BitTorrent: Como funciona e como configurar um cliente

Discuta esse post no Fórum Omega Geek

omg-torrents2

Nesse artigo eu vou tentar explicar da forma mais simples possível um pouco sobre BitTorrent.

BitTorrent é um protocolo (um conjunto de regras que dita como fazer alguma coisa) que faz com que você baixe arquivos, permitindo que outras pessoas que também estão baixando o arquivo enviem partes dele pra você e vice versa.

Você pode baixar o arquivo torrent em diversos sites como o Mininova, The Pirate Bay e muitos outros. Esses arquivos contêm as informações necessárias para você fazer o download. O torrent pode “apontar” qualquer número de arquivos.

swarm

O que o BitTorrent faz, é “quebrar” os arquivos em diversos pedaços. Quando um  torrent é criado, só uma pessoa tem ele (óbvio!), e essa pessoa é o seeder (o seeder inicial). Quando outras pessoas baixaram o torrent de algum site e abriram ele nos seus clientes (nesse caso, clientes são os programas que fazem uso do protocolo de BitTorrent), eles se juntaram ao swarm (enxame) desse torrent.

O swarm é o grupo pessoas que já baixaram ou estão baixando os arquivos de um torrent. O seeder vai mandar um pedaço pra alguma pessoa e essa pessoa vai repassar o pedaço pra outra. Isso vai acontecendo até todos no swarm terminarem o download. As pessoas que completaram 100% do download são os seeders, portanto, eles só enviam. Quem ainda não tem 100% é chamado de peer. Os peers baixam e enviam pedaços ao mesmo tempo.

Sempre o pedaço mais raro existente no swarm é o que será enviado antes. Isso ajuda na sobrevivência do torrent, garantindo que todos vão baixar 100% dele, mesmo que ninguém sozinho tenha completado o download.

bt

No caso dessa imagem, os arquivos estão quebrados em 3 pedaços (isso é só um exemplo, na realidade, um torrent tem bem mais pedaços que isso) e mesmo que o único seeder saia do swarm, os demais peers vão conseguir terminar o download. Ali existem duas cópias dos arquivos do torrent.

Ok, agora que eu já sei como funciona, como eu configuro meu cliente de Torrent?

Primeiro você precisa escolher o seu cliente. Existem muitos, mas eu recomendo o µTorrent por ser o mais simples e leve. Ele tem tudo que você precisa.

utorrent-1

1. Faça o download. Ele tem pouco mais de 200kb. Depois de instalado, ele vai te mostrar um “wizard”. Clique em cancelar. Vamos configurar tudo isso a seguir.

2. Na janela do programa, vá até “Preferências”, ou ctrl P. Vá em “Conexão”. Configure como está na imagem a seguir e escolha uma porta entre 49152-65534.

utorrent-2

3. Vá em “Controle de banda”. Marque “Taxa de upload (…)” e “Usar slots adicionais (…)”. Em “Taxa de upload Máx” você vai configurar um limite na sua taxa de upload. Você deve estar se perguntando, “mas se eu limitar meu upload eu não estaria indo contra o princípio do compartilhamento de arquivos?”. A resposta é não. Para fazer download, o seu cliente usa um pouco de upload para negociar os pedaços que você esta baixando/enviando. Se sua taxa de upload não estiver limitada, isso prejudicaria tanto o download quanto o upload. Então use a seguinte fórmula:

80% da sua taxa de upload

Então se o seu upload é de 40 kb/s, você deve configurar o limite para 32 kb/s. Isso também vai ajudar a manter uma navegação suave na web.

utorrent-3

Em “Taxa de Download Máx”, você vai limitar a sua velocidade de download. Isso só deve ser feito se você quiser melhorar a navegação na web. Use a seguinte fórmula:

95% da sua taxa de download

Então se o seu download é de 200 kb/s, você deve configurar o limite para 190 kb/s.

O número máximo de conexões e de peers conectados por torrent varia de conexão pra conexão. 100 é um bom número. Se você não conseguir atingir o máximo do seu download, tente diminuir esse valor. Se for em torrents com um número muito elevado de seeds e peers, tente aumentar para 130 a 150. Lembre-se de que quanto maior esse valor, mais a sua conexão ficará saturada. Você pode tentar também a seguinte fórmula:

Taxa de upload x 1,3

Se a sua taxa de upload é 40 kb/s, então o melhor número seria: 40 x 1,3 = 52.

Em “número máximo de slots para upload por torrent” use a fórmula:

1 + (taxa de upload / 6)

Então se a sua taxa de upload é 30 kb/s, o melhor número seria 1 + (30 / 6) = 6.

4. Em “BitTorrent”, vamos ativar a encriptação de protocolo. Isso é uma medida preventiva para combater o traffic shaping. Configure como está na imagem:

utorrent-4

Alguns provedores de internet identificam que você está usando o protocolo de BitTorrent e para economizar sua banda, eles diminuem a velocidade do seu download e upload. Ativando a encriptação de protocolo, o seu provedor não vai ter como saber se aquilo que você está baixando/upando é BitTorrent ou alguma outra coisa, porque os dados estão criptografados. Nem todos os provedores praticam o traffic shaping. No Brasil o Virtua e a Brasil Telecom ficaram muito conhecidos pelo seu traffic shaping agressivo. Atualmente eu não sei se existe algum provedor que ainda use dessa prática. Nesse link tem uma lista relativamente atualizada (é uma wiki).

5. Em “Fila” será configurado quantos torrents ficarão ativos ao mesmo tempo. Configure como está na imagem:

utorrent-5

Essa configuração varia de acordo com a sua conexão. O melhor é deixar um torrent ativo de cada vez (tanto baixando como upando). Um torrent tem mais chances de atingir sua velocidade máxima de download se ele for o único ativo.

É claro que nem sempre o torrent terá um número bom de seeds e peers, então para atingir o máximo do seu download, outro download pode ser iniciado ao mesmo tempo. Você pode fazer isso alterando as regras aqui, ou dando um “forçar início”, clicando com o botão direito em algum torrent.

Pronto. Você terminou de configurar o seu µTorrent. Agora você só precisa saber como escolher o torrent que vai baixar. Mas isso é muito simples. Quanto mais seeds e peers (de preferência mais seeds), melhor.

2191958990_f25391d785

30 respostas para BitTorrent: Como funciona e como configurar um cliente

  1. Alanie disse:

    Vcs não IMAGINAM o quanto eu apanho de Torrents…=P

    E esse artigo foi uma mão na roda, sério!

    Mto bom, Henzo, parabéns! ;-)

  2. mouro disse:

    já fiz todas estas etapas, mas não consigo sacra nada, não entendo,mas….
    mas a explicação está muito boa.
    parabens

  3. Eduardo cosso disse:

    Poxa, fiz tudo certo, mas só alguns arquivos baixam em alta velocidade, mesmo com todos os calculos, mas valeu por escrever o artigo, ao menos me deu uma ajuda de como configurar esse negócio…hehehe

  4. heitor disse:

    aprendi a mexer com torrent ontem e hoje achei esse artigo que foi otimo pra da uma ajudinha nos downloads!!

    vlw

  5. Carlos disse:

    35% do trafego da internet esta sendo feito por .torrent, isso deve provocar alguma reação do pessoal

  6. paulo disse:

    otimo consegui aumenta minha taxas de download… vlw otimo tutorial ..muito bem explicado

  7. Junior Campos disse disse:

    Otimo tutorial, fiquei 2 horas procurando uma forma de maximizar minha conexão mas so consegui aqui.

    Parabens

  8. Waldinez Duarte disse:

    Valeu cara, quebrei cabeça pra caramba com isso, antes de ler essa pagina, reclamei até com a B.Telecom, Me falaram que o Servidor limitava.
    Pois se eu tenho 1m de velocidade e faço Download a 15 ou 20?

    Valeu mesmo!

  9. cristiano disse:

    velho muito bom esse tópico

    melhorou e muito o desempenho !!!

  10. bruno disse:

    valeu cara deu certinho aumentou a velocidade na hora. valeu mesmo.

  11. Joaribe disse:

    Tenho um 1 mega no Router e estava baixando á 7, 10, mega, estou fazendo Torrent a 52, 45,56.7 etc
    parece bom. Isso graça o tutorial dessa pagina.
    Estou satisfeito.
    posso compartilhar sem ficar lento. Muito mas muito Obrigado. Valeu.

  12. Joaribe disse:

    Há… Estou fazendo upload á 13.6 etc. k bom de mais

  13. Fabio Perez disse:

    bom dia!
    parabéns pelo tutorial.

    Resaltando alguns comentarios e duvidas postados aqui.
    Estou usando Bittorrente 6.1.2, consegui fazer algumas configurações que ajudou bastante na hora de fazer downloads, pois estava com problemas com o firewall do roteados “dlink 500b” que concegui resolver ablitando uma porta no mesmo, e configurando meu ip como estático, para não haver conflito com a conexão.

    Há eu uso uma rede compartilhada de 1 m entre doi PCs, mas isso não deu problemas.

    Sóresaltando!
    Seu tutorial está otimo e melhorou mais ainda esse maravilhoso cliente bitorrent

    Deixo uma dica de configuração do dlink 500b, mas acho que serve para outros modems roter, é so procurar como acessar o medem, no meu caso é:

    user: admin
    senha :admin

    Na aba /advanced setup /nat virtual server setup

    Click em add: custon server
    Digite o nome do programa no meu caso bitorrent,

    Em server ip digite:
    O ip tipo (192.168.1.15) de sua maquina no meu caso uso ip estático pois quando uso ip dinamico o firewall bloquia minha porta.

    External port start digite/ ex:25274
    External port end digite/ ex:25274
    protocol digite / ex: tcp “no meu caso uso tcp/udp”

    internal port start digite/ ex:25274
    internal port end digite/ ex:25274

    Por fim click em salvar!

    A porta que aparece no bitorrent na parte inferior central do aplicativo.

    obs ” não tentei usar as portas sitadas a cima, uso a que o proprio programa sugere

    Obrigado pela ajuda!

  14. DW disse:

    O programa não “sugere” nenhuma porta. Ele simplesmente escolhe alguma aleatoreamente. Não da pra chamar isso de sugestão.

  15. Diego disse:

    esse tutorial matou a pau … antes meu down era de 8 a 12k passou a 90 a 130k … sensacional … vlw

  16. Batera disse:

    valeu a dica , configurei aki e deu certinhu galera.

  17. vozin disse:

    meus parabéns fera tuturial bom mesmo
    meu dowload tava em 100kbps so mudei e dei um click foi pra 400kbps e asim aumentando

  18. Roberto Moura disse:

    Perfeito.
    Simplesmente DOBROU a taxa do meu download e, em alguns momentos, quase triplicou…

    Obrigado pelo post.

  19. Jabba disse:

    Valeu, tava baixando a 15 kb/s, dps q configurei seguindo as instruções subiu pra 450 kb/s =d

  20. Gustavo disse:

    Valeu cara,logo quando baixei o bittorrent eu ñ sabia o que fazer,procurei varias coisas acelerador e etc.Mas quando eu vi esse artigo fiz etapa por etapa,e deu certo. valeu galera,antes eu baixava torrent entre 10 kb,s agora baixo com 61 kb,s.otimo tutorial parabens.

  21. pedro disse:

    rpz, parabens viu!!!
    meu downs nao alcaçavam em 1 kb/s… agora ta chegando a quase 200!!!!!! juro.

    valeu ai. muito obrigado

  22. Julio Linhares disse:

    Como é bom ter alguém que nos mostre “o caminho das pedras” !
    Vlw muito o tutorial.
    Obrigado.

  23. Zerador de Jogos disse:

    eu entendi esse treco de seend peer mas quando o seend dexao upload a uma velocidade muito baixa a menos de 10kb eu vo viver nisso ou tem como aumentar ?

    to baixando need for speed the run 14Gb vo passa o ano todo baixando ^^

  24. Kafifa disse:

    Tais de parabéns cara, ajudou bastante
    Valeu pelas dicas

  25. Matheus disse:

    fui de 600kbps para 5kbps :D

  26. Pacheco disse:

    È inacreditável, de 42K. está a upar a 3.2MB/s.
    Um down de 4,33Gb em 20Minutos ?. Se me tivessem contado não acreditava, mas é a pura realidade ACREDITEM.
    PARABENS AO PESSOAL DO FORÚM

  27. felipe disse:

    muito bom ajudou bastante esse tutorial sou calouro nesse asunto essas informaçoes foram de suma importancia..valw

  28. Whats up! I just wish to give a huge thumbs up for the great info you have here on this
    post. I shall be coming again to your weblog for more soon.

  29. Anônimo disse:

    Hi there! I simply wish to give an enormous thumbs up for the good
    data you have here on this post. I can be coming back to your weblog for more soon.

  30. marcelo disse:

    Deu uma boa melhorada aki Valeu
    Abraço….net de 2mega down ah 300kb :D
    Adoro

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

