Esforço por um filho nerd

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek, clicando aqui.

Ainda que você não pense em ter filhos em um futuro próximo, é bem possível que pelo menos alguma vez você tenha parado pra pensar, mesmo que por alto, em nome, sexo e como gostaria que ele fosse, idealmente. Se você já é pai ou mãe, naturalmente já passou por isso ou está passando atualmente.

O fato é que, para grande parte dos geeks e nerds especificamente, a preocupação em relação aos gostos e hábitos dos filhos pendem para alguns pontos interessantes (ou não), como:

Será que ele vai gostar de RPG?
Será que ele vai gostar de ler?
Será que ele vai gostar de boa música?
Será que ele vai gostar de games?
Será que ele vai ser inteligente e estudioso?
Será que ele vai ser NERD?

Eu, por exemplo, gostaria que meu filho ou filha tivesse seu forte lado gamer, como eu tenho. Não parece inteligente limitar ou impor esse gosto, mas vale a pena tentar conquistar a criança com os games apenas apresentando-os a elas. Quem faz a magia e efetivamente conquista é o próprio video game.

E, para isso, valem algumas estratégias. Pese se valeria a pena comprar alguns vídeo games clássicos, como os “remakes” de Master System e NES que até hoje estão no mercado a preços acessível, para fazer a criança sentir o gosto desses consoles antigos, até porque é fácil constatar que muitos dos gamers atuais foram fortemente influenciado pelos consoles com os quais tiveram contato ainda na infância. E nunca são memórias ruins, então vale a pena incentivar enquanto é cedo.

Em relação a livros, vale a pena deixar títulos interessantes sempre disponíveis aos filhos e incentivá-los a ler, ajudando desde o começo, mas sem forçar, o que pode causar uma reação contrária à desejada. Forte apelo à títulos de ficção – que estimulam a criatividade e o gosto pela fantasia – que reforçará a aura nerd daqueles que em games, RPG e leitura não tiram seu pé de mundos fantásticos.

Para gostar de RPG? Apresentar o jogo a ele, jogar com ele, fazê-lo refletir e entender a diversão e os benefícios que o jogo oferece, independentemente de sistemas, mas começando pelos fáceis, com paciência. Preferencialmente fazê-lo migrar para o D&D, o real sistema de macho (se for uma garota vai ter que ser macho também e jogar D&D). É bom também ensinar à criança a arte de interpretar, para que não seja mais um RPGista fanático por combates.

Gosto musical? Incentivo e influência frequentes! Estudo? Acompanhamento, incentivo, influência, propor discussões e reflexões.

Será que ele será nerd? Bem, torço para que, com pais e mães e fazendo a lição de casa em cada um dos pontos de interesse, todos que queiram consigam contribuir para que, além de serem pessoas educadas, de boa moral, ética e preocupação com saúde (quem disse que nerds não podem praticas esportes e comer bem?), nossos filhos sejam nerds de coração!

Se no final das contas, por força maior e vontade própria o filho de qualquer um de nós se tornar um funkeiro e baladeiro quando crescer, não se pode renegá-lo, mas que seria bem mais legal ter um filho parecido com a gente em relação ao gostos e hábitos, ah seria.

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek, clicando aqui.

Anúncios

2 Responses to Esforço por um filho nerd

  1. Larissa disse:

    LMAO, a imagem ficou foda, Shazan. =)

  2. Ai q lindo o seu post…hehehehe. Eu tenho um irmãozinho de 5 anos. Ele ganhou um PS2 da minha mãe, e de aniversário gravei um cd com mais ou menos 900 jogos de SNES. hehehehehehe. Eu e ou minha mãe estamos sempre do lado. Ele já é fã de Super Heróis, joga Banco Imobiliário, e já sabe identificar o Darth Vader, o lado negro, os jedis…a-do-ra Senhor dos Anéis…hehehehehe. Meu outro irmão diz q estou nerdficando ele, e acredito q isso seja bom, pq ele se identifica e gosta disso. Acredito q eu e meu irmão ainda teremos madrugadas inteiras jogando RPG, assistindo sequências, lendo HQs e jogando videogame…isso pq ele não teve contato ainda com a rede…imagina quando ele tiver!

    Bjãooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: