Quer adotar um cãozinho?

Doação

Quem tiver condições e puder adotar um filhote de Weimaraner façam essa caridade, senão os coitadinhos serão sacrificados. Os que não puderem favor encaminhar o e-mail ao maior numero de pessoas possível. São muito lindos!! ( veja anexos ) Mesmo que não queira, favor encaminhar o e-mail!! É doação, paga-se apenas os R$50 da vacina.

Lembro apenas que, se ninguém os quiser, eles serão sacrificados.

Quem não se comoveu com a história triste dos filhotes de Weimaraner? Como ficar insensível aqueles olhinhos azuis suplicantes? Ou melhor, como ficar indiferente a uma doação de cães com pedigree? Muita gente já caiu nesta lenda urbana da Internet, o e-mail dos filhotes sacrificados. Aliás, não é a primeira vez que esse email circula. Na versão original, que rolou principalmente na Europa, os filhotinhos sacrificados seriam da raça Golden Retrivier.

Estes são os famosos boatos de Internet, também conhecidos como hoax. Os hoaxes geralmente são difundidos por e-mails falsos e são parentes próximos das temidas e odiadas correntes. Mas estes têm a vantagem de deixar o destinatário em dúvida sobre a veracidade do e-mail. Na maioria das vezes os hoaxes não apresentam risco para as pessoas que os recebem, geralmente o objetivo desse tipo de boato é a diversão e descobrir a capacidade de alcance de um boato criado. Podemos chamá-los de hoaxes ‘benignos’.

Entretanto alguns hoaxes são criados no intuito de causar danos no computador do destinatário do e-mail. Quem não se lembra do famoso ursinho cinza, que chegou quase a extinção, devido a um boato informando que o mesmo tratava-se de vírus – quando na verdade era apenas um componente cute do Windows – virou até comunidade no Orkut: Salvem o Ursinho do Windows! Alguns hoaxes são enviados com o intuito de conseguir informações pessoais e muitas vezes financeiras do destinatário de e-mail. Outros trazem escondidos em seu conteúdo vírus, cavalos de tróia.

Mas você deve estar se perguntando: E no caso de eu receber um e-mail desses como devo proceder para conferir a veracidade do mesmo? Simples, existem alguns passos básicos que nos levam a identificar um hoax facilmente. Geralmente esse tipo de e-mail possui as seguintes características.

  • fornece orientações ou arquivos anexos para, “proteger” seu computador de um vírus;
  • afirma não ser um boato;
  • apresenta erros na ortografia e/ou gramática;
  • orienta que o email deve ser repassado para uma certa quantidade de pessoas;
  • já foi repassado várias vezes

Existem também alguns sites que buscam acabar com os boatos na Internet, ou pelo menos desmistificá-los. Você poderá conseguir informações sobre boatos nos seguintes endereços:

Estes sites trazem uma relação dos principais boatos vigentes na Internet e são uma ótima fonte de consulta, quando ficar difícil identificar um hoax. Então da próxima vez que um cachorrinho de olhos suplicantes chegar à sua caixa de entrada lembre-se:

10 Responses to Quer adotar um cãozinho?

  1. Isabel disse:

    Muito útil este post =D

    Só que o link do orkut não tá funcionando =P

  2. Breno disse:

    legal… bem util mesmo…mesmo para gente que não curte cachorro 😉 (hauhauahua)…

    Mas esse seu post pode ser um Hoax…..?!?!? 0O… você pode estar criando um mito agora mesmo…

  3. shazan disse:

    There is no spoon

  4. Manu disse:

    Ah… eu sempre caio nessas 😦

    De cãezinhos, cachorrinhos, criancinhas…

  5. nanigga disse:

    Mas vc passa pra frente manuu?
    Eu já recebi aquela da menina perdida umas três vezes, os pais dela devem ser muito distraídos!

  6. Manu disse:

    Ah… já passei sim
    Mas só pra um grupo seleto da minha lista de e-mails: aqueles que tem bom coração.

  7. nanigga disse:

    Eu não passo nada pra frente, nesse ponto sou meio chato.
    Esses dias me mandaram um de assaltos e tals, e fui lá na mesa da pessoa perguntar se ela conhecia a pessoa que mandou o email, se essa pessoa autenticava a veracidade e tals… acho que esse nunca mais me manda esse tipo de email.

  8. Manu disse:

    Tipo.. que meda de voce :S
    Eu já mandei ué.. e já mandei piadinhas, etc… Mas eu costumo ler 1 a cada 50 emails q eu recebo dessas coisas. Eu tenho que estar muito a toa na vida pra abrir um power point

    Minha tia imprimia e guardava todos os ppt que recebia hauhauahuahua Ela achava a coisa-mais-linda-de-viver-nossa-sinhora

  9. nanigga disse:

    Powerpoint é a coisa eu MAIS ODEIO no universo.
    Peguei raiva da época que eu tinha uma conexão discada e usava o Outlook configurado com os meus emails POP.

    Aí as vezes eu tava esperando um email importante e ficava 15, 20 minutos baixando um email PPT. Quando eu abria era tipo um ursinho carinhoso dando tchau, ou Jesus tentando me converter. Peguei tanta raiva que hoje em dia quando recebo arquivo tudo adequadamente na Lixeira sem nem abrir.

    Ou seja, NUNCA, EM HIPÓTESE NENHUMA, ME MANDEM UM PPT.

  10. feanari disse:

    Eu lembro da época que falavam do garoto que morreu comendo mentos com coca cola ¬¬
    Tá, explode, mas vc não . XD

Deixe um comentário

