Girl Talk e a era iPod

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek, clicando aqui.

Greg Gillis pretendia ser um engenheiro biomédico, entretanto acabou por descobrir que, além de fazer isso, poderia agradar muita gente fazendo algo completamente diferente: mashups de músicas! Um mashup resumidamente consiste em juntar vários samples (pedaços) de diferentes músicas já existentes, adicionar um novo vocal e assim criar uma música nova! Caso você ainda esteja se perguntando “O que isso tem de nerd?”, eu respondo: Tudo!

Usando o pseudônimo Girl Talk, seu mais novo disco, “Feed The Animals”, é a prova de que hoje, graças aos avanços da internet e das fontes de arquivos de música (assunto esse alías que já foi discutido em um excelente post do Felipe) as pessoas têm chances de conhecer e apreciar a música de um modo difícil de se imaginar em gerações anteriores. Atualmente, em um ano, uma pessoa consegue facilmente ouvir uma quantidade de músicas maior que outra pessoa ouviria em toda uma década até pouco tempo atrás!

Até meados dos anos 90, quando se ouvia uma música no rádio, as prováveis maneiras de se conseguir ouvir novamente eram: ou fazendo uma gravação do rádio quando tocasse novamente; ou através da compra de um CD/Vinil/Cassete com a música. Isso limitava muito o que as pessoas ouviam, pois, além de depender da agenda das distribuidoras e da programação das rádios, fazia com que o processo de escolha do que comprar para ouvir fosse bem mais criterioso! Afinal, quem gostaria de gastar um bom dinheiro pra comprar um disco e só ouvir uma vez?

Com a distribuição digital – principalmente a ilegal – essa preocupação começou a diminuir cada vez mais, já que o custo para adquirir novas músicas e álbuns foi praticamente reduzido a zero. Isso faz com que você possa praticamente ouvir o artista que quiser, a hora que quiser e no formato que quiser! Essa liberdade faz com que todos tenham acesso ao que apenas grandes entusiastas da música tinham anos atrás, tudo a um clique de distância! Sabe aquele single raríssimo dos Beach Boys de 1974? Muito provavelmente ele atualmente está em algum Torrent ou Rapidshare da vida!

Onde todo esse mundo de informação de fácil alcance vai dar? Ainda é cedo para saber. Mas é fato que trabalhos como o de Girl Talk, que antigamente só poderiam ser feitos por pessoas altamente especializadas, cada vez se tornarão mais fáceis de serem criados! Será o fim da música criativa, já que todos sofrerão influência de todos? Muito pelo contrário, já que ter um diferencial será cada vez mais importante para não se tornar facilmente “esquecível” no mar de músicas que todos tem em seus iPods!

O álbum “Feed The Animals” do Girl Talk pode ser baixado de graça em seu site oficial! O que você está esperando?

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek, clicando aqui.

3 respostas para Girl Talk e a era iPod

  1. nanigga disse:

    Eu sempre digo que esse fenômeno só vem a beneficiar tanto quem ouve quanto quem produz, desde que estes consigam se adaptar a esse novo formato de mídia e atendam as necessidades dos internautas. O caminho não é cercear ou punir quem baixa mas sim elaborar novos meios de disponibilização das músicas.

  2. felipe disse:

    esse álbum é muito bom!

    e, porra, agora vou ter que procurar esse single raro dos beach boys, cara =p

  3. Eu disse:

    Perdi meu tempo baixando essa merda… =///

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: