Números bonitos

Todos os dias, todos os segundos da nossa vida, nós nos deparamos com números. Não importa a fonte, o tamanho, onde nem quando. Eles estão por todo lado. Mas uns são mais especiais para nós, seja porque gostamos do formato, ou por eles terem algum significado obscuro na nossa vida. Alguns são tão especiais que se tornam ESSENCIAIS para algumas pessoas.

Estou falando daquelas constantes chatas as quais todos vimos alguma vez na vida e acabamos tendo que decorar pra alguma prova de matemática, física, química, história (oi? datas importantes!)… Por isso vamos dar uma olhada em alguns números bonitos e úteis (ou nem tanto).

QUÍMICA

-mol: Este eu amo. Demais. Juro. Não é por eu ser química. É que é mágico… Um mol de uma dada substância terá a mesma massa em gramas que um único espécime tem em Daltons (massa de 1/12 átomo de carbono). Por exemplo: um MOL de átomos de hidrogênio pesam 1 grama. Não importa quem, se você juntar 6.02214×1023 iguais, a massa do grupo é numericamente igual à massa do um. Lindo!! Tudo bem que metade das pessoas que eu conheço odeiam estequiometria e isso é mega necessário e usado, mas não deixa de ser bonito.

-constante universal dos gases: Mais uma amiga dos estudantes de química. Esta constante é aquele R que aparece nas equações da Termodinâmica. Vamos lá! Eu sei que você lembra… p.V=n.R.T é amiga de todos nós (de alguns mais do que de outros…). Ela tem muitos valores diferentes, dependendo de que unidades você usa para pressão, volume e temperatura, mas os mais famosos são: 8.314472 (J/K.mol), 0.0820574587 (L.atm/K.mol) e 1.987 (cal/K.mol).

FÍSICA

-constante de Planck: Este número deve ser desconhecido, a não ser que tenha esbarrado em alguma equação de onda [+quântica]. Ele vale isso: 6.626 068 96(33) x 10¯34 J.s, e correlaciona a energia de um fóton com sua freqüência. Como os físicos não têm nada pra fazer, complicaram mais uma coisa e fizeram a constante de Planck reduzida, mas eu pretendi ignorá-la.

-permissividade no vácuo: Elétrica sempre foi a matéria mais chata/difícil/estranha/boba. Estou para conhecer alguém normal que goste disso. Sério. Numa das infinitas equações que temos que decorar, aparece uma letrinha, k, que o professor fala que é a permissividade no vácuo. MAS NÃO É. Acochambramento for the masses, na verdade, a permissividade no vácuo é um número, FEIO: 8,854 187 817…x10¹².

MATEMÁTICA

-pi: Melhor amigo de áreas circulares, 3.14159265358979323846…, é um número conhecido, bom, os primeiros 3 dígitos são… O pi nasceu da falta de televisão. Porque OI? Os babilônios não se preocupariam em calcular uma constante que relaciona o raio com o comprimento da circunferência se tivessem televisão ou videogames. E surtei, confere só o pi no sistema binário: 11.00100100001111110110…

Como não existem matemáticos por aqui (ou existem?), eu paro com os 5 números acima. Eu gosto do número 5, parece uma cobrinha…

Comente este post no Fórum OMG!

3 respostas para Números bonitos

  1. Danilo disse:

    Eu nuinca tive muita afinidade com números, mas pi é do caravalho!

  2. roged disse:

    Constante Universal dos Gases salvou minha vida no Vestibular daqui. FATO.

  3. Monique disse:

    Ei…a Física é a ciência mais bonita de todas….e é claro q existem pessoas normais q gostem de tudo q c relaciona a física…..Eu gosto!!!hehehe

Deixe uma resposta

