com trilha sonora. Isso ocorre especialmente quando se trata de algo que envolveria uma grande mudança na história, demandaria bastante tempo de filme e o diretor resolve dar enfoque a outros momentos da obra, encurtando essa mudança. Enfim, juntar uma penca de coisa que dão uma idéia de progresso, com uma música de fundo.

Não sacou ainda? Então pensa no filme Rocky. Pensa no franguinho virando um gavião em três minutos de filme. Lembra daquele momento de superação e “virada de jogo” em que aparentemente após ter treinado mais que qualquer outro ser humano ele sobe as escadas correndo e ergue os braços ao som de Gonna Fly Now e em poucos minutos está pronto pra enfrentar qualquer ser adversário do planeta? Aquilo foi um Montage. Se você não lembra ou não assistiu Rocky, vale checar o vídeo da cena, clicando na imagem abaixo, pra refrescar a memória.

A técnica do Montage praticamente caiu em desuso, sendo hoje mais utilizada em cenas de “tiração de sarro” da quase febre dos montage dos anos 80 do que como algo sério em dramas e filmes de ação. A verdade é que o Montage deu lugar ao que hoje chamamos de Music Vídeos, hoje facilmente feito pelos próprios fãs ao compilar cenas de um filme e adicionar uma trilha sonora.

Ficou curioso para conhecer outras cenas famosas de Montage no cinema? Acessando o site http://www.movie-montage.com e indo direto à aba montages, você poderá se deliciar (ou não) com diversos exemplos dessa técnica curiosa, em que dezenas de compras são feitas, edifícios inteiros são construídos e investigações são concluídas em minutos; tudo com música tema. Infelizmente o site não dispõe de vídeos, então ficam aí mais algumas opções que garimpei no youtube, inclusive o de Shrek e do Ace Ventura, que são bem “tiração de sarro”.

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek, clicando aqui

2 respostas para Montage: pouco usado mas ainda existente

  1. mey disse:

    incarei o blog pro rafa, meu namorado… curtirá mais do que eu, que adorei!

    bjs

  2. mey disse:

    indicarei o blog e adicionarei no meu. adorei.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: