Cores, cores e mais cores.

Quem nunca ouviu falar que se deve lavar o rosto com sabonete NEUTRO? Que soda cáustica é uma BASE forte e não se deve brincar com ÁCIDO sulfúrico?

O que esses termos querem dizer, e o que eles têm a ver com cores?

Bom, pra começar, ácidos e bases são compostos que liberam, em meio aquoso, íons H+ e OH-, respectivamente. (isso de acordo com a teoria de um cara chamado Arrhenius, que baste para o que a gente quer hoje)

Alguns compostos mudam de forma dependendo da quantidade desses íons presentes na solução. Assim, mudam a forma com que absorvem e refletem a luz e tcharan! mudam de cor. Esses compostos são usados por químicos para determinar o ponto final de reações, determinar a concentração de uma solução…

O legal é que eu sintetizei fenolftaleína. Comecei de fenol e anidrido ftálico, ambos transparentes e consegui, depois de semanas, a fenolftaleína. Vejam só que divertido:

No vídeo, estou adicionando base ao meio reacional.

Olha que lindo!! No primeiro béquer, tem-se meio ácido, no segundo, levemente básico e no terceiro, mais básico.

A Fenolftaleína não é o único reagente usável para determinar o pH de uma solução… Esse eu fiz no lab da faculdade, mas tem alguns que você pode fazer em casa, apresentar na feira de ciência da sua escola e ganhar moral com o professor de quimica:

*A solução aquosa de chá preto – A sua solução aquosa é avermelhada/ amarelada, adquirindo cor amarelo-pálida em contato com soluções ácidas e, cor acastanhada em contato com soluções básicas.

*A solução aquosa de Beterraba – A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contato com soluções ácidas e, cor roxa em contato com soluçoes básicas.

*A solução aquosa dos Rabanetes – A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contato com soluções ácidas e, cor acastanhada em contato com soluções básicas.

*A solução aquosa da pêra – A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contato com soluções ácidas e, cor verde-seco em contato com soluções básicas.

*A solução aquosa do chá de Repolho roxo- A sua solução aquosa adquire cor verde em contato com soluções ácidas e, cor roxa em contato com soluções básicas.

Divirtam-se!

Anúncios

7 Responses to Cores, cores e mais cores.

  1. nanigga disse:

    Gostei dos post, não ficou chato e ainda aprendi alguma coisa.
    Mari tá tr00 nerd no vídeo com o jaleco branco.

  2. Henzo disse:

    Gostei do sorriso Colgate! hehehehe

  3. Breno disse:

    Legal suco de beterrabata… o0…

    Po ai, nunca achei tão divertido aprender química. Vou até tentar uma dessas soluções em casa…

  4. feanari disse:

    ah Marco, jaleco não é opcional nas aulas de lab, não…. Se vc olhar bem, tem um buraco na lateral do meu… A manga esquerda está toda furada de tanto ácido que eu derrubei e limpei com o jaleco, vezes que eu limpei a mão na barra… xD~

    E Breno, quimica é sim divertida! Outra coisa legal que dá pra fazer em casa é colocar vinagre em bicarbonato de sódio =)

  5. nanigga disse:

    Brincando com ácido?
    Sua mãe sabe disso menina?
    Vou contar tudo pra Dna Pinguina!

  6. feanari disse:

    Ela sabe sim, já que ela lava o jaleco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: