O Clube dos Cafajestes

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek, clicando aqui.

Hoje estreando a coluna semanal de cinema,  vou escrever sobre um filme que particularmente adoro. Não só por ser muito engraçado, mas também por ter sido um pioneiro no gênero. Antes de American Pie, Superbad, antes de O Último Americano Virgem e até mesmo de Porky’s, o ano de 1978 ficaria marcado como tendo o melhor filme sobre universitários desajustados de todos os tempos: O Clube dos Cafajestes (Animal house, 1978).

Dirigido por John Landis e com o John Belushi no elenco (dupla que dois anos depois repetiria a parceria no inesquecível Blues Brothers), o filme conta a história de Larry Kroger e Kent Dorfman, dois novatos ingressando na universidade em 1962. Depois de visitarem diversas fraternidades, incluindo a esnobe, elitista e conservadora Omega House, eles acabam por cair na mal-vista, mal-falada e antro dos piores tipos da universidade (pelo menos na visão da sociedade da época), a Fraternidade Delta. Com um reitor extremamente conservador, a universidade não via com bons olhos as festas da fraternidade Delta, regadas sempre a álcool e rock ‘n roll, e com a ajuda da também conservadora Omega House, decidem acabar com a fraternidade fanfarrona.


Apesar de ser tema batido hoje em dia, filmes com universitários querendo perder a virgindade na época eram novidade. Marcado por cenas memoráveis como a Festa da Toga, o filme faz uma crítica bem-humorada, ainda que ácida, ao extremo conservadorismo da sociedade da época, principalmente quando no final você acaba descobrindo que o filme, além de ser baseado numa história real, também teve vários de seus personagens do núcleo “conservador” envolvidos em diversos escândalos, anos depois.

Abaixo algumas cenas memoráveis do filme, incluindo a famosa Toga Party. TOGA! TOGA! TOGA!

Fica aí a dica pra todos que quiserem assistir uma comédia não só inteligente, mas também uma das melhores performances de John Belushi!

Discuta essa postagem no Fórum Omega Geek, clicando aqui.

Anúncios

One Response to O Clube dos Cafajestes

  1. nanigga disse:

    Eu ainda não vi esse, já estava me preparando pra dizer que vc nem comentou a participação da Molly Ringwald, mas aí me liguei que minha mente distorcida confundiu Clube dos Cafajestes com Clube dos Cinco, por sinal um não tem nada a ver com o outro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: