Campanha nacional de vacinação contra a rubéola

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek, clicando aqui.

Todo mundo deve estar sabendo que o Brasil está enfrentando um grande desafio. Não, não é o desafio de trazer medalhas olímpicas. Estamos enfrentando um inimigo dentro de nosso próprio país. Um inimigo pequeno, minúsculo, mas que pode fazer grandes estragos. O vírus da rubéola. A doença, causada por um vírus RNA chamado Togavirus, é transmitida pelas gotículas liberadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar ou também por meio de objetos contaminados. A doença é assintomática em 59% dos casos, mas pode causar graves problemas se for adquirida por mulheres durante a gravidez. Doenças cardíacas, surdez e retardo mental podem se desenvolver no feto.

Desde o ano passado o número de ocorrências de pessoas com a doença tem aumentado de maneira preocupante, em 2007 foram quase 2000 pessoas contaminadas, isso só no primeiro semestre. A situação é grave, principalmente quando comparamos com dados de 2005, com apenas 351 casos registrados no país. O aumento é considerável.

Por isso este ano o governo se mobilizou e está realizando desde o dia 09 a campanha de vacinação contra a rubéola. Até o momento já foram vacinados mais de 17 milhões de brasileiros. E como bons nerds com tempo de sobra achamos o site oficial da campanha e não podíamos deixar de lado a iniciativa do Ministério da Saúde que criou o site Brasil livre da rubéola.

No site podem ser encontradas informações sobre a doença, locais de vacinação, plano de ação do governo, um quiz sobre a rubéola e você pode ainda criar um avatar para deixar uma mensagem apoiando a campanha.

A campanha de vacinação vai de 09 de agosto a 12 de setembro, e o público alvo são os brasileiros de 20 a 39 anos – e 12 a 39 anos nos estados MA, MG, RJ, RN. Aí vcs perguntam: “Mas porque focar principalmente entre 20 a 39 anos?” Simples, a vacina contra a rubéola só foi incorporada na lista oficial do governo a partir de 1992, ou seja, todo esse povo aí está desprotegido contra a doença.

E você, já se vacinou?

Ainda não??? Então corre pro posto de saúde e dá um increase HP no seu char, fera!

p.s. post criado com a consultoria da Danee.

5 respostas para Campanha nacional de vacinação contra a rubéola

  1. David disse:

    Mas porque não vacinar quem tem mais de 39 anos?

  2. nanigga disse:

    Bom dia Davi de acordo com o ministério da saúde foram feitos estudos de soroprevalência os quais demonstraram que as pessoas maiores de 40 anos já estão protegidas, pois adoeceram em algum momento de suas vidas. Além disso, os surtos demonstram que as faixas etárias mais acometidas foram entre 12 a 39 anos, sendo a maior incidência de 20 a 29 anos (12,6/100000hab).

  3. natallia disse:

    e pq eu nao sei si meu estado esta vacinando contra esta vacina
    aki em G0 entao keria saber obrigado

  4. yara disse:

    Pk pessoas acima de 39 anos não precisam ser vacinadas contra a rubeola,e se a mulher acima dessa idade quiser engravidar? Não há risco de contrair a doença?

  5. nanigga disse:

    Yara, repetindo a informação aí de cima:

    “de acordo com o ministério da saúde foram feitos estudos de soroprevalência os quais demonstraram que as pessoas maiores de 40 anos já estão protegidas, pois adoeceram em algum momento de suas vidas. Além disso, os surtos demonstram que as faixas etárias mais acometidas foram entre 12 a 39 anos, sendo a maior incidência de 20 a 29 anos (12,6/100000hab).”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: