Sobrevivendo ao Bloqueio da TI – Parte 1

Eu trabalhei anos na área de suporte a usuário, já fui administrador de redes, e no meu emprego anterior era administrador de domínio de uma empresa com aproximadamente 800 funcionários. Cerca de dois anos atrás eu mudei para meu emprego atual, numa “empresa-irmã” da antiga companhia em que trabalhava, em outro cargo. Entre meus privilégios perdidos, deixei de ser administrador. Agora, não poderia nem mesmo instalar um Firefox no meu computador (“sinto muito senhor, esse software não é homologado pela empresa.”), ou atualizar o plugin do Flash sem a permissão da TI.

Mas é como dizem por aí: mente vazia é a oficina do capeta (e eu tenho tido bastante tempo livre). Aos poucos, ao longo desses dois anos, eu venho desenvolvendo minha tática de guerrilha e, surpreendentemente, tenho sido vitorioso nesse combate!

Antes de partir para as dicas, um aviso muito importante: Como ex-administrador, eu já estive do outro lado e sei que muitas das regras nos ambientes corporativos foram feitas não para o bem do funcionário(como dizem), mas sim para o bem e segurança da própria empresa. Algumas empresas são tolerantes com esses “desvios” das normas, outras, não. Não se esqueça: pode ser o seu emprego que está em risco!

Começando pelo básico – Acesso a sites bloqueados pela empresa.

Na maior parte dos casos um simples proxy resolveria o seu problema. Mas o uso de sites de proxy não é muito bem visto pela TI (lembrem-se, os servidores mantém logs de todos os acessos), afinal: pra que um funcionário precisaria usar um site de proxy pra acessar qualquer coisa lícita?

É aí que entra o Google Translator. Além de tradutor, o site pode ser usado de maneira muito simples como um “proxy”. A utilização é simples. Digamos que seja proibido no seu trabalho acessar o site http://www.lancenet.com.br/


Reparem: O idioma de origem não faz a menor diferença, e o idioma de destino deve ser o idioma utilizado pelo próprio site a ser visitado. Clique em translate e seja feliz! Esse método funciona porque você acessa a página bloqueada por dentro da página do Google Translate. Não fica nenhum tipo de log sobre o seu acesso a página bloqueada. Garantido e seguro!

Mas há um porém. Esse método de acesso pode apresentar problemas na visualização de conteúdo multimídia – como no youtube, por exemplo – além do que, se o serviço de TI do seu trabalho for minimamente competente, eles bloquearão a exibição de determinados conteúdos, mesmo em sites liberados. Você pode reparar isso ao acessar sites de notícias permitidos pela empresa, em que os boxes de vídeo estão bloqueados. Aí, não tem jeito…

Sites de Proxy:
Google Translator – http://translate.google.com
Guardster – http://www.guardster.com/
Fine Proxy – http://fineproxy.com/
Proxy.org – http://proxy.org/

Intermediário – Instalando software sem ser administrador/versões portáteis

Com a popularização – bem como o barateamento – dos pendrives, chovem versões “portáteis” de softwares na internet. Já existem sites com listas enormes de versões portáteis pra praticamente qualquer tipo de software que usamos no dia a dia. De substitutos para o Notepad, passando por suítes completas de escritório e até editores de imagem.

A vantagem desses softwares é que eles não precisam necessariamente de um pendrive para serem utilizados. Você pode criar uma pasta no seu desktop (ou em qualquer pasta que você tenha permissão de escrita), descompactar os softwares portáteis, criar os atalhos e utilizá-los, como um software normal instalado no seu micro. Algumas recomendações especiais:

Firefox Portable 3.0: Versão portátil do famoso navegador da Mozilla.
VLC Player Portable: Player que toca qualquer tipo de vídeo, sem a necessidade de instalação de codecs.
Notepad ++ Portable: Substituto do Notepad, com abas e complementos para diversas linguagens de programação.
Peazip Portable: Compressão/Descompressão de arquivos, com suporte a diversos formatos (ACE, RAR, ARJ, ZIP, 7Z, ARC, PEA, QUAD, TAR, UPX, CAB, ISO, LHA e muitos outros!)

Esses e muitos outros softwares portáteis podem ser encontrados para download no site http://portableapps.com/.

E alguns sites com listas/links de softwares portáteis diversos:

Portable Software Wiki: Wiki com mais de 150 softwares portáteis, com links pra download.
The Portable Freeware Colection: O mais antigo site de software portátil. Possui busca interna e é bem organizado.
Softpedia: Lista dos melhores softwares portáteis disponíveis na Softpedia.

Infelizmente, nem todos os softwares estão disponíveis em formato portátil ou, as vezes, é necessário utilizar um software específico para executar determinadas tarefas. Nesse caso, ainda existe mais um recurso que pode ser utilizado.

A maioria dos programas, ao serem instalados no PC, escrevem algumas entradas no registro do Windows e em certas pastas de sistema. Mas nem todos os softwares efetuam essas operações. Alguns programas não necessitam obrigatoriamente de permissão administrativa para serem instalados.

O que acontece é que por padrão, esses softwares tentam se instalar na pasta “Arquivos de Programas” (ou “Program Files”), a qual o usuário não tem permissão de escrita. Para contornar isso, basta mudar o local de instalação, para um local onde você tenha permissão de escrita (como seu desktop, por exemplo).

Entre os softwares famosos que podem ser instalados no micro, mesmo sem ser administrador (somente apontando para uma pasta onde haja permissão de escrita) estão: Google Talk, Winamp, Firefox (versão normal), Free Download Manager, WinRAR e muitos outros. Vale sempre a pena tentar instalar as versões normais antes de partir para uma versão portátil. Elas geralmente são mais rápidas que as versões portáteis.

Comentem suas experiências com as dicas, software portátil e acesso via proxy. Caso haja alguma dúvida/sugestão, poste nos comentários. E fiquem ligados, em breve postarei a segunda parte desse guia com algumas dicas mais avançadas!

Anúncios

24 Responses to Sobrevivendo ao Bloqueio da TI – Parte 1

  1. Fingolfin disse:

    Eu já tentei utilizar a tática do google translator na minha empresa por indicação sua, mas eles são espertos e já bloqueiam até mesmo a página de tradutores de páginas, talvez por este mesmo motivo.

  2. Lukaz disse:

    Tai um problema que eu nunca tive que enfrentar. \o/

  3. nanigga disse:

    Eu já tive problemas com a TI no trabalho por ter instalado software pirata, detalhe que o software que instalei era justamente pra fazer um trabalho da empresa.

  4. Isso é uma coisa legal dessas listas que eu postei: 100% dos softwares ali são freeware!

    Então no caso, pirataria não seria um problema, e sim o fato de você, não sendo administrador da máquina, não poder instalá-los.

  5. nanigga disse:

    Ah é esqueci de dizer, minha empresa não deixa nem mesmo instalar os frewares,
    Só os softwares considerados seguros pelo TI, o que não estiver na lista deles não pode.

  6. Sim, sim… Mas aposto que se você for lá na sala do pessoal de TI o micro deles vai tá cheio dos softwares supostamente “inseguros”! lol

  7. Godoy'z disse:

    Como baixo programas como o Adobe Flash, Macromedia Shockwave, e outros que permita que eu visualize vídeos no you tube sem que o TI da empresa bloqueie ?

  8. Tim disse:

    auahuahau usuarios losers hahahaha. bem feito pra voces, a TI tem nao só que bloquear mas monitorar e tirar o seu acesso tbem, e ainda mandar um email pro seu chefe dando uma bagada!! kkkkk

    • Castor Lobo disse:

      Já aconteceu comigo, me deram um Note mais meu usuário permitia instalar programas. Quando fui fazer um helpdesk do kaspersky que não estava pegando um malware, eles olharam o long e viram autos jogos, kkk, tipo warcraft e cs 1.6. Mandaram um email pra minha colega de sala mais sorte minha q ela era de boa. Enfim nofinal tiraram o acesso a instalar no meu usuário.

  9. LeGALO disse:

    e ces acham que nós, administradores de rede, ficamos a espera de uns “espertalhões” igual vocês para bloquear esses acessos? não só bloqueamos, como monitoramos todos os acessos… cuidado, a TI vai te pegarrrrr…. kkkkkkkkkkk

  10. DW disse:

    @ últimos 2 comentários:

    Sinto muito pelo tamanho do pênis de vocês.

  11. nao consigo abrir videos, mp3, e extençoes wmv.

    veja o que diz toda vez que acesso:

    IWSS Security Event (proxy1.saude.pe.gov.br)
    Access to this URL is currently restricted because of its classification.

    URL: http://playervideo.globo.com/webmedia/player/embed/GMCAbrePlayer?midiaId=1046633&autoStart=false&idEmbed=1&banda=I&escondeTrocaBanda=true&nocache=1243879734461
    Content classification: Streaming Media/MP3

  12. Nao consigo abrir, videos, mp3, e extençoes wmv. veja o que me diz:

    IWSS Security Event (proxy1.saude.pe.gov.br)
    Access to this URL is currently restricted because of its classification.

    URL: http://playervideo.globo.com/webmedia/player/embed/GMCAbrePlayer?midiaId=1046633&autoStart=false&idEmbed=1&banda=I&escondeTrocaBanda=true&nocache=1243879734461
    Content classification: Streaming Media/MP3

  13. todos esses sites que vc, me indicou dar estes erros:

    IWSS Security Event (proxy1.saude.pe.gov.br)
    Access to this URL is currently restricted because of its classification.

    URL: http://www.guardster.com/
    Content classification: Hacking

  14. Chefão disse:

    Mas também é foda né? Você, funcionário público, acessando durante o expediente o Globo Esporte pra ficar vendo Gol de jogo do Náutico… Vai trabalhar vagabundo!

  15. Contra adm disse:

    esse comentario vai pro cara la em cima que diz ser adm de rede tenta bloquear o ultrasurf.

    outra coisa quem usa o ultra a maquina dele não envia log troxao.

    cabeça vazia é oficina do capeta!!! kkkkkk

  16. tim disse:

    tem que bloquear mesmo! usuário foi feito pra ser bloqueado e os admins tem que ter tudo liberado pra fica o dia todo no youtube enquanto os usuarios losers ficam ralando em suas planilhas do excel e tentando acessar o orkut.

    kkk, bando de milks losers

  17. LeGALO disse:

    ultra o que???? aqui o tadinho do ultrasurf, virou marolinha… kkkkkk
    tem que bloquear mesmo os bobão… vai tentando aí kra, e vai mesmo dando as dicas aqui pra nós. kkkkk

  18. Ander the Bruto disse:

    rapaz…
    tentar bloquear o ultrasurf…
    melhor q ele ainda n encontrei, abre tudo!!!
    e olha q os adm aqui da faculdade dizem q são bons…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Carlos Caveira disse:

    kra, relamente nao consigo abrir determinadas páginas de vídeo utilizando o ultrasurf, pois sempre diz q nao foi possível retirar a URL. E agora vcs saberiam me dizer alguma soluçao para poder entrar nesses sites de videos?

  20. Castor Lobo disse:

    Consegui um portable do Psiphon e já faço VPN de boa, antes fazia uma VPN no celular com o Psiphon e a T.I vasculhou meu PC e não achou porque a conecção era via celular, só desconfiaram porque no cel eu colocava usuário e senha do proxy pra fazer a VPN. Ri muuito nesse dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: