Calvin e Haroldo – O mundo é realmente mágico

Discuta esta postagem no Fórum Omega Geek, clicando aqui

Não existe lugar mais mágico do que a imaginação de uma criança. Essa afirmação é real principalmente quando estamos falando de um menino criativo, hiperativo e extremamente filosófico, cujo melhor amigo é um tigre de pelúcia muito inteligente e sarcástico.

Estou falando de Calvin que, junto com seu inseparável amigo Haroldo, vem encantando adultos e crianças desde 1985, nas divertidas, e ao mesmo tempo simples, tiras de Bill Watterson. E quando eu digo simples não significa que o tema seja ordinário ou corriqueiro, mas a simplicidade a que me refiro está na forma como Watterson consegue captar tão bem as nuances da personalidade de uma criança. Calvin é um menino real, como tantos meninos que eu e você conhecemos, curiosos, questionadores e algumas vezes irritantes, mas ainda assim adoráveis.

A série Calvin e Haroldo(Calvin and Hobbes no original) foi publicada por dez anos consecutivos, até 1995 quando Watterson decidiu que não escreveria mais as histórias da dupla, cujos nomes foram inspirados em dois filósofos famosos. Haroldo, ou Hobbes no original, herdou seu nome de Thomas Hobbes, um filósofo do século XVII, que possuía uma visão obscura da natureza humana. Já Calvin teve o nome inspirado no teólogo Jean Calvin, do século XVI, um dos responsáveis pela reforma na Igreja católica que originou o protestantismo.

A característica principal de Calvin é a constante indagação a respeito do seu lugar no mundo. Calvin questiona sua relação com os pais, com sua professora, com sua amiga e maior antagonista, Suzie e até mesmo com os monstros que moram embaixo de sua cama. Não tem como ficar indiferente aos debates filosóficos de Calvin e Haroldo durante uma guerra de bolas de neve – na qual o tigre geralmente leva vantagem – ou nas tiras em que os dois estão entediados, buscando um sentido na vida enquanto decidem se devem ficar deitados sob a sombra fresca de uma árvore ou correr inconseqüentemente em seu carrinho desgovernado pela vizinhança.

Calvin & Haroldo é uma obra assim: vai alternando momentos de seriedade e inconseqüência com momentos de simplicidade e ternura. Tudo isso permeado por um sentimento de nostalgia, aliás, é um sentimento constante quando falamos das tiras de Watterson, porque é impossível não se identificar com Calvin, todo mundo passou por essa fase de despreocupação com o futuro, quando acreditávamos que o mundo era nosso, ou melhor, quando acreditávamos que o mundo se moldava à nossa vontade. Talvez por isso as histórias de Calvin façam tanto sucesso entre os adultos.

Aliás, os adultos e essa incapacidade em entender o mundo, são um tema recorrente na obra de Watterson. Os pais de Calvin são exemplos clássicos de uma geração que não sabe como lidar com as crianças criativas e hiperativas dos dias atuais. Calvin deixa os dois literalmente loucos a ponto de questionarem se foi uma decisão acertada terem um filho ao invés de comprar um cão bassê. Uma de minhas tiras preferidas é justamente uma em que a mãe de Calvin – após descobrir uma bagunça homérica feita pelo filho – chega gritando para o pai do menino: “Por culpa SUA não tivemos uma menininha adorável! O SEU cromossomo imbecil!! Não o MEU!!”

A mãe de Calvin é uma mulher moderna, trabalha e está sempre ocupada. É a mais histérica e impaciente do casal. O pai de Calvin é o típico pai de família de classe média, deixa a maior parte da responsabilidade pela educação de Calvin para a mãe e é meio reticente com as peripécias do menino. Na relação com o pai alguns dos melhores momentos são justamente as avaliações que Calvin faz da ‘gestão’ de sua educação, geralmente com resultados insatisfatórios para o pai.

Mas o que fica claro é que o casal ama o filho e apenas reage como qualquer casal real reagiria tendo uma criança com uma imaginação e curiosidade tão grandes como a de Calvin. Uma das explicações para o fato do garoto ter como melhor amigo um vivaz tigre de pelúcia é o fato de que Calvin procura em Haroldo a atenção que não recebe dos pais. Nesse ponto as tiras de Watterson têm um lado triste também, porque mostram, subjetivamente, a solidão do menino. O personagem é muito atual, resultado de um mundo em que os pais estão muito mais ausentes do dia a dia das crianças.

Calvin e Haroldo é um das melhores tiras já criadas, cativando um público diversificado de praticamente todas as faixas etárias, conseguindo sucesso mundial como poucos personagens e aqui temos como comparação grandes ícones dos quadrinhos como Garfield, Peanuts e o viking Hägar. E para quem estava saudoso das histórias da dupla a boa notícia é que desde o ano passado a editora Conrad vem publicando a coleção completa, em quatorze volumes, lançada nos EUA em 2005 em três edições de luxo.

A publicação iniciada com ‘O mundo é mágico’, já está na quarta edição aqui, Yukon-Ho, e pode ser encontrada em qualquer livraria e bancas de revista. Então corra pra banca e garanta o seu, porque Calvin e Haroldo é um item de primeira necessidade para escapar desse mundo de hoje, tirar os sapatos e quem sabe jogar uma partida de Calvinbol.

4 respostas para Calvin e Haroldo – O mundo é realmente mágico

  1. Lukaz disse:

    C&H é uma das melhores tirinhas de todos os tempos. Tem humor refinado, inteligente e contagiante. Sempre que começo a ver, não consigo parar mais.

    Vale também relembrar da tirinha que foi feita por algum fã e é considerada a “última” de C&H. http://www.interney.net/blogs/inagaki/2005/12/14/a_tira_mais_triste_de_todos_os_tempos/

  2. Smaily Prado disse:

    Cara, Calvin e Haroldo são o máximo! Os dois são DEZ! Adoro as ‘tiradas’ do Calvin e sempre complementadas por Haroldo.

    Vê-los em suas reflexões loucas nos faz rir sozinhos! Muito bom MESMO!

  3. Silva disse:

    Quem tirar a saudade lendo os encardenados, só fazer download aqui

    -> http://volcano.net46.net/viewtopic.php?f=1&t=235

    Mais recomendado impossível.

  4. milton disse:

    o texto é muito CHATO ,é muito comprido e sem graça

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: